O prefeito Alan Silveira (PMDB) do Apodi assinou hoje o termo de concessão de um imóvel, às margens da lagoa do Apodi, para que o Centro Histórico-Cultural Tapuia Paiacus da Lagoa do Apodi instale o Museu do Índio, intitulado de Luíza Cantofa.
A assinatura aconteceu nesta quinta-feira (22), no Gabinete Civil.
A concessão do imóvel será válida por dez anos e poderá ser prorrogada. O Centro Histórico será responsável pela manutenção do prédio, como por exemplo, higiene, limpeza e vigilância.
O museu abrigará peças líticas raras que, um dia, pertenceram aos primeiros Tapuias. Todas elas foram encontradas e guardadas cuidadosamente por Lúcia Tavares, coordenadora do Centro Histórico-Cultural Tapuia Paiacus da Lagoa do Apodi, ao longo dos dez anos.
Com informações da Prefeitura Municipal do Apodi.
O magnânimo ato reveste-se de admirável identidade cultural do prefeito com a instituição de resgate da história da etnia indígena Tapuias Paiacus nos sertões do vasto município de Apodi. O prefeito só claudicou quando não firmou contrato de parceria para manutenção do imóvel respeitável entidade indígena. A história revela liames intrínsecos com os indígenas do fértil Vale do Jaguaribe. O Museu Luiza Cantofa reveste-se de emblemático perfil por ser o primeiro e único do estado do Rio Grande do Norte.