• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 11/01/2014 - 06:59h
Mossoró

Orçamento da Saúde é aberto para priorizar setor

O orçamento para a saúde em 2014 foi aberto nesta sexta-feira, 10, e estará disponível a partir da próxima segunda feira, 13. O valor total para o ano de 2014 é de R$ 140.666.986,00.

A saúde foi o primeiro setor até o orçamento liberado, isso, devido ao fato de está entre as prioridades da gestão.

De acordo com a Secretária da Saúde, Leodise Cruz, com a abertura antecipada do orçamento a Prefeitura garantiu a realização e manutenção de vários serviços de urgências.

Segundo ela o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), a manutenção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), assistências médica as comunidades rurais, a manutenção do Programa Saúde da Família (PSF), são alguns que estão garantidos.

Leodise acrescentou ainda que “com a abertura do orçamento, outro serviço que está garantido é a continuidade do Projeto Viva Rio Branco, já com mais uma edição marcada para este domingo, 12”, ressalta.

Para o prefeito Francisco José Júnior (PSD), “essa abertura antecipada do orçamento faz parte do compromisso da Prefeitura Municipal de Mossoró com a saúde do município.”

“Nossa gestão está priorizando a saúde e vamos continuar trabalhando a todo vapor para que nos próximos três meses estejamos com o quadro da saúde transformado na nossa cidade, a abertura do orçamento em tempo hábil para que nenhum serviço seja prejudicado é prova disso”, afirma o prefeito.

Com informações da Prefeitura de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. raimundo nonato sobrinho diz:

    Só faltou a secretária dizer que havia a possibilidade de fechar a saúde em 2014, e com muito esforço, quase supremo o prefeito conseguiu manter os serviços. Ora secretária deixe de repetir o que todos nós sabemos. Precisamos avançar, e até o momento eu não vejo nenhuma medida nesse sentido. Passe lá na Alameda dos Cajueiros, mais passe no horário que eu estiver. Se a Dra. tiver autonomia para resolver os problemas eu lhe mostro o caminho. Agora se for para se reunir com uma equipe para maquiar os problemas, não me interessa nem ouvi. Hoje na UBS da Alameda dos Cajueiros tem mais servidores do que usuários diariamente. Pra começar eu lhe afirmo que em 6 anos de funcionamento, tem funcionário que nunca cumpriu com a jornada de trabalho.
    No período de governo da prefeita cassada todo dia tinha reunião na secretaria de saúde e nunca resolveram nada, espero que neste governo atual reúna-se menos e se trabalhe mais.
    Quanto a garantia dos serviços não podemos retroceder; temos que avançar. Por enquanto só conversa, ainda não vi nenhum fato novo. Vamos fazer um trato: Realize primeiro e anuncie depois. Essa de implantar ilusões está ultrapassada.
    Tenho duas sugestões a fazer a sua administração para melhorar a atenção básica, colocar em prática o PSF, e amenizar o sofrimento dos usuários que quando chegam na UBS não encontram os funcionários para atendê-lo, e a espera muita vezes causa transtornos. Se lhe interessar estarei lá, na UBS de segunda a sexta cumprindo minha jornada de trabalho que é de 30 Horas semanais.
    Um detalhe não busco cargo público; já sou funcionário público, busco melhorias para os servidores e para os usuários.

