Depois de várias tratativas e negociações com clientes chineses, melão originário da região de Mossoró teve o primeiro embarque aéreo para a China. O produto chegou ao Aeroporto de Xangai nessa sexta-feira (18).
A previsão, é de que inicialmente as remessas devem acontecer pela via aérea e que depois passem a ser marítima.
Consolidando o mercado, viabiliza-se uma rota marítima com certeza, acreditam integrantes do setor. Cerca de três toneladas e meia de melão pele de sapo, oriunda da região Mossoró (RN), fez parte dessa exportação de estreia, com o selo da empresa Bollo Brasil.
Para Juan Ricart, diretor-geral da Bollo Brasil, é um momento histórico e deve ser comemorado. “Estamos muito felizes. Para nós, o mais gratificante é receber o reconhecimento dos consumidores quando falam da qualidade da nossa fruta. Ser a primeira empresa a exportar melão para a China, é um fato histórico”.
Odisseia
O melão será a primeira fruta cultivada em solo brasileiro a ganhar o mercado chinês.
Importante ser assinalado que essa operação não nasceu do dia para a noite. Há anos que o empresariado do setor trabalha produção, tecnologia de conservação, saúde fitossanitária e negocia com o mercado chinês.
Há poucas semanas, em entrevista ao projeto jornalístico experimental Carlos Santos – AOS VIVOS!, o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX) e dirigente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Luiz Roberto Maldonado Barcelos, resumiu a odisseia de se exportar melão para a China.
Se fosse depender da mão e da ação do poder público não passaria do Mercado da Cobal.
Saiba mais detalhes sobre essa exportação clicando AQUI.
* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube ( AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Uma notícia maravilhosa! Que cheguemos à China porque temos qualidade! Salve!
A live com o Barcelos foi sensacional!
Governo Bolsonaro, pelas “mãos” da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Ponto.
“Ação” do governo do Presidente Bolsonaro, pelas “mãos” da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina.