Carlos Santos, bom dia.
Como cidadão e médico desejo sucesso à nova secretária de Saúde de Mossoró, Leodise Maria Dantas Soares Cruz.
Abaixo, apresento-lhe algumas sugestões:
1 – Autonomia de gestão financeira;
2 – Revisão do número de funcionários nas unidades de Saúde. Vai deixar vereador sem dormir;
3 – Solicitar ao Ministério Público um representante para acompanhar licitações e conferência na entrega de produtos e serviços (Mais Rivotril, por favor);
4 – Reunir todos os profissionais da Saúde e ouvir sugestões;
5 – Revisar o Programa Saúde da Família (PSF). A maioria faz que trabalha e a Prefeitura faz que paga (Salário que não compensa para seguir as diretrizes do programa);
6 – Samu com dificuldades (Parceria com grandes empresas do município);
7 – Auditoria permanente nos protocolos de tratamento de câncer. Vai economizar e retirar muita ‘gordura”;
8 – Chamar os que querem fazer um hospital de trauma aqui e fazer parceria urgente. Com a falta de educação no trânsito e o número crescente de motos e carros, é impossível termos um atendimento de qualidade no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Lair Solano – Webleitor e médico
Nota do Blog – Muito salutar sua intervenção, Lair.
É esse tipo e esse nível de participação que enriquece esta página, fortalecendo nosso papel de fórum de debates.
Não basta apenas denunciar e criticar, ou mesmo resmungar. Colaborar, partilhar ideias, oferecer sugestões e debatermos em alto nível criam diferenciais muito positivos à melhoria de nossa sociedade.
“Nosso Blog” é bem diferente por isso. Pela contribuição de vocês, webleitores.
Veja que o dr. Lair deu uma assessoria gratuitamente. É só o prefeito seguir estas orientações, que vai se tornar um político exemplar no RN e em Mossoró não perde nenhuma eleição. É preciso muita coragem para seguir esta orientação, pois, muitos ficarão insatisfeitos.
Caro Lair Solano, sem tirar nem por, faço minhas as palavras do Jornalista Carlos Santos.
Apenas não creio que os interesses da monarquia ROSADUS, seus asseclas e vassalos travestidos de empresários e com manifestos liames com o atual e interino prefeito, sejam efetivamente torpedeados em prol da cidadania mossoroense, sobretudo da grande massa desassistida.
Não esqueçamos que a saúde é uma caixa preta, a qual ninguém ousa tocar no país de Mossoró.
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
Dra. Leodise precisa verificar no folha de pagamento o nome dos servidores lotados em cada unidade e conferir o seu horário de expediente. Tem funcionário lotado na secretaria de saúde que não dá expediente. Se Fco José Jr não resolver isso, nossas esperanças morrem pois a qualquer momento a prefeita cassada vai voltar e aí voltará a ser tudo como antes.
Será possível desandar, voltar a estaca zero de como era antes??? Retroceder,jamais!!
eu resumo todas essas medidas em uma!
1- Ter um prefeito com vergonha na cara.
Parabéns ao cidadão e médico Lair Solano. Excelentes sugestões, que possa ser pelo menos apreciadas pelos nossos gestores.
Conheço a Sra. Leodise,nova secretaria de saúde da PMM, de seu trabalho sério na auditoria das contas hospitalares.Vai ter grandes problemas nessa área, mas com apoio político deverá fazer um bom trabalho.Deve melhorar o HTM que é a porta de entrada de tudo.Desejo que faça um bom trabalho, que é possível .
Seria também interessante que o municipio de Mossoró, buscasse parcerias com o governo do estado ou ministério da saúde para verificar a possibilidade de construção de um Hospital Regional no grande alto de são manoel, apesar de não morar no alto são manoel, eu vejo a dificuldade que a população daquela populosa área da cidade enfrenta em busca de atendimento médico de urgência, haja vista que o bairro só conta com uma UPA, aliás a menor de Mossoró.
