• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 10/01/2014 - 16:34h
Mossoró

Serviço de ortopedia é assegurado no Tarcísio Maia

Nesta sexta-feira (10), representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), médicos, gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró e do Ministério Público se reuniram no auditório do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), o maior hospital de urgência e emergência da região Oeste do Rio Grande do Norte, para discutir soluções para o fechamento das escalas de ortopedia da unidade.

Na ocasião, foi confirmada a manutenção dos serviços.

Na reunião, a Sesap, tendo como base o princípio da isonomia, anunciou que fará a equiparação dos plantões de ortopedia do Tarcísio Maia ao valor pago aos profissionais do Deoclécio Marques, em Parnamirim, tal como reivindicado pelos médicos.

Para tanto, o ente contratante deixará de ser o município, tornando-se o Estado, que fará diretamente os repasses às cooperativas. Até marco, os serviços permanecem contratualizados com o município.

A Secretaria publicará um edital para contratação das cooperativas e, a partir de abril, assumirá a gestão de forma direta. Outra questão discutida na reunião diz respeito à grande demanda de pacientes apresentando casos de baixa e média complexidade oriundos de diversos municípios da região, sobrecarregando o HRTM, cuja responsabilidade consiste no atendimento em traumatologia de alta complexidade.

Assim, a Sesap reforçou a importância do município cumprir seu papel na prestação dos serviços de baixa e média complexidade e, reconhecendo as dificuldades deste, destacou que já solicitou ao Ministério da Saúde um repasse de R$ 1,2 milhão ao ano para quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do RN, situadas em Mossoró, Natal, Parnamirim e Macaíba.

Para a abertura da terceira UPA de Mossoró – a unidade de Belo Horizonte –, o município receberá o incentivo de R$ 250 mil reais por mês.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Felizmente os Serviços foram mantidos. O fechamento seria uma tragédia, sem nenhum exagero. A isonomia no pagamento dos médicos é medida de justiça e merecimento. O recebimento de incentivo à UPA de Belo Horizonte pode vir a ser o começo real da Unidade e seu prosseguimento. O reforço para outras Unidades atenderem aos casos de média e baixa complexidade foi, também, de extremo acerto! Boa sorte, Mossoró.
    Carlos, foi difícil o acesso. Valeu por esta notícia!

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Ainda analisando a notícia acima posso, por três vezes, ressaltar a participação do Governo do Estado. Não se trata de paternalismo haja vista as necessidades do município. É preciso que se reconheça como o governo estadual interveio. E vale, ainda, citar outras importantes atuações do Governo Rosalba Ciarlini pois é muito mais fácil a crítica do que o elogio.
    Sinto-me à vontade para escrever porquê o faço espontaneamente, sem esperar recompensa ou elogios e nenhum cargo me seduz a não ser os que já exerço : uma sempre avó e, vez por outra, advogada. Pois bem, o governo estadual dotou quinze cidades polo do RN com Escolas Técnicas Profissionais, inclusive Mossoró. A importância de Escolas Técnicas Profissionais é tal porquê capacita o cidadão, a exercer cargos de expressão, importância, ainda jovem,e, quase sempre, arrimo de família. É facultar a profissão digna.
    O Contorno de Mossoró e os cinco Viadutos…No entorno da cidade foram removidos e substituídos os canos velhos e desgastados, promovendo melhor distribuição de água no perímetro urbano. A CAERN está entre as mil maiores empresas do país…o IDH do Rio Grande do Norte é o maior do nordeste.
    Chegando a Barragem de Sta.Cruz do Apodi, garantindo uma ampla irrigação e abastecimento d’água a 108 000 pessoas, 27 cidades do Alto-Oeste potiguar, 4 em sua bacia, tais como: Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas e Gov. Dix-sept Rosado. É água muita!!! as outras 23 cidades, beneficiadas pela Adutora do Alto Oeste. Água muita!
    Embora a SEGURANÇA seja ainda assunto assustador, como em todo o Brasil, O RN é o Estado com maior número de policiais “per capita” do nordeste. E o 12°do Brasil no valor dos proventos de suas polícias.
    Enfim, o que quero dizer é que não temos um governo inerte. Penso que Rosalba ainda tem a falar…e o que ela vai falar, está chegando. Ela fez, para depois falar…E há muito, muito mais…

  3. raimundo nonato sobrinho diz:

    Dona Naide; porque tudo que se assegura é novidade; como se não fosse um dever de quem estar no governo promover, e um direito do cidadão que paga seus impostos. Um governo nem sempre é marcado pelo que fez. Mais pelo que deixou de fazer.

  4. lair solano vale diz:

    A secretaria de saúde do estado precisa convocar o MP, os conselhos municipais de saúde e os PREFEITOS, para resolver os problemas da baixa complexidade no atendimento médico. Em Patu desde 1989 o hospital municipal funciona 24 horas, mas não é o que acontece em todo médio oeste. Outro aspecto, se as prefeituras se unissem em um consórcio para resolver o atendimento as gestantes, não precisaria mandar para MOSSORÓ suas parturientes. O que falta ? Vontade política. Dinheiro não tem sobrando mais os principais motivos das dificuldades na saúde são: DESVIOS ( pagar 1000 frascos de determinado remédio e só receber a metade, o restante vai servir para pagar as contas de campanha e etc e tal) – treinamento das equipes de saúde – GERENCIAMENTO, ser capa e não roubar e não deixar roubar .