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Notícia boa. Parabéns, Secretária Leodise Cruz.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Leodise acrescentou ainda que “com a abertura do orçamento, outro serviço que está garantido é a continuidade do Projeto Viva Rio Branco, já com mais uma edição marcada para este domingo, 12”, ressalta.”
    DINHEIRO DA SAÚDE INVESTIDO NESTA MUGANGA?
    É por isto que faltam remédios, consultas demoram anos, dentista só com muita sorte para se conseguir um atendimento, toque retal nem sonhar, enfim, uma bagunça completa e a Secretaria de Saúde queimando dinheiro numa palhaçada como esta VIVA a RIO BRANCO.
    E ainda tem o desplante de anunciarem o gasto de verbas da saúde com um evento que só está levando Mossoró para o anedotário nacional.
    Dinheiro para pagar melhor salários aos profissionais da saúde não tem.
    Dinheiro para a compra de remédios não tem.
    DINHEIRO PARA MUGANGA TEM!
    O que dirão os médicos, dentistas, enfermeiras, servidores do PSF ao saberem que o dinheiro da saúde é utilizado em papagaiadas?
    Em qualquer outra cidade do MUNDO isto resultaria numa greve.
    Mas em Mossoró tudo é aceito de forma passiva.
    Chego a pensar quer os mossoroenses perderam o olfato.
    Que perderam a capacidade de se indignar eu tenho certeza.
    /////
    MOSSORÓ PRECISA DE UM HOSPITAL DE TRAUMA.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    DINHEIRO DA SAÚDE PARA MANTER A MUGANGA VIVA a RIO BRANCO EXISTE!
    DUVIDO QUE EXISTA DINHEIRO PARA ATENDER ESTE APELO/SUGESTÃO:
    Dentro de mais alguns poucos dias o ano letivo terá início nas escolas públicas de Mossoró.
    Por que não aproveitar o retorno das crianças para submeter todas elas a exames clínico, oftalmológico e dentário?
    Não existem médicos e dentistas disponíveis?
    Existem!
    Basta que estes exames sejam feitos de forma sumária, apenas anotando numa ficha o nome das crianças que devam ser encaminhadas para a realização de alguma consulta médica, exame oftalmológico ou o necessário tratamento dentário.
    Não será feito neste dia sequer uma obturação.
    Não haverá preocupação de saber que tipo de grau a criança necessita para corrigir a sua deficiência visual.
    Nenhuma medicação será prescrita neste exame sumário.
    O objetivo será apenas constatar quem precisa de cuidados médicos, dentários e oftalmológicos.
    Estes exames simples podem ser realizados no sábado ou domingo que antecede o início das aulas, quando agrupadas por escolas, as crianças serão avaliadas.
    Feita a seleção das crianças, a direção de cada escola se encarregará da marcação da consulta para os alunos que estiverem necessitando de assistência médica e dentária.
    Claro que as crianças terão prioridade no atendimento.
    Para o exame de avaliação a Secretaria da Saúde, num trabalho conjunto com a Secretaria da Educação, poderão convidar para também colaborar médicos que não sejam do quadro funcional da Prefeitura.
    Afinal, existem muitos dentistas e oftalmologistas que são Católicos, Evangélicos e Espíritas, portanto seguidores dos ensinamentos de Jesus Cristo e sensíveis a um apelo deste tipo.
    Fica o apelo/sugestão com a esperança de que não seja desconsiderado.
    Aos que lerem este comentário digo que podem também colaborar.
    Como?
    Escrevendo aqui que apoiam este apelo/sugestão.
    Uma sociedade que não cuida das suas crianças está condenada a desaparecer.
    ////
    TEMPO É UMA QUESTÃO DE PREFERÊNCIA. A GENTE SEMPRE TEM TEMPO PARA AS COISAS QUE GOSTA.
    Inácio Augusto de Almeida

  5. raimundo nonato Sobrinho diz:

    Quanto tempo o nosso prefeito ainda tem para romper com o passado e demonstrar um novo projeto de governo. E a nossa secretária que pelas declarações dar a entender que é mais uma para fazer o jogo dos que pensam que são poderosos. Porque o único poder vem do povo. Na hora que acordar tudo será diferente.
    Agora qual o piso salarial de um médico no município de Mossoró secretária. A senhora sabe que os médicos não cumprem a jornada de trabalho, e nem tem coragem de cobrar porque sabe que o piso é uma merreca. Um piso de estivador. Se estou errado fale alguma coisa. Neste caso eu aceito ser taxado de mentiroso.

  6. raimundo nonato Sobrinho diz:

    Se houver eleição suplementar e tiver algum candidato que não seja denunciado, e nem responda por algum crime eu vou pesar se voto nele. E a senhora Dona Naide. Qual o perfil do seu candidato.

  7. naide maria rosado de souza diz:

