A Arena das Dunas foi inaugurada na noite desta quarta-feira (22). O evento contou com as presenças da Governadora Rosalba Ciarlini e da presidenta Dilma Rousseff, que deram o pontapé inicial na “Brazuca”, nome oficial da bola da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O evento contou com a participação de deputados estaduais, federais do Rio Grande do Norte, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, membros da Prefeitura do Natal, o jogador Marinho Chagas, eleito o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974, além dos ex-jogadores e membros do Comitê Organizador Local, Bebeto e Cafu.
Antes da solenidade de inauguração, o grupo prestigiou a exposição Copa RN, no hall de entrada do estádio, cujas obras foram elaboradas por artistas plásticos potiguares ainda no canteiro de obras da Arena das Dunas com o tema do Mundial 2014 em Natal. Ao visualizar o centro do campo do camarote oficial, a presidenta Dilma disse que a Arena das Dunas é “belíssima”. Em seguida, visitou as instalações do equipamento esportivo e fez o desenlace da fita inaugural do estádio.
No centro de campo, Dilma Rousseff recebeu a “Brazuca” das mãos dos operários Antonio Viana da Silva e Ari Nunes e deu, junto com a governadora Rosalba Ciarlini, o pontapé inicial. Também participou da inauguração um grupo de trabalhadores que participou das obras do estádio que duraram 29 meses.
Em entrevista à imprensa, a presidenta Dilma Rousseff elogiou a Arena das Dunas e ressaltou a importância do estádio para o desenvolvimento da economia potiguar e para o turismo do Estado.
Elogio
“Fiquei encantada com a beleza deste estádio, com o fato de que ele saiu 3% a menos do que preço orçado, por ser ambientalmente sustentável e por ter empregado cerca de 4 mil trabalhadores, entre eles, apenados. Esse estádio é tão bonito quanto Natal e vai contribuir também para aumentar o imenso potencial turístico que essa cidade possui. Quero dizer ainda que, além de todo o legado que teremos em termos de mobilidade e de drenagem, também vamos deixar também um estádio como esse, onde podemos, com orgulho, ter convenções, exposições e grandes reuniões e receber brasileiros e turistas estrangeiros”, enfatizou.
Para a Governadora Rosalba Ciarlini, o momento de inauguração da Arena das Dunas marca a realização de um compromisso assumido com o povo potiguar em 2011. “Assumimos o Estado quando o sonho de participar da Copa já estava perdido. Lutamos pela construção da Arena e vê-la pronta, com toda essa beleza, é muito emocionante”.
A paixão do brasileiro pelo futebol e a importância dos jogos que serão sediados em Natal também foram destacados pela Dilma Rousseff. “Esse é o país do futebol. Nós nunca deixamos de ir a nenhuma Copa, sempre tivemos em relação às Copas uma relação muito forte, somos um país apaixonado. Eu tenho certeza que o povo brasileiro vai demonstrar essa paixão com uma imensa capacidade de receber os seus visitantes. Aqui, seleções de oito países vão jogar, sendo dois campeões mundiais. Somos um país que temos muito o que apresentar, não só em termos de desenvolvimento, de distribuição de renda, de melhoria da vida do nosso povo, mas também temos grandes craques. Somos o país do Pelé, do Cafu, do Bebeto e dos novos craques, como o Neymar. Temos dois treinadores campeões, o Felipão e o Parreira, então, tenho certeza que faremos a Copa das Copas”, finalizou.
Após participar de dois anos e dois meses de obra, o servente de pedreiro Ari Nunes foi um dos operários que entregou a “Brazuca” nas mãos da presidenta durante a inauguração realizada hoje. “Esperei muito para estar aqui fazendo parte de um momento como este. Isso para mim não tem dinheiro no mundo que pague. O suor que a gente derramou foi com muito amor e dedicação e hoje eu represento a todos os meus colegas que também colocaram a mão no concreto e na massa para construir essa Arena das Dunas”, disse Ari Nunes.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Nota do Blog – Fora do estádio houve manifestação pacífica de servidores públicos estaduais e federais, além de estudantes.
Mas não faltaram baderneiros infiltrados, que chegaram até a lançar pedras contra carros da comitiva das autoridades.
Enquanto inauguram campos de futebol, emissoras de rádio noticiaram ontem pela manhã que Pau dos Ferros está sem água. ,
A população está se abastecendo através de carros pipa com água trazida de Apodi a um preço absurdamente caro.
Mossoró recebeu 5 milhões de uma só lapada para amenizar os efeitos da estiagem.
Não sei quanto Pau dos ferros recebeu nem o que foi feito com a verba mandada pelo Governo Federal para amenizar os efeitos da estiagem.
Como também não sei se Mossoró, além destes 5 milhões, recebeu mais dinheiro para enfrentar a seca.
O que foi feito em Mossoró com estes CINCO MILHÕES DE REAIS?
Quantos poços profundos foram perfurados, quantas cisternas construídas, quantos dessalinizadores instalados?
O que diabo fazem estes vereadores que não cobram do prefeito uma prestação de contas deste dinheiro?
Certo que o dinheiro foi recebido quando a prefeita cassada ainda era a titular, mas o prefeito provisório tem que saber o que foi feito do dinheiro.
O povo tem todo o direito de saber como, onde e quando este dinheiro foi aplicado.
A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI ESTÁ NA OBRIGAÇÃO DE COBRAR UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA APLICAÇÃO DESTES RECURSOS.
Afinal o repasse foi feito pelo Governo do Estado.
Há tempos eu venho dizendo que 2014 será um ano de seca.
Afirmo isto estribado nas previsões de todos os institutos de meteorologia do Brasil que aponta SECA NO NORDESTE.
A experiência me deixa claro que quando acontece ENCHENTE mo Sudeste é SECA no Nordeste.
O que será de Mossoró no segundo semestre em termos de abastecimento de água não é bom nem pensar. E em outubro teremos eleições…
AINDA EXISTE TEMPO DE SE FAZER ALGUMA COISA PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DESTA TRAGÉDIA ANUNCIADA.
Dinheiro para combate a seca veio.
Mas com a falta de água nas cidades pouco se preocupam.
O importante é inaugurar o circo.
/////
OS MEDÍOCRES CONFUNDEM AUTOSSUFICIÊNCIA COM ONIPOTÊNCIA.
Inácio Augusto de Almeida
Cidadão
Zé Geraldo?
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar.