O Secretário de Estado da Saúde Pública, George Antunes, concedeu entrevista coletiva hoje em Natal, para explicar o decreto de estado de calamidade na saúde pública do Rio Grande do Norte, assinado pelo governador Robinson Faria (PSD) e publicado no Diário oficial desta terça-feira (06).
Com o decreto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) fica autorizada a requisitar e contratar, em caráter emergencial, qualquer serviço e bem disponível para o restabelecimento da normalidade no atendimento dos serviços de saúde. A vigência do documento será de 180 dias a partir da data de publicação.
Dez dias para liberação
A expectativa do secretário estadual de Saúde, George Antunes, é de que a decretação de calamidade pública possibilite o envio pelo Ministério da Saúde de recursos da ordem de R$ 50 milhões que servirão para retirar a Sesap do passivo em que atualmente se encontra. A previsão para a liberação desses recursos é em torno de 10 dias, a partir da decretação do estado de calamidade.
O secretário George Antunes pretende investir os recursos em áreas emergentes como a implantação de 60 novos leitos de UTI (metade em um prazo de 30 dias e a outra metade prevista para o mês de dezembro). Também foca investimentos no abastecimento de medicamentos, material e insumos hospitalares, incremento no programa de cirurgias eletivas para pacientes de 2º tempo (aguardando em casa) e internados nos hospitais; renovação da frota do SAMU e aquisição de equipamentos.
Outra ação que será estimulada com a chegada dos recursos é o aumento do quantitativo de vagas no próximo concurso público que será realizado pela Sesap, como forma de reduzir o déficit de pessoal.
Calamidade significa comprar sem licitação, comprar sem licitação significa compra sem fiscalização, comprar sem fiscalização significa compra superfaturada, compra superfaturada significa desvio de dinheiro, desvio de dinheiro significa ROUBO.
Portanto, a hora de se ”arrumá” é essa.
Por que o GOVERNADOR ñ públicou calamidade pública no pagamento do funcionalismo?
O ESTADO vizinho da PB, já pagou MAIO e já anunciou pagar 50% do décimo no dia 14 de Junho a todos funcionários. O que esperemos desde Governo? nada.
Vejam o que eles dizem que vão fazer com o dinheiro extra que o governo federal vai mandar:
“Também foca investimentos no abastecimento de medicamentos,”
EU DENUNCIEI À OUVIDORIA DO SUS A FALTA DE MEDICAMENTOS EM MOSSORÓ.
Vejam a resposta deles à ouvidoria do SUS e que me foi encaminhada:
“POR OPORTUNO, INFORMAMOS QUE INFORMAMOS QUE NO DIA 1/6/17 A SEGUINTE RESPOSTA FOI FORNECIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MOSSORÓ: “EM RELAÇÃO ÀS DEMANDAS 2221830 E 2221835, INFORMO QUE O MEDICAMENTO LOSARTANA NÃO É DISPENSADO NAS UPAS, MAS SIM NAS UBS; ATUALMENTE, O MEDICAMENTO ESTÁ EM FALTA. ATENCIOSAMENTE, ROSEANNY LIMA COORDENAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ.” O DEPARTAMENTO DE OUVIDORIA-GERAL DO SUS APROVEITA O ENSEJO PARA INFORMAR QUE O SUS OFERECE OUTROS MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO. CONVERSE COM O SEU MÉDICO SOBRE A POSSIBILIDADE DE TROCAR O MEDICAMENTO. COLOCAMO-NOS À DISPOSIÇÃO PARA FUTUROS CONTATOS POR MEIO DO DISQUE SAÚDE – 136 OU ACESSE O “FALE CONOSCO” NO PORTAL DA SAÚDE (WWW.SAUDE.GOV.BR).
Assumem a falta do Losartana, mas sequer falam na falta da INSULINA, BESILATO DE ALODIPINO, METFORMINA e outros. Dão a entender que existem outros medicamentos. E tentam confundir o SUS com esta história de UPA e UBS.
Causa revolta quando mandam FALAR COM O SEU MPEDICO, como se médico fosse fácil de falar com apenas 20 consultas sendo ofertadas por semana na UBS CHICO PORTO, o quem leva velhos e crianças a dormirem na calçada da UBS nas noites de quinta-feira.
FICA PROVADO QUE A MINHA DENÚNCIA É FUNDAMENTADA.
CADÊ O PROMOTOR QUE EM MOSSORÓ PEDE NA TELEVISÃO PARA O POVO DENUNCIAR?
EU ESTOU DENUNCIANDO E COM PROVAS. EU SOU POVO.
Dispensável dizer que abri outra demanda na OUVIDORIA DO SUS.
Um dia o SUS mandará um fiscal verificar o que fazem com o dinheiro dos medicamentos em Mossoró.
Um dia o povo será respeitado!
/////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS DEPOIS DA PASSAGEM DO COMETA HALLEY EM 2061?