O primeiro lote de vacina contra a Covid-19 – a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan junto à Sinovac – chegou ao Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira (19). O esperado voo com as doses do imunizante desembarcou no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta de 1h. Do aeroporto, as 82.440 doses foram transportadas para a Central de armazenamento e distribuição instalada na Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos), em Natal.
Este primeiro lote vai atender 39.258 potiguares com duas doses da vacina, aplicadas entre um intervalo de 28 dias, priorizando os grupos prioritários: trabalhadores de saúde e pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas).
Distribuição
Nas próximas horas, a Sesap vai separar os lotes que serão enviados à s seis centrais de distribuição instaladas nas Regionais de Saúde nos municÃpios de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu e João Câmara, além de Natal e cinco municÃpios da Região Metropolitana – Parnamirim, MacaÃba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim. O tempo de espera entre a chegada das vacinas à Unicat e sua saÃda para distribuição é estimado em 3 horas. A estas centrais, os secretários municipais de saúde devem enviar as equipes de saúde para receber os lotes de cada municÃpio. Estão previstas mais de 12 mil doses para a Natal, já a quantidade de doses a serem encaminhadas aos demais municÃpios não será divulgada de forma antecipada por motivos de segurança.
A expectativa é de que todas as doses de vacinas recebidas pelo Estado sejam distribuÃdas em até 12 horas para os locais de imunização e que a primeira vacina seja aplicada em até 72 horas.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalÃstico.
Faça um Comentário