  5. manoel fernandes diz:

    Caro Carlos.

    Infelizmente cabe a PMM um entendimento junto a SESAP e SECRETARIA SAUDE DO MUNICIPIO. Para através de repasse assegurar a complementaçāo de valores de plantāo, Para que Estes nāo sejam interrompidos no dial 15.

    Ainda nāo há definiçao de que a escala sera mantida.

    Esperamos que ate terça feira a situaçao Seja resolvida. E, a populaçāo nāo sofra.

  6. naide maria rosado de souza diz:

    Sr. Raimundo Nonato, boa noite.
    Sim, é dever do Estado promover.
    Sim, é direito do cidadão que paga impostos usufruir dos serviços prestados pelo Estado.
    Entretanto, se partirmos da premissa de que ” um governo nem sempre é marcado pelo que fez, mas pelo que deixou de fazer”, como procederíamos?
    Primeiro, o governo está em curso. Desse modo, faz-se julgamento antecipado haja vista que muito ainda poderá ser feito, principalmente com a chegada de recursos federais. Há um pessimismo predominante que tenta, inutilmente, desanimar a governadora. Assim como ela dirigiu com força e determinação o município de Mossoró, assim me parece fazer no comando do Estado. Não é uma mulher sem iniciativas. Quando sua gestão terminar, aquilo que na premissa aparecia como deixou de ser executado, vai ser visto.
    Segundo, se o que foi feito não tem representatividade, não marca a administração, como é visto? Obras inúteis, sem proveitos? Podem ser sepultadas? Claro que não.
    Ali , no meu humilde texto, mencionei apenas alguns dos inúmeros benefícios que a Governadora Rosalba Ciarlini trouxe para o RN e que estão comprovados na Internet.
    Embora traga Rosado no sobrenome, não participo da política.
    Respeitosamente,
    Naide Maria Rosado de Souza.

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Nesta sexta-feira (10), representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), médicos, gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró e do Ministério Público se reuniram no auditório do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), o maior hospital de urgência e emergência da região Oeste do Rio Grande do Norte, para discutir soluções para o fechamento das escalas de ortopedia da unidade.”
    Agora leiam o que está no tópico ORÇAMENTO DA SAÚDE É ABERTO PARA PRIORIZAR SETOR.
    “Leodise acrescentou ainda que “com a abertura do orçamento, outro serviço que está garantido é a continuidade do Projeto Viva Rio Branco, já com mais uma edição marcada para este domingo, 12”, ressalta.”
    ESCALAS DE ORTOPEDIA SENDO FECHADAS E A PREFEITURA DE MOSSORÓ QUEIMANDO O DINHEIRO DA SAÚDE COM UMA MUGANGA APELIDADA DE VIVA a RIO BRANCO.
    Os mossorenses perderam o ofalto?
    A capacidade de indigar-se tenho certeza que perderam.
    Leiam mais. Leiam o que disse o Dr. Lair Solano num comentário logo acima:
    “Dinheiro não tem sobrando mais os principais motivos das dificuldades na saúde são: DESVIOS ( pagar 1000 frascos de determinado remédio e só receber a metade, o restante vai servir para pagar as contas de campanha e etc e tal)”
    ESTA DENÚNCIA ESTÁ SENDO FEITA POR UM MÉDICO QUE CONHECE OS BECOS E TRAVESSAS DA SAÚDE EM MOSSORÓ.
    Não se trata de denúncia anônima ou feita por um irresponsável qualquer.
    Isto não vai ser apurado?
    Isto vai ficar sem resposta, como sem resposta ficou a compra de quase 100 mil reais em gêneros alimentícios e de quase 50 mil reais em material de limpeza pelo prefeito provisório quando presidente da CMM?
    Nunca é demais lembrar que este prefeito provisório, segundo o PortalnoAR, está INDICIADO NUM PROCESSO PELA POLÍCIA FEDERAL em vários artigos do Código Penal, além de ter tido o seu computador apreendido.
    Ainda existe a LEI DO FICHA LIMPA?
    Será que tudo isto vai continuar na casa do sem jeito?
    ////
    ESTÃO TRAMANDO A “TROCA” DO NOGUEIRÃO POR UM CAMPINHO DE FUTEBOL.
    No local onde hoje é o NOGUEIRÃO será instalado um supermercado de enormes dimensões. Tão grande será este supermercado que o Atacadão ficará parecendo a bodega do seu Mané.
    Dispensável dizer que além do terreno o supermercado contará com isenção de IPTU e ISSQN.
    Existem algum vereador de oposição em Mossoró?
    ///
    COMETA MIL ERROS, MAS EVITE PERSEGUIR UM HOMEM BOM.
    Inácio Augusto de Almeida

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.