Um grupo de deputados começa a articular o retorno do foro privilegiado para políticos. Aprovada no Senado durante o governo Temer, a Proposta de Emenda à Constituição dava direito a foro apenas aos presidentes da República, da Câmara, do Senado, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o vice-presidente.
É esta PEC que os deputados querem emendar.Hoje, parlamentares tem direito a foro especial para os casos de crimes cometidos durante o mandato e relacionados a ele. A alteração da PEC, se aprovada, retorna a como era, ampliando as proteções. Eles justificam que é para evitar que juízes de primeira instância, como os da Lava Jato, possam determinar a prisão de deputados e senadores.
O caso dá uma boa mostra da mentalidade que faz parte de boa parcela do mundo político brasileiro. Precisam preservar o escudo, meios à própria proteção e ampliação de privilégios, em detrimento da maioria. É imprescindível manter o status quo, zelar pelo establishment.
Por essas e outras tantas situações, o brasileiro desconfia tanto de remédios milagrosos como a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência. A retirada de privilégios sempre preservará quem já os têm e pretende mais ainda. A panaceia existe, mas para eles – sempre.
No Congresso Nacional, o fim do foro privilegiado que ganhou novo texto há tão pouco tempo, já é objeto de reanálise. Assim ocorrerá com o reforma previdenciária. Ou alguém aí acredita que a turma do andar de cima chegará mesmo à aposentadoria à pão e água?
É bom não esquecermos, por exemplo, dos penduricalhos do STF e carreiras jurídicas abaixo dele. Foi negociado o fim do auxílio-moradia em troca de reajuste de 16,4% para os caríssimos ministros. Ficou subentendido que tudo não passou de um escambo e não de atendimento a uma normal legal e justa.
Auxílios daqui e dali vão continuar. Vantagens devidas ou indevidas não terão freio, em nome do espírito de corpo, jamais por espírito público.
Autopreservação e troca de favores entre poderosos vão seguir em frente. Quem estiver nos andares mais abaixo da pirâmide social e na escala institucional, que se vire. A República (coisa pública) é uma mera figura retórica no país. É, já foi pior. Porém ninguém imagine que isso venha a ficar bem melhor.
O Brasil realmente não é para principiantes, como lembrava o compositor Tom Jobim.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Que estendam o foro privilegiado aos vereadores.
O que será da vida de um vereador de São João dos Poleiros sem foro privilegiado?
Se não entenderem, só me resta desenhar…
Isso mesmo, meu caro. Engana-se quem pensa que algo vai mudar neste país. É só
retórica. Os privilégios continuarão a ser de um pequeno grupo, encastelados nos
três Poderes da República.
Pois é. Todos bons convencedores das suas “ideias”, como já se disse por aqui.
O foro privilegiado é uma licença dada por ‘artoridades’ as ‘artoridades’ para que os mesmos sintam-se à vontade para roubar, matar, continuar em liberdade, recebendo gordo salário, rindo da justiça e peidando ao Deus dará. Fato, fato e fato.
A deputada Flordelis é o exemplo mais recente desse esculhambeichon.
Lembrando que, se o país tupiniquim melhorar, estraga, estraga e estraga.
P.S – O país vibrou com a mais nova prisão dos lalaus Anthony/Rosinha Garotinhos Bandidos. O Botafogo, claro, condenou, pelo fato de jogar no mesmo time.
Bandido unido jamais será vencido.
O foro privilegiado é uma licença grave e uma grande vergonha para o pais, mas não tão grave e vergonhosa o quanto é a ‘licença para matar’ concedida aos bandidos menores de idade.
Repito: Se melhorar estraga.
É a nova política, política essa, não esqueçamos, a grande imprensa dia após dia , como sempre, deu corda e mais corda pra que os ingênuos, ignaros, analfabetos, estúpidos, energúmenos, ventríloquos, serviçais e reacionários à serviço da Casa Grande, engolissem e votassem nos ditos novos Partidos e novas figuras da política , exatamente para aplicar a dita nova receita, aprovar e promulgar isso que aí está, ou seja, à volta à idade media, tanto nos costumes quando na economia…!!!´
Digo mais…Olhe olhe se não nos imporem uma Teocracia Pentescostal nos moldes Burro Narianos, sob a Messiânica figura eleito Presidente da Republica Federativa do Brasil, empunhando na mão direita a Bíblia e na mão esquerda um Fuzil, mais conhecido como de JAIR Messias Asco Naro juntamente com sua mafiosa famiglia, seus diletos Milicianos e maviosos Pastores Picaretas: EDIR MACEDO, SILAS MALAFIA, FELICIANO, VALDOMIRO DANTIAGO…!!!
UM BARAÇO
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.