Prezados Carlos Santos
Dr Lair Solano
Webleitores
Todas as contribuições para o aprimoramento da gestão em saúde serão sempre bem vindas e certamente serão analisadas e consideradas pela Secretária e seu Conselho Gestor, pois entendemos que são importantes para a tomada de decisões. Agradecer especialmente hoje ao Dr Lair Solano pelas sugestões pois ditas por alguém com experiencia médica e em gestão são muito bem vindas.
Leodise Cruz
Muito obrigado Dr Lair Solano por trazer mais sugestões para somar as que já estão com o Promotor da Saúde desde Junho passado. Agora aqui entre nós, eu o Sr, Carlos Santos e os leitores deste BLOG; nesta cidade de HIPÓCRITAS E CORRUPTOS, quando o cara tem um anel no dedo é logo ouvido e se é médico, mais rápido ainda. Um dos maiores entraves da saúde municipal é uma cambada de médicos que falam uma coisa e faz outra. No PSF está cheio deles que trabalham de 8 a 10 horas por semana e como nesta cidade o povo só vem elegendo prefeitos corruptos, vamos ter que travar uma verdadeira batalha contra estes mafiosos. Agora temos que eleger um prefeito macho. Não será qualquer um que vai ter coragem de enfrenta-los. O MP tem um relatório resumido em mãos; só não age se não quiser.
O prefeito Francisco José Jr. precisa ser mais cauteloso e esperar a decisão do TSE para poder agir com mais credibilidade; está dizendo que vai fazer isto ou aquilo nos passa imaturidade. E se amanhã a prefeita cassada voltar como fica. Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.
Papai noel existe! rsrsrsr fazer o serviço público ser público é também um desafio…hoje, a prefeitura atende mais os correlegionários do prefeito ou da câmara que a população.
Caro Dr. Lair Solano.
Excelentes suas sugestões.
Contudo, quando nos deparamos com a realidade…
Vejamos:
1 – Autonomia de gestão financeira;
Isto em nenhuma prefeitura é concedida a nenhum secretário.
Não só na pasta da saúde, mas em qualquer outro setor da administração.
2 – Revisão do número de funcionários nas unidades de Saúde. Vai deixar vereador sem dormir;
Como fazer isto nas pequenas cidades onde o grande empregador, quando não o único, é a prefeitura?
No caso de Mossoró, não fosse a prefeitura absorver esta quantidade infinita de funcionários a taxa de desemprego seria altíssima.
Isto sem contar o descontentamento que um enxugamento da folha causaria nos apoiadores do prefeito.
Não seria melhor ACABAR COM OS FANTASMAS?
Mas quem tem coragem de mexer com os FANTASMAS?
3 – Solicitar ao Ministério Público um representante para acompanhar licitações e conferência na entrega de produtos e serviços (Mais Rivotril, por favor);
Meu bom e caro Dr. Lair Solano, há quanto tempo eu venho clamando contra a falta de medicamentos de distribuição gratuita em Mossoró? Há quanto tempo eu denuncio remédios comprados com prazo de validade praticamente vencido, os adquiridos na famosa rebaixa?
Algum dia o Doutor. ou alguém nesta cidade tomou conhecimento de alguma providência adotada pelo pelo Ministério Público?
Imagine acompanhar licitações e CONFERÊNCIA na entrega dos produtos…
Será que existe pessoal no Ministério Público, disponível e capacitado, para conferir a entrega de medicamentos e acompanhar licitações?
4 – Reunir todos os profissionais da Saúde e ouvir sugestões;
O Dr. Lair Solano não acha muito reunir todos os funcionários da saúde?
Na minha humilde opinião seria suficiente ouvir Cinquentinha, acompanha os problemas da saúde há anos, e mais um funcionário de cada UBS e UPA, escolhido aleatoriamente e com garantia de preservação da identidade.
Neste item o Doutorr. tem razão numa coisa:
É PRECISO FAZER UM LEVANTAMENTO COMPLETO DA SAÚDE EM MOSSORÓ.
