Mossoró poderá viabilizar ainda este ano, um negócio que ensejará investimento preliminar superior a R$ 3 bilhões. São recursos à implantação de uma unidade fotovoltaica (energia solar) com capital multinacional.
A multinacional T&FB Energy tem uma de suas sedes em Amsterdã (Holanda) e enxerga peculiaridades em Mossoró para o investimento numa área de 88 hectares às margens da BR-110 (saída para Upanema).
O negócio começou a ser costurado ainda no ano passado, mas deve avançar nos próximos meses. A possibilidade é que esse núcleo industrial esteja pronto em dois anos, com possibilidade de gerar cerca de 800 empregos nessa fase.
Energia limpa
A T&FB Energy tem capital transnacional, com negócios voltados especialmente para a chamada “energia limpa” (eólica e solar, por exemplo).
Seus componentes societários são oriundos da Índia, China, Coreia, Portugal e Alemanha.
Como desdobramento desse investimento inicial, ainda há possibilidade dessa unidade fomentar a construção de uma indústria de células fotovoltaicas e seguidores fotovoltaicos.
Será?
Que maravilha!!!
Que maravilha!!
Excelente notícia quer pelo investimento na nossa região com oferta de emprego quer pelo aspecto de energia limpa utilizado recursos naturais abundantes em nossa região.
Que esse empreendimento se concretize e que possa devolver um pouco da dignidade de tantos mossoroenses que se encontram fora do mercado de trabalho. Que nossos políticos ao menos essa vez trabalhe pensando no povo e não no interesse individual. Que unam forças em prol do bem comum da população.
As oportunidades existem e nosso potencial é enorme, basta vontade e iniciativa para concretizar os projetos.
Utópico!
Eu realmente espero que tal empreendimento fosse concretizado aqui em Mossoró. Mas, eu acredito que é extremamente difícil de ser iniciado e finalizado. Há aproximadamente 5 anos, eu decidi vir morar em Mossoró por causa do meu trabalho. Por diversas vezes, eu vi propagandas que informavam que a nossa tal amada Mossoró era uma das 50 melhores cidades para se morar, investir etc. Porém, eu me pergunto, como são realizadas tais pesquisas para se chegar a essa conclusão? Mossoró não tem transporte público de qualidade, não segurança pública, não tem saneamento básico na maioria dos bairros. Até mesmo naqueles considerados de classe média. Como exemplo, observem o conjunto Urick Graff em frente ao pólo jurídico da cidade…Esgoto a céu aberto na frente do Tribunal. A saúde é outro problema que deve ser mencionado…Péssima…Portanto, eu digo que se Mossoró é uma das 50 melhores cidades para se viver, como estarão as outras?
Eu desejo que tais empreendimentos possam ser instalados na nossa cidade para que a população seja beneficiada…Pensamento positivo para a chegada de dias melhores em 2016.
NOTA DO BLOG – Pensamento positivo, rapaz.
Conversei com representante da própria empresa no país.
Se não criarem dificuldades, para vender facilidade, é um sonho possível.
Abraços
Caro jornalista Carlos Santos, visando completar vossa informação, passo-lhe que empresa citada já solicitou a Prefeitura de Mossoró, doação de terreno para a implantação do Projeto.
Nota do Blog – Boa tarde, Roberto.
Exatamente.
São 88 hectares.
As conversas avançaram nos últimos dias do ano passado, com reuniões aqui e em Natal.
Abraços
Bela informação. Eu tou ai ja que fui demitido ontem. A Petrobras ta falida na regiao de mossoro.
Agora o BNDES afunda de vez.
alguém sabe mais informares sobre ela /
email? telefone?
Um dia esse sol todo iria cumprir seu ideal. Não seria o momento da sociedade discutir a criação de cursos profissionalizantes e a construção de uma cadeia de valor que firmasse a região como um importante centro de produção de energia solar? O Ceará tem hoje a maior produtora do Brasil. O Chile, os EUA e a Espanha possuem enormes usinas. Mossoró já está atrasada nesta discussão, mas ainda há tempo.
São as multinacionais que ainda desenvolvem o país. Em Goiana-PE, a Jeep construiu uma baita fabrica.
A depender do governo brasileiro e, para salvar o país, vem ai a legalização do jogo do bicho, conhecido como o jogo do azar. Por enquanto, é a unica saída KKKKK
Pense num know how tecnológico e inédito no mundo.
Para as ”cabeças pensantes” (???) do governo, é a gloria e a salvação da lavoura. Sem falar na CPMF, a menina dos olhos da presidente, e em 10, de cada 10 petralha$ consultados sobre a volta do famigerado imposto.
O governo tem outra saída para fazer com o que país pare de caminhar em marcha ré? A reposta é NÃO.
– Seu Raimundo, eu sonhei tirando leite. Bote ai 5 conto na Vaca. Do primeiro o quinto, viu?
Ao menos uma boa notícia nesse vale de lágrimas…
tem que ser um empreendimento muito bem feito e projetado, para não não ocorrer um desastre como a da Cidade de Mariana/MG. Pra quem não sabe, os produtos que são utilizados na fabricação de placas fotovoltaicas são altamente tóxicas. Se não houver um estudo para os despejos desses materiais tóxicos, com certeza vai virar outro desastre, só sendo aqui em Mossoró.
Com certeza é uma pegadinha!!!
Tomara q o prefeito num bote areia!
É bom não esquecer o caso do Porcelenate pra não cair de novo no conto do vigário.
Boa tarde Carlos, eu sempre visito seu blog e nesse momento eu queria tira uma duvida com vc sobre essa fabrica de paineis solares, se e verdade que essa empresa vai mesmo se estalar aqui em nossa cidade mesmo
NOTA DO BLOG – Boa tarde.
Nâo é apenas painéis solares. Vai muito mais além.
Ela está na dependência de legislação da Prefeitura para tratar do assunto e área disponível para adquirir. Eu soube que tem impasse, havendo recuo.
Em face do período eleitoral, nada deve avançar
Abraços
Boa tarde Carlos, mim tire outra duvida em relação a multinacional T&FB Energy, a popula e os sindicato não teria como faz algo para ajuda, pressionando os vereador ou ate com o prefeito para que essa fabrica venha se estala aqui…
e outra coisa sera que ainda tem alguma possibilidade dessa fabrica se estala aqui?
Nota do Blog – Acho que é assunto para o próximo governo.
O atual governo não soube dar andamento à negociação
Abraços