O plenário da Câmara Municipal de Mossoró voltou a ser esvaziado. Ontem, a oposição fez protesto contra o governismo e mesa diretora, saindo em plena sessão. Hoje, os governistas bateram em retirada temendo quórum para aprovação de pedido informações sobre a prestação de contas da legislatura passada e do governo Fátima Rosado (DEM), “Fafá”.
O líder do governo municipal – Manoel Bezerra (DEM) – orientou a bancada a não ficar em plenário, quando havia movimentação para que proposta do vereador Tomaz Neto (PDT), sobre as prestações de conta, fosse posta em pauta.
A oposição reagiu contra o esvaziamento, dizendo que a estratégia tirava da própria Câmara de Vereadores uma de suas prerrogativas: fiscalizar a coisa pública, os recursos públicos.
Dez vereadores
Tomaz Neto disse que chegou a solicitar “o apoio deles para a aprovação”.
A sessão foi encerrada antes do horário previsto. Antes de finalizar, ainda foram concedidos 15 minutos para que demais vereadores pudessem retornar ao plenário. Como a convocação não foi atendida, a sessão foi encerrada com a presença de 10 parlamentares, sendo seis oposicionistas e quatro da situação.
Permaneceram na sessão: Lairinho Rosado (PSB), Genivan Vale (PR), Jorio Nogueira (PSD), Tomaz Neto (PDT), Luiz Carlos (PT), Ving-un Neto (PSB), Soldado Jadson (PTdoB), Narcizio Silva (PTN), Alex Moacir (PMDB) e Genilson Alves (PTN). O início da sessão chegou a contar com 18 vereadores presentes.
Nota do Blog – Ontem, usando sua maioria, o governismo impôs aprovação de projetos enviados pela prefeitura, que criaram 226 cargos comissionados.
A oposição retirou-se do plenário, porque cobrava plena apreciação dos projetos e informações básicas, que o governo não respondeu, como o impacto na folha de pagamento dessa enxurrada de cargos.
Enfim, o papel de órgão fiscalizador que a Câmara precisa cumprir, não está sendo levado a termo, porque a maioria do governismo faz blindagem.
O que há a ser escondido?
ATENÇÃO Sra. Prefeita de Mossoró ! Não se faz cultura RASGANDO COMPROMISSO com o segmento cultural da cidade. Profundamente lamentável.
Se todos os cargos comissionados que a Sra Prefeita pretende mantêr na sua administração somarem apenas 226 ela está de parabens; e eu vou repensar minhas cobranças. É claro que eu duvido e desafio ao Secretario de comunicação a provar que eu estou sendo injusto. Se os vereadores da base deixaram o plenário da Câmara para que a corrupção no palácio da Resistência continue engavetada eles estão de parabens. Não desapontou seus desafetos. Se uma investigação poderia revelar que a turma da gente enriqueceu em 8 anos 15.000% (dado Imaginário), e poderia comprometer alguns cargos comissionados por que arriscar. Se o povo de Mossoró teve a oportunidade de varrer a corrupção do palácio da resistência e por medo do novo, Por conivencia ou conveniencia, por falta de cultura política se deixou enganar mais uma vêz agora é tarde e vai ter que pagar a conta, engolir e digerir tudo direitinho, mais dar para sobreviver; nem tudo está perdido. Vamos a luta!
Na administração passada tudo era mistério. O número de cargos Comissionados, portarias toda vêz que era questionado ninguêm sabia; a prefeita nunca revelou nem os secretários tinha autoridade para revelar. Nem o MP foi capaz de abrir a caixa Preta. Na atual gestão parece que a história vai se repetir; o Secretário de Comunicação já foi orientado a não revelar. Disse no Cenário Político que não sabia; alguem acreditou. Talvêz o nosso Secretário nem saiba quanto ganha, percebe-se pela cara de ingênio.