5 – Revisar o Programa Saúde da Família (PSF). A maioria faz que trabalha e a Prefeitura faz que paga (Salário que não compensa para seguir as diretrizes do programa);
Este item o Doutor. conhece muito mais do que qualquer outra pessoa.
Apenas lembro que diariamente neste blog o Cinquentinha faz esta denúncia e ninguém parece se importar com este faz de conta.
Mas que alguma coisa precisa ser feita para acabar com este programa de mentirinha, precisa.
6 – Samu com dificuldades (Parceria com grandes empresas do município);
A ideia é boa. Só que as grandes empresas do município estão asfixiadas pela carga descomunal de impostos. Solicitar destas empresas mais uma contribuição, na verdade um imposto indireto, dificilmente resultará na solução do problema, que por sinal é gravíssimo.
Não seria melhor a prefeitura ao invés de doar dinheiro para times de futebol, gastar com eventos chinfrins, festas, e doações a todos os tipos de associações, destinar maiores recursos para o Samu?
Não será possível conseguir junto aos governos federal e estadual mais recursos para o Samu?
Acho difícil algum empresário fazer qualquer tipo de doação sabendo que quase meio milhão de reais já foram doados a times de futebol, que associação de prefeito sei lá de onde recebe MENSALMENTE doação da Prefeitura Municipal de Mossoró e, principalmente, tendo conhecimento que a Câmara Municipal de Mossoró comprou só de uma lapada quase 100 mil reais de gêneros alimentícios e quase 50 mil reais de material de limpeza.
Fica quase impossível correr a sacolinha junto aos empresários mossoroenses.
Mas não custa tentar.
Como dizia minha saudosa avozinha Tila, quantas saudades, o desengano dos olhos é furar a vista.
7 – Auditoria permanente nos protocolos de tratamento de câncer. Vai economizar e retirar muita ‘gordura”;
Concordo plenamente com o Doutor.
E vou mais além, auditorias deveriam existir em todos os setores da saúde.
8 – Chamar os que querem fazer um hospital de trauma aqui e fazer parceria urgente. Com a falta de educação no trânsito e o número crescente de motos e carros, é impossível termos um atendimento de qualidade no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Aqui bato palmas para o Doutor.
Mossoró há muito precisa de um hospital de trauma.
Se há empresários que querem fazer um hospital especializado nesta área, não entendo porque ainda não houve uma parceria da Prefeitura, e até mesmo do Estado, para tornar viável a construção deste hospital.
Por que não começar com a doação de um terreno para a construção do hospital?
Por que não conceder a este hospital isenção de IPTU e ISSNQ?
Doação de terreno no valor de DEZENAS DE MILHÕES DE REAIS e isenção de impostos só para empresas de terceirização e que sejam de Belo Horizonte, mesma cidade da empresa norteadora do Prefeito?
Quantas centenas de empregos este hospital não iria gerar?
Esta sua sugestão, criação deste hospital, Dr. Lair Solano, não pode cair no vazio.
Tivesse Mossoró vereador de verdade e isto repercutiria na Câmara e na imprensa mossoroense.
Concluo dizendo que o seu comentário foi da maior importância.
ESTE HOSPITAL TEM QUE SER CONSTRUÍDO!
Um abraço e fique com a certeza de que prestou um inestimável serviço a Mossoró.
Que Deus nos abençoe.
/////
NUNCA ESPERE GRATIDÃO DOS HOMENS. ELES SÃO RACIONAIS.
Inácio Augusto de Almeida
Já que o tópico é sobre saúde…
NÃO EXISTE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM MOSSORÓ.
Frutas podres são vendidas nos supermercados abertamente e ninguém toma uma providência.
Carnes nas cantinas dos bairros ficam expostas no balcão sem nenhuma refrigeração e o açougueiro sem usar touca nem luva. Uma total falta de higiene.
Uma esculhambação completa
Há quanto tempo eu venho denunciando o desrespeito à lei que OBRIGA a carne ser moída na presença do freguês.
Qual o supermercado que cumpre esta lei?
Quem respondeu NENHUM, acertou!
