quinta-feira - 08/07/2021 - 17:30h
Economia

Indústria do cimento tem 80% de consumo vindos da “autoconstrução”

Com as vendas do 1° semestre mantendo boa performance, a indústria do cimento no Brasil espera para os próximos meses um arrefecimento dos ganhos obtidos até maio, como já apontam os dados de desempenho de junho.

Este quadro se deve, principalmente, em função de uma base de vendas muito fraca no período de janeiro a maio do ano passado. Além disso, o efeito estatístico que favoreceu os percentuais de crescimento da atividade nos primeiros cinco meses deste ano.

Indústria cimenteira enxerga arrefecimento nesse segundo semestre, mas autoconstrução ainda puxando vendas (Foto ilustrativa)

Indústria cimenteira enxerga arrefecimento nesse segundo semestre, mas autoconstrução ainda puxando vendas (Foto ilustrativa)

Em linha com as previsões do Sindicato Nacional da Industria do Cimento (SNIC), o arrasto estatístico passa a partir de junho a impactar negativamente a performance de vendas da commodity. Em junho, comparado com o mesmo mês de 2020, o crescimento foi de 1,7% reduzindo o acumulado para ainda significativos 15,8%.

Autoconstrução

A autoconstrução, reformas (residencial e comercial) ainda em alta e a continuidade de obras do setor imobiliário são as principais razões de demanda do produto. Atualmente, esses vetores de consumo respondem por aproximadamente 80% da destinação do cimento no país e colaboraram com as vendas no mercado interno, que atingiram em junho 5,5 milhões de toneladas.

No acumulado do ano (janeiro a junho) foram vendidas 31,5 milhões de toneladas. Cabe salientar, que o desempenho acumulado até maio de 19,3% passou em junho a 15,8%, uma perda de 3,5% de pontos percentuais, demonstrando uma desaceleração no ritmo de vendas do setor.

Ao se analisar a venda de cimento por dia útil, 236,4 mil toneladas, há uma diminuição de 0,5% sobre maio deste ano e aumento de 1,5% em relação ao mesmo mês de 2020.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Cuidado ao comprar cimento. O consumidor paga o valor do saco com 50 quilos mas quando chega em casa percebe que o mesmo só contém 40.

    Outro golpe bastante praticado é a loja colocar uma faixa ‘CIMENTO EM PROMOÇÃO’. Nesse ‘modus operandi’, o preço cai 1 ou 2 reais enquanto que o peso despenca 10 quilos.
    Enfim, o saco de 40 quilos é o pulo do gato dos comerciantes. Caiu do Céu. Entende?

    EI, ABRA OS OLHOS ANTES QUE OS GERSONS BOTEM VOCÊ NOS BOLSOS.

    Ei, cê sabe que a maioria dos brasileiros é formada por Gersons e Gersas. Num sabe?

    Recado dado.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.