Pergunto: Será que o povo Mossoroense já parou para pensar se não fosse aquela tragédia lá no HRTM com o óbto daquela criança e o oportunismo de alguns nobres, a prefeita teria contratado os tão divulgados 10 leitos de UTI no HWR. Fora este fato o que a prefeita teria para apresentar em 100 dias de gestão, Avanço na saúde, aonde, postos sem médicos e medicamentos; na segurança, que segurança; na mobilidade, aonde está aconcetendo; aqui pra nossas bandas, INOCO, PAPOCO, PLANALTO 13 de MAIO, e ALAMEDA dos CAJUEIROS as ruas parecem tábuas de PIRULITO de tantos buracos; e o nossa UBS continua sem médicos a 50 dias.
Com a aprovação desses 226 cargos comissionados uma coisa me chamou a atenção: a falta de coerência da nova gestão Todos por Mossoró. Alguns concursados para serem nomeados tiveram que entrar na justiça. ACS e Enfermeiros. A Secretária Jaqueline Amaral não falou desse detalhe em entrevista recente, e a Prefeita o que diz, e os nobres Vereadores. Estes estão rindo a toa; se não houver erro na divisão dos cargos, claro.
Entre satisfeito e insatisfeitos o que vai prevalecer é a vontade do povo; que terá a cada pleito terá a oportunidade para refletir o que é melhor para seu futuro.
A bravura da Prefeita Claudia Regina não é pareo para investiga as suas madrinhas políticas Rosalba e Fafá.
Nós não podemos falar em bravura, Cinquentinha.
Quando se tenta organizar um movimento de protesto todos se escondem como se fossem ratos.
Você é testemunha do que eu estou falando.
De pouco adianta ficar postando nas redes sociais.
Estamos apenas fazendo cócegas neles.
Só sentirão algum medo, só acordarão quando ouvirem o povo nas ruas, numa manifestação que saia da Câmara dos Vereadores e termine na Prefeitura.
Mas isto nunca acontecerá.
Nossa gente acomodou-se.
Talvez eu consiga que o uniforme escolar seja distribuído depois que mandar os e-mails para Brasília. Antes disto eles continuarão rindo e dando cuscuz com ovo aos estudantes a título de merenda escolar.
Observe que somente eu cobro a distribuição do uniforme escolar.
Isto numa cidade onde o povo fosse mais politizado os pais das crianças já teriam feito uma manifestação nas ruas cobrando da prefeitura os uniformes.
Mas não vamos desistir.
Continuaremos a lutar pelo direito dos menos favorecidos.
Até porque esta é a nossa vocação.
Que Deus nos proteja.
HOJE, DIA 18 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?
Eu não entendo por qual motivo o Ministério Público não faz na Prefeitura de Mossoró o mesmo que fez na UERN. Coloca os contratos todos para fora, faz um concurso e chama os concursados. Isso é que é o correto. Se fez na UERN qual a diferença de fazer na Prefeitura? Se alguém souber responda. Obrigada!
“O que há a ser escondido?”
Só para exemplificar:
O FUNDEB já deu o prazo para que as contas de 2010 e 2011 sejam prestadas sob pena de suspender o repasse de recursos para Mossoró. Dia 30 de abril. Ou presta conta das verbas recebidas nos anos 2010 e 2011 ou fica sem receber dinheiro para a educação. Isto está no portal do FUNDEB para quem quiser ver.
Leiam:
“Educação básica
Envio de recursos a municípios depende de prestação de contas
Quinta-feira, 11 de abril de 2013 – 17:01
Gestores escolares, prefeitos e secretários municipais e estaduais de educação têm prazo até 30 de abril para prestar contas dos recursos que receberam do governo federal em 2011 e 2012. Os formulários estão disponíveis na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), e deverão ser enviados via internet. Os municípios que não cumprirem o prazo terão suspenso o envio de recursos em 2013 para os programas de alimentação, transporte escolar e dinheiro direto na escola.”
Acessando a lista do FNDE Mossoró aparece entre os municípios em situação IRREGULAR.
Os tempos de se administrar recursos públicos como se privados fossem já se perdeu no tempo. Mas tem muita gente que ainda não se convenceu disto e continua achando que é o dono da “fazenda”, administrando sem dar satisfação a ninguém.
