quarta-feira - 03/10/2012 - 12:49h
"Mito"

Pesquisa não induz ao voto, afirma presidente do Ibope

Em entrevista ao jornalista Ilimar Franco, da coluna Panorama Político, do jornal O Globo, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, reduziu a pó a influência do julgamento da Ação Penal 470 no processo eleitoral de 2012. Leia:

Derrubando mitos

O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, diz que as eleições deste ano estão derrubando vários mitos. O principal deles é sobre o peso do mensalão. “O eleitor não está nem aí para o mensalão. Ele quer eleger o melhor síndico para sua cidade”, sentencia. E acrescenta: “O Haddad, o Pelegrino e o Elmano, todos do PT, estão crescendo. O mensalão está ajudando?”

Pesquisa: o fim de um dogma

Os políticos costumam afirmar que as pesquisas induzem o voto do eleitor. Mas, para Montenegro, as eleições deste ano jogam por terra esse surrado axioma.

Cita as eleições de Recife, onde há dois meses Humberto Costa (PT) liderava com 40%, seguido de Mendonça Filho (DEM) na casa dos 20%. Faltando sete dias para o pleito, o que há é uma completa reviravolta política. Geraldo Julio (PSB) tem 40%; Daniel Coelho (PSDB), 25%; Humberto, 15%; e Mendonça, 5%.

O presidente do Ibope conclui: “Isso é uma prova inconteste de que pesquisa não induz o eleitor ao voto. Se ela tivesse essa influência toda, Humberto e Mendonça sairiam e chegariam na frente.”

Nota do Blog – Essas assertivas do diretor do mais conceituado instituto de pesquisa do país, o Ibope, são defendidas há tempos por este Blog. Nenhuma surpresa no enfoque, para quem acompanha o Blog do Carlos Santos com regularidade e equilíbrio.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. Antonio diz:

    Diga isso pra Sandra Rosado e sua corja que eles gastaram dinheiro atoa e vc tambem seu blogueiro kkkkkkkkkkkkk

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Bom dia, TOinho. Tenha calma. Este espaço é para debate, contribuição de ideias e convivência civilizada. Mas se lhe faz bem essas manifestações, pode mandar email diretamente para mim, poupando os demais webleitores desses chiliques. Eu as recebo com serenidade, pois sei que é uma forma de contribuir com sua felicidade. ANote aí o email, Toinho: herzogcarlos@gmail.com. Abração. Do seu blogueiro favorito

  2. Geraldo Fagundes diz:

    Carlos, Bom Dia!

    É verdade que uma empresa de pesquisas – Cipec – fez uma pesquisa com candidatos em Petrolina/PE e tentou usar os mesmos resultados em Mossoró? Como se a pesquisa tivesse sido feita consultando o povo de Mossoró? Segundo estou sabendo, o juiz desconfiou da mutreta e proibiu que a mesma fosse divulgada aqui. Se possível, gostaria que o blogueiro nos informasse quem contratou essa pérola e explicasse melhor o que aconteceu. Grato.

  3. Danilo Ribeiro diz:
  4. CALIBRE .40 diz:

    bom seria se outra pessoas pudessem ver isso, que vergonha. dona claudia.

  5. Everton diz:

    Até domingo, dia 7, Mossoró poderá presenciar muitos acontecimentos bizarros… A funcionário da Prefeitura que falou “É de matar prá lá”, fez uma profecia. Qua Deus proteja nos proteja!

  6. Everton diz:

    Que Deus nos proteja!

  7. Renato de Carvalho diz:

    O exemplo dado da reviravolta nas eleições de Recife foi um caso isolado. Não se vê isso em todo o Brasil.
    Na minha opinião a pesquisa de intenções de voto deveria ser banida do Brasil – porque ela induz o voto, sim.
    O brasileiro não sabe votar porque não acompanha política, não gosta de política, é ignorante e é quem afunda a possibilidade de este país dar certo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.