E o que acontece com quem compra carne moída nos supermercados de Mossoró?
RECEBE CARNE VELHA E DE PÉSSIMA QUALIDADE JÁ DEVIDAMENTE EMPACOTADA.
Seria bom mandar verificar se colocam colorau para avermelhar a carne.
Quando completar um ano de denúncia do desrespeito a esta lei, carne ser moída na presença do freguês, e esta pouca vergonha continuar, vou colocar uma banca na Praça do PAX e moer carne na presença de todos.
Aí vai aparecer vigilância sanitária, polícia, e o SEI LÁ O QUE a quatro.
Este SEI LÁ O QUE todos vocês sabem o que é.
Quando o consumidor mossorense terá os seus direitos respeitados?
////
AQUELE QUE NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS NÃO MERECE TER DIREITO NENHUM.
Inácio Augusto de Almeida
Acabou de descobrir o Brasil….aff
estou torcendo por todos novos secretários k eles façam um trabalho assim como o prefeito está fazendo.
A nossa secretária esta agradecendo ao Dr. Solano pelas sugestões. O Dr. Solano é médico e tem experiência em gestão. Mais me responda uma pergunta Dr. Solano o Sr. é funcionário público municipal, e se é o Sr. trabalha no PSF, se trabalha qual é a UBS. Por favor me responda. Quem sabe amanhã o Sr. não será o secretário de saúde do município.
1 -Não é por falta de sugestão, crítica, dinheiro, reclamação ou competência administrativa que os serviços públicos vão mal. Já repeti “zilhões” de vezes que “””Nossos representantes””” não foram eleitos pra isso!!! Nem tampouco foram empregados para isso aqueles escolhidos por eles para ocupar cargos de confiança!!!
2- O MP sabe, mais que ninguém, de todas as irregularidades nos órgãos públicos. Repito: MAIS DO QUE NINGUÉM!!!! Sabe mais que a mãe de Pantana. É desnecessário denunciar!!!! Ou seja, encher o saco.
3 – Em relação à Saúde, sugiro: NUNCA deixar pacientes inconscientes sem monitoramento familiar. Câmeras DEVEM ser instaladas nas UTI’s ou em qualquer outro local onde for inviável a presença de um acompanhante familiar. A bem da verdade (e a nível de informação), faço a seguinte advertência: clínico-cirúrgico, advocacia e jornalismo estão entre as dez profissões mais escolhidas por psicopatas – aqueles elementos de muito mau caráter! Isso é o que afirma o psicólogo Kevin Dutton em seu livro: The wisdom of psychopaths: lessons in life from saints, spies and serial killers.
É que, depois que o paciente vem a óbito, qualquer atestado de óbito assinado por esses profissionais desce goela abaixo como suposta causa mortis.
Diga-se de passagem que Diretores Executivos (isso inclui todos os cargos de liderança) encabeçam a lista dos 10. Como esses malfazejos de colarinhos “brancos e azuis” são bem sucedidos, o livro versa sobre o que esses malandros têm a ensinar sobre sucesso, conquistas e prosperidade.
4- Numa sociedade onde tudo é nivelado por baixo e por isso a quantidade excede à qualidade, entendo a publicação de comentários medíocres ad hominen, tão comuns nas cibermídias supostamente sérias que têm até regras para “moderar” comentários.
5- A propósito, a psicopatia pode ser socialmente aceita como foi a hedionda, nefasta, ignominiosa e imperdoável “Santa Inquisição”, o Nazismo e, agora, brigas de animais, vaquejadas, rodeios e as cruéis touradas na civilizadíssima Europa. Ó,
“Bicho não é brinquedo;
Sente dor, fome e medo.”
01:45
Concordo plenamente com o que afirmado pelo Dr. Lair Solano, e esperançoso que um dia o nosso país seja transformado em País sério e essa situação passa a ser geral.
Contudo, como é uma fórmula “simples”, será que o Dr. Lair Solano a aplicou quando foi administrado da cidade de Patu? E porque a saúde de lá nunca teve qualidade?