• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 02/09/2014 - 14:37h
Mossoró

Pesquisa mostra caos do estacionamento e “Zona Azul”

A Federação do Comércio do RN (FECOMÉRCIO) apresentou formalmente hoje, pela manhã, na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO), relatório de pesquisa que visou dois objetivos. Seus desdobramentos podem ser importantes à economia local.

O material foi apresentado por Marcus Guedes e Tiago Chacon, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), órgão da Fecomércio.

A pesquisa realizada entre os dias 12 e 15 de agosto. Ouviu 650 pessoas (consumidores). Procurou saber “as dificuldades e os problemas encontrados pelas pessoas que frequentam o centro da cidade, por falta de estacionamento.

Ao mesmo tempo, aferiu impressões sobre implantação do sistema conhecido como “Zona Azul” (Estacionamento Rotativo Tarifário).

Zona Azul

Algumas das constatações da pesquisa:

– A falta de vagas de estacionamento está no topo da lista dos problemas de trânsito no centro de Mossoró. Segundo foi apurado, 96,2% dos ouvidos afirmam que essa situação causa enorme prejuízo;

– Criação de novas vagas, estacionamento rotativo, aliado a planejamento, organização, sinalização e fiscalização, são os caminhos para melhoria da rotatividade de estacionamento;

– Praticamente todas as ruas do centro da cidade foram citadas para implantação do projeto de Zona Azul;

– A maior parte dos entrevistados estaria disposta a pagar até R$ 2,00 (Dois Reais), por hora, pelo estacionamento rotativo;

– Visando a comodidade, mais da metade dos entrevistados aceitaria a compra via cartão de crédito.

Base técnica

Participaram da reunião o secretário da Mobilidade Urbana de Mossoró, Charlejandro Marcelino Pontes; presidente do Sindivarejo, Michelson Frota; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), Antônio Alexandrino e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), Nilson Brasil, consultor de Turismo Oberi Penha e outras pessoas.

A pesquisa foi um pleito do presidente do Sindivarejo à Fecomércio.

“Mostramos que precisaríamos de suporte técnico-científico para discutirmos questões delicadas para o setor produtivo de Mossoró. A pesquisa é um norte, vai ajudar a gente e o poder público”, justificou Michelson.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Comentários

  1. Carlos diz:

    A prefeitura poderia ter transformado a praça do codó em um grande estacionamento municipal ( edifício garagem), traria benefícios a população e ao comércio, bem como renda aos cofres públicos.

  2. Holanda Neto diz:

    Complicado, falar em estacionamento, no centro de Mossoró, pois, todas vagas existentes, são usadas praticamente pelos donos dos estabelecimentos comerciais e pelos comerciários. Hoje em dia, a maioria dos comerciários tem seu próprio meio de transporte, consequência do péssimo sistema de transporte público que oferece a cidade de Mossoró. Isso faz com que, todo o centro da cidade fique praticamente sem vagas de estacionamento.

Trackbacks

  1. […] vai ser interpelado sobre recente pesquisa (veja AQUI) obtida com apoio do Fecomércio, sobre estacionamento e implantação de estacionamento rotativo […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.