• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 17/03/2014 - 11:29h
Mobilização

Povo “acerta” viaduto na marra e protesta contra lobby

Moradores do Santa Delmira resolvem agir, diante da omissão de autoridades e força empresarial

O domingo não foi apenas de descanso, bate-papo, futebol ou umas e outras para muitos moradores do Conjunto Santa Delmira em Mossoró. Foi dia de arregaçar as mangas e lutar com as próprias mãos por seus direitos.

Manifestantes fizeram "ajuste" no tráfego usando força física

Mobilização iniciada às 9h30 na Avenida Santa Luzia, principal via desse residencial, desaguou no Viaduto da BR-304, recentemente entregue, na entrada do próprio conjunto. Com população aproximada de 20 mil moradores, o Santa Delmira avisou que não vai aceitar imposição de mudanças em projeto do Complexo Viário da Abolição, onde está inserido o sistema desse viaduto.

Na pista transversal debaixo do viaduto, dezenas de moradores cansados de esperar pelo poder público e acusando este de corroborar com lobby do cartel dos combustíveis, organizaram protesto pacífico – usando carros-de-som – que passou também à rampa do próprio equipamento viário. Não houve baderna ou obstrução de passagem de veículos.

A própria Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local, garantindo a livre manifestação.

O protesto levou os manifestantes a desobstruírem a pista debaixo do viaduto que é a continuidade da Avenida Rio Branco, para acesso ao conjunto. Garantiram, com os próprios músculos, o tráfego de veículos conforme está no projeto original, sem qualquer semáforo.

Trânsito livre

Ontem, durante tarde e noite, o trânsito fluiu normalmente, sem dificuldade, com o “acerto” feito pelos moradores que retiraram as peças de concreto que atrapalhavam o tráfego.

Na prática, provaram que não há necessidade de colocação de semáforos, como está em gestação no setor de transporte da Prefeitura de Mossoró. A mesma “arrumação” é elaborada para os viadutos entre os Abolição I e II e o que também é construído entre Nova Betânia e Universidade Potiguar (UnP).

No último dia 25 de fevereiro, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) acompanhada de familiares, alguns assessores e aliados políticos deu por inaugurado o viaduto no Santa Delmira. A obra do Complexo Viário da Abolição, do Governo Federal, consorciada com contrapartida do Estado, está se arrastando há mais de quatro anos.

Mobilização retirou barricadas de concreto que fechavam pista indevidamente

O viaduto do Santa Delmira, com 520 metros de comprimento por 24 de largura e altura máxima de 6 metros, foi liberado para uso, mas houve obstrução da pista e sistema de retornos embaixo da rampa. Ou seja, na prática, fez-se um “meia-boca”, para que o interesse empresarial-politiqueiro possa ser atendido nas próximas semanas, contrariando as aspirações do contribuinte-povo.

Políticos

O protesto foi marcado principalmente pela omissão de políticos mossoroenses. Parece que suas principais lideranças fizeram um pacto de distância e silêncio, marcando com sua concordância com a violência praticada contra moradores e usuários de transportes, que precisam da obra à plena utilização.

O sistema viário deve priorizar fluidez de tráfego e segurança. Semáforos agem justamente em sentido contrário no complexo viário.

O vereador Luiz Carlos (PT) participou espontaneamente do protesto popular e colocou o seu mandato à disposição dos moradores. Assinalou achar estranha toda a sinuosidade pós-conclusão do viaduto, que coloca em risco a segurança da população e volta a criar gargalo no tráfego.

Os vereadores Alex do Frango (PV) e Nacízio Silva (PTN) foram cobrados ao microfone, questionados do por quê da ausência. Após horas de movimentação, apareceram de forma discreta, prometendo levar o caso para debate na Câmara Municipal. Pareciam deslocados em meio ao próprio povo que deveriam representar.

O deputado federal Betinho Rosado (DEM) dirigia um veículo no viaduto, quando foi reconhecido por manifestantes e cobrado a parar. Evitou. Deu sequência à sua viagem, olhando a mobilização apenas pelo retrovisor.

PAC

Luiz Carlos: Apoio espontâneo

O Complexo Viário da Abolição é uma obra no valor de R$ 72,2 milhões, fruto de um convênio do Governo do Estado com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a construção de cinco viadutos, duplicação da ponte sobre o Rio Mossoró e a duplicação dos 17 km da BR-304 que contornam Mossoró.  Dos três viadutos já concluídos, apenas dois estão liberados para uso.

O viaduto 5 no conjunto Liberdade, apesar de ter sido o primeiro finalizado pela construtora, até hoje ele está interditado por estar situado muito próximo a um retorno na BR-304 na saída para Natal.

O Complexo Viário não possui qualquer trecho iluminado ou passarelas para tráfego humano.

Em vários trechos, populares estão quebrando muretas que separam as pistas, para poderem transitar.

