Do Portal Noar
Morreu na manhã desta quinta-feira (4) o jornalista potiguar Raimundo Ubirajara Macedo, conhecido como Birinha Macedo. Nascido em Macaíba, na Grande Natal, ele tinha 99 anos e estava internado há cerca de três semanas depois de passar por uma cirurgia.
O velório será hoje a partir das 18hs no Morada da Paz da São José. O enterro será amanhã, às 14hs, em Emaús.
Ele foi o quarto jornalista a se sindicalizar no Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (SINDJOR), que confirmou a morte para o Portal No Ar. Birinha militou nas lutas por direitos trabalhistas da categoria durante décadas no estado e foi preso como subversivo pela ditadura militar em 1964. Fundou a Cooperativa dos Jornalistas de Natal (COOJORNAT) e trabalhou em jornais locais como o Diário de Natal.
Escreveu três livros: “E lá fora se falava em liberdade”, em que rememora os dias como prisioneiro politico, e “A Criação do Clambom “, em que relata seu trabalho á frente dos Clube dos Amantes da Boa Música, e “A Saga de Joaquina – do Ateísmo ao Cristianismo”, que relata a trajetória de uma prostituta que deixa o interior do Rio Grande do Norte rumo a Barcelona levada por um capitão europeu.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Ah, Que saudade. Há tempos não nos víamos. Como disse o poeta, a morte não separa ninguém quem separa é a vida. Pois é. A morte me traz Birinha de volta, que a vida me levara. Ajoelho-me diante da sua memória.
UMA GRANDE FIGURA, MEU AMIGO DESDE DOS TEMPOS DE DJALMA MARANHÃO. BIRA FOI FUNCIONÁRIO DO ANTIGO DCT- DEPARTAMENTO DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS, TRABALHOU COM OS MEUS PAIS E ALGUNS IRMÃOS, QUE TAMBÉM ERAM FUNCIONÁRIO DO DCT. EM 1963 EM UMA COMITIVA, VIAJAMOS JUNTOS A CIDADE DE MACAU QUANDO DAS HOMENAGENS QUE AQUELA CIDADE PRESTOU AO DIRETOR GERAL DO DCT AQUI NO ESTADO, DOUTOR LUIZ GONZAGA, NASCIDO EM MACAU. TENHO FOTOS DESSA VIAGEM. FORAM DOIS ÔNIBUS COM AMIGOS DE LUIZ. PARTICIPEI DOS FESTEJOS DOS SEUS 90 ANOS, QUANDO RELEMBRAMOS OS TEMPOS DE DJALMA MARANHÃO E DO DCT. ELE DEIXOU SUAS MEMÓRIAS E ALGUNS ESCRITOS. FICA SÓ SAUDADES E BOAS LEMBRANÇAS.
O meu abraço de conforto à família de Birinha Macedo. Permanece a sua lembrança!
Meu amigo de grandes caminhadas pela política e lutas pela liberdade e pela democracia.