Certamente pensam que estes órgãos de fiscalização do Governo Federal ainda estão funcionando na base do lápis e da ficha de papelão, como antigamente. Agora, gestores desatualizados, tudo é informatizado. O recurso vem e a prestação de contas fica lá pendente. E se mandarem notas fajutas, notas com preços absurdos, estas despesas serão rejeitadas. Se derem cuscuz com ovo de merenda escolar e mandarem notas de queijo, presunto, etc, o bicho pega. Se derem apenas duas blusas como fardamento escolar e mandarem notas de tênis, mochilas, calças, etc, o bicho pega.
Foi-se o tempo que controlando a Câmara dos Vereadores os gestores poderiam fazer o que bem queria com os recursos públicos.
Que Deus nos proteja.
HOJE, DIA 18 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?
E tome na nuca… Do povo!
Os vereadores agiram de má fé para com a população que quer saber como a coisa pública está sendo gerida. Logo eles, que são os fiscais do povo. De lascar uma coisa dessa!
Simples, gastaram o dinheiro de forma impropria p ganhar a eleição !!!
Simples, nas eleições de 2008 a JUSTIÇA fez uma limpeza na câmara de vereadores em Mossoró, passou rodos, vassouras e até colocou veneno contra os ratos. Nas eleições de 2012 o pobre povo conduziu em parte, uma classe de políticos (vereadores) indesejáveis a qualquer cidade que tenha o mínimo de uma população esclarecida. POBRE MOSSORÓ
Um bom negócio é adquirir concessionaria de veiculo.
Acaba de ser noticiado no BOM DIA BRASIL que o ex-prefeito de uma pequena cidade do Maranhão foi preso.
O sujeito comprou até colar de ouro e tirou a Nota Fiscal no nome da prefeitura.
Será que este LADRÃO estava pensando que uma nota desta iria ser aceita pelo TCE na prestação de contas?
Pelos cálculos do TCE ele transferiu mais de 2 milhões de reais da conta da prefeitura de Urbano Santos para a sua própria conta.
Isto é o que se pode chamar de um jumento no sentido estrito da palavra.
Estes desvios aconteceram nos anos 05/08.
Então, se você desviou dinheiro público anos atrás, não pense que o caso está encerrado. A qualquer momento a polícia pode bater na sua porta.
O mais incrível desta história é que a Câmara Municipal de Urbano Santos aprovou estas contas.
Não seria o caso destes vereadores serem também presos?
Vereador tem que pensar bem antes de aprovar contas.
Pode sobrar para ele também.
Ora se pode.
Que Deus nos abençoe.
HOJE, DIA 19 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?
Esta compra de um colar de ouro com a Nota Fiscal no nome da prefeitura é tão absurda que eu vou transcrever a notícia para que não pensem que se trata de uma “pegadinha”.
“Ex-prefeito que comprou colar de ouro de 18k com dinheiro público é preso no Maranhão
Carlos Madeiro
Do UOL, em Maceió
18/04/201311h35
A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na manhã desta quinta-feira (18), o ex-prefeito de Urbano Santos (191 km de São Luís) Aldenir Santana Neves (PDT). As investigações apontaram que Neves teria desviado recursos públicos entre 2005 a 2008.
Segundo o MPE (Ministério Público Estadual), que coordenou a operação, a prisão ocorreu na casa do ex-gestor, em São Luís. Um veículo, documentos e computadores foram apreendidos e serão analisados. Quatro integrantes do MPE, três delegados e 25 agentes de polícia participaram da ação.
O ex-prefeito de Urbano Santos também é acusado de comprar um colar de ouro 18 quilates por R$ 27,8 mil. O objeto foi registrado na prestação de contas do município de 2008, que foi desaprovada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).”
////
Observem que esta ocorrência se refere a prestação de contas do ano de 2008.
2008.
Os desvios de dinheiro se deram nos anos de 2005/2008.
2005/2008.
Quem fez trampolinagens, traquinices ou travessuras anos atrás é bom ficar atento.
O BICHO ESTÁ PEGANDO.
Que Deus nos abençoe.
HOJE, DIA 19 DE ABRIL E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?