Havia expectativa de que todo o sistema fosse inaugurado até o final deste mês, o que é praticamente impossível.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Reportagem Especial

Comentários

  1. Assis Nascimento diz:

    A população fez valer o seu direito.
    Uma obra que veio para facilitar a vida do cidadão; complicou-a.
    Os moradores do Santa Delmira, nada fizeram mais que, colocar a coisa como foi projetada.
    Em momento algum vi dificuldade dos poucos motoristas que necessitaram fazer o retorno.
    No entanto, a alegria e satisfação dos que faziam o percurso, sobre o viaduto era mais que evidente.
    Fica a lição para os que tem o comando de nossa amada terra.
    Ta mais que na hora, de levantarem o traseiro de suas confortáveis cadeiras e fazer valer a vontade dos que os elegeram.

    • Assis Nascimento diz:

      Quis dizer “sob o viaduto” especialmente os que vinham no sentido: Centro/Santa Delmira.

    • Fred diz:

      Ainda falta as faixas de aceleração que possuem para entrar na BR-304. Não se entra de forma transversal em uma pista que a velocidade é considerada. Você deve acelerar na faixa de aceleração para entrar de forma paralela com uma velocidade considerada. Espero que não aconteça, mas é um ponto para possíveis acidentes graves que podem ocorrer por falta da faixa de aceleração para os veículos que saem do Santa Delmira, Mas também no viaduto da abolição II para o III.

  2. Carlos André diz:

    Estão todos de parabéns, só assim com esse tipo de afronta para que esses políticos vagabundos se darem conta que o povo não é mané!

  3. Rogério Mesquita diz:

    parabéns pela matéria, não vamos nos calar.

  4. Daízio Júnior diz:

    Que político temos aqui para defender o povão????

  5. anatana maria diz:

    Os moradores do Santa Delmira estão de parabéns pela coragem e iniciativa. Enfrentaram um cartel de bandidos, que nos assaltam todos os dias nos combustíveis, além de enfrentarem sobremaneira o bando de político safado que estão acostumados às mordomias de seus seus gabinetes. Não precisaria a população ter feito tanta força, se tivéssemos políticos comprometidos com o interesse do povo. AGORA VEJAM: Participaram de tudo que foi carnaval de rua de Mossoró (carnambuco, carnajuca, troça, sapo da lagoa – imagine Alex Moacir vestido com a camisa do sapo, só polícia sebosa mesmo). Porque não estiveram todos presentes o ano passado???????? – dou um doce pra quem acertar a resposta. Bingo: TEM UMA ELEIÇÃO NO CAMINHO. NO CAMINHO TEM UMA ELEIÇÃO. Criem vergonha. Façam valer os votos que pagam seus luxos. MAIS UMA VEZ PARABÉNS AOS MORADORES. E afirmo: Estarei juntamente com vocês, caso essa corja de safados e mafiosos queiram insistir com essa palhaçada. E ATENÇÃO MORADORES DO ABOLIÇÃO I E II, SIGAM O EXEMPLO DE CIDADANIA DADO PELA POPULAÇÃO DO STA DELMIRA. VAMOS ÀS RUAS! VAMOS PROVAR PRA ESSES ANALFABETOS POLÍTICOS, QUE ELES É QUEM SE ENGANAM, POIS NÓS É QUEM TEMOS O PODER, O DELES DURA 4 ANOS, O NOSSO ATÉ A VELHICE, ASSIM QUEIRAMOS.

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Pena que nas fotos só apareçam os mesmo seis manifestantes.
    Apenas seis apareceram para protestar?
    Aqui no blog aparecem muito mais…
    Na hora do vamos ver mossorense acha que manifestação de rua é coisa para zé povinho.
    Um dia o mossorense descobrirá que aquele que não luta pelos seus direitos não merecer ter direito nenhum.
    Louvo a presença do vereador Luiz Carlos, PT, que com seu físico de Tarzan depois da gripe teve a coragem de mostrar a cara e ficar ao lado e do lado do povo.
    Só espero que o vereador Luiz Carlos não apoie em 4 de maio o que está sendo indiciado em vários artigos do Código Penal em inquérito na Polícia Federal EXATAMENTE por suspeita de envolvimento com o Cartel dos Combustíveis.
    Se assim o fizer, o seu ato de participar desta manisfetação não passou de pura demagogia.
    MOSSORÓ PRECISA DE UM PREFEITO.
    //////
    FALTAM MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO NA UBS CHICO PORTO
    UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM DISTRIBUÍDOS EM MOSSORÓ.
    A MERENDA ESCOLAR É DE BAIXÍSSIMA QUALIDADE.
    ESTA É A ADMINISTRAÇÃO FRANCISCO JOSÉ SILVEIRA JUNIOR.

  7. Edmiro Freitas Costa diz:

    Parabéns aos populares, aos líderes comunitários, enfim aos que encabeçaram o movimento. O resultado é um “cala a boca” para políticos falastrões e “In genheiros” incompetentes.

  8. Flaviano Guedes diz:

    A Policia Rodoviária Federal esta liberando nesse momento (19/03/2014 8:30 )o transito da BR 304 pelas marginais do “Viaduto” que os populares tinham fechado durante o protesto.

Trackbacks

  1. […] AQUI matéria sobre essa questão, em que levantamos argumentos contra os semáforos. Categoria(s): […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.