    Prezados companheiros do “Nosso Blog”.
    Vamos por partes?
    Primeiro: sr. Inácio, excelente ideia!!! Além de todos os benefícios que ela trará no sentido saúde, e são muitos, vai eclodir no próprio rendimentos escolar. É notório, por exemplo, que a criança míope, ou com problemas na visão, apresente baixo rendimento, muitas vezes confundido com desatenção ou desinteresse. Estou nesse projeto.
    Sr. Raimundo Nonato. A sua pergunta me fez estremecer. Não tenho inclinações políticas, mas sou cidadã e preciso ir às urnas. Então, sr. Nonato, com muita tristeza, confesso a minha desilusão com o quadro político de nosso país. O perfil do meu candidato, tenho. Mas, sr. Nonato, não tenho é o candidato. Doi escrever isso. Doi muito. Acho que este é o desabafo mais sério que faço aqui. Vou até tomar um cafezinho para me revigorar e volto.
    Pronto. Essa minha descrença, evito divulgá-la porquê pode contaminar. Refiro-me ao Rio de Janeiro, onde voto.
    O perfil de meu candidato para todos os cargos do país:
    .Há de ser um homem, ou mulher, íntegros. Sem histórias nubladas em seu passado, ou se existirem que tenham sido sobejamente resolvidas pela justiça, de modo que não paire dúvidas sobre seu caráter(ninguém está livre de ser acusado injustamente).
    . Há de ser firme. Não pode ficar sujeito a imposições dos que lhe elegeram e que não tragam nada para o bem comum. Noutras palavras, não ser obrigado a retribuir com favorecimentos especiais aos que lhe apoiaram na campanha. É mister que se entenda que o eleito tem que retribuir os votos com um trabalho perfeito, com inteligência, determinação. E mais…tem que fiscalizar o trabalho, a execução. É assim que o meu candidato compensaria o meu voto. Veja, sr. Nonato, a importância de nosso voto. A gente leva aquele nome para nos representar. Nele vai a nossa confiança. O voto é quase um pedaço da gente. Por esse motivo, por essa responsabilidade com nós mesmos , não pode ser um voto leviano.
    .Há de ser preparado. Tem que trazer experiência na bagagem, pois se for adquirí-la no poder, serão quatro anos perdidos. E, não se pode perder um dia.
    .Há de saber respeitar o povo. Há de receber o povo, quando requisitado, e não ficar encastelado.
    .Da região que representará, tem que conhecer o solo, o subsolo e o céu, para saber , corretamente, o que pede e oferece seu chão. Conhecimentos de agricultura, agronomia…
    .Há que estar atento à Saúde. Executar, de imediato, todos os projetos relativos à saúde do povo. E FISCALIZAR!
    .Na Educação, prover o Estado ou município com escolas decentes. A merenda escolar ( bandeira do sr. Inácio) precisa dos nutrientes necessários, pois, mais das vezes, é a única refeição do aluno. Nesse ponto, descortina-se o nosso futuro! Aluno bem preparado, corpos docente e discente dignificados!
    .Na Habitação se não tiver conhecimentos específicos que evitem a formação de favelas, da disposição geográfica da cidade, abrangendo o Transporte, tem que pedir auxílio ao papa do assunto.
    . Do tópico acima, entra a necessidade de conhecimento dos Recursos Humanos, para ter um secretariado de porte.
    Então, sr. Nonato, o meu candidato tem que entender até de muriçoca…dengue.
    Como lhe disse, perfil, tenho…falta o candidato ou candidata.
    Quanto a Mossoró, estou atenta às atividades. Coleto informações aqui no “nosso” blog. Aplaudo determinados acontecimentos e, outros não. Quem sabe? pode não surgir o candidato aqui no Rio de Janeiro. Mas, por amor a esta cidade de Mossoró, torço para que minha esperança renasça.
    Os amigos poderão dizer, quanta utopia!
    Na verdade, ouvi falar que existiu um candidato asssim. E, peço ajuda a Olavo Bilac para mostrar que estou acordada.
    ” Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
    Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
    Que para ouvi-las, muita vez desperto
    E abro as janelas, pálido de espanto…

    Respeitosamente,
    Naide Maria Rosado de Souza.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Finalmente alguém apareceu para apoiar A proposta de submeter os alunos da rede municipal de ensino a uma avaliação clínica, dentária e oftalmológica.
      E foi uma pessoa de grande expressão social.
      Pessoa que é sensível aos problemas da nossa gente.
      Eu não entendo como é que nenhum vereador, entre os quais vários professores, aproveita esta ideia e a transforma num projeto de lei, tornando estas avaliações OBRIGATÓRIAS em todo início de ano letivo.
      Será que é porque a proposta foi feita por Inácio Augusto de Almeida?
      Vereador Luiz Carlos, professor e homem temente a Deus, apresente um projeto para transformar esta minha proposta em lei.
      Como o Senhor ficaria feliz em ver um dos seus servos preocupado com os pequeninos a quem ele tanta ama.
      Fico sem compreender como pastores, padres e espíritas, todos seguidores de Cristo, não se sensibilizam com uma proposta como esta.
      Será que só tem Cristo na boca?
      No coração, não?
      De todos apenas a Senhora Naide Maria Rosado de Souza se mostrou tocada e apoiou esta proposta.
      Vai ver ela não passa o dia todo condenando Pilatos…
      Se Mossoró tivesse pelo menos uma vereadora como esta senhora muito coisa mudaria nesta cidade.
      Ela prefeita…
      Sonhar, sonhar é tudo o que ainda me permitem.
      Fico rezando para que mais cristãos apareçam e pressionem o poder público municipal a adotar as medidas propostas.
      Medidas que poderiam ser adotadas, também, pela Governadora Rosalba Ciarlini na rede estadual de ensino.
      Por que é tão difícil fazer o bem?
      ////
      SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR TRANSFORMAR TODOS OS SEUS SONHOS EM REALIDADE, NÃO SE PREOCUPE.
      VOCÊ É UMA PESSOA ABSOLUTAMENTE NORMAL.
      Inácio Augusto de Almeida

  8. naide maria rosado de souza diz:

    Corrigindo, rendimento escolar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.