• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 11/07/2011 - 07:07h
Analfabetismo político

Sociedade vaia quem luta por seus direitos

Por Cézar Alves (Blog Retrato do Oeste)

Está evidente que a sociedade que não exercita sua cidadania plena como votar, fiscaliza e cobra resultados, é facilmente dominada e transformada em marionete.

É o caso do Rio Grande do Norte, ou pelo menos é o que estão tentando fazer com a população. Os sinais neste sentido são bem claros.

O sistema de saúde pública está falido. Uma criança passou sete dias agonizando no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, para finalmente ter quem coloque o fêmur no lugar.

Mossoró, que tem 259 mil habitantes e outros 50 mil circulando, não têm um leito de UTI pediátrica e no próximo dia 13 vai ficar sem hospital infantil. A UNIPED vai fechar.

A educação faliu e tende a ficar pior, especialmente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), pois o Estado cortou um volume enorme de recursos do orçamento 2011.

Um retrato da educação de nível médio e fundamental da rede estadual de ensino pode ser registrado na Escola Estadual Professora Margarida Maria de Souza, em Mossoró. Um caos!

Na Segurança Pública, basta registrar que os policiais civis estão em greve pedindo estrutura para trabalhar e a convocação de mais homens para ajudá-los.

E estes são os três setores essenciais da sociedade. São direitos assegurados na Constituição Federal, que estão sendo negados pelos governos solenemente há anos.

A sociedade deveria ir às ruas fiscalizar os atos do governo e cobrar resultados em outros. O cumprimento da palavra dada nas campanhas.

Mas ao invés de cobrar seus direitos essenciais como saúde, educação e segurança, chega ao absurdo de vaiar quem o faz.

Foi o que aconteceu em frente ao Teatro Dix Huit Rosado, em Mossoró, quando um grupo de professores e estudantes que aguardava a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para cobrar melhoria nas escolas, foi vaiado pela nata da elite mossoroense.

Aqui invertemos esta vaia e aplaudimos os garotos do @C_O_M_E_M, os professores e os policiais civis que estão apenas lutando pelo melhor para a sociedade.

É vergonhosa a sociedade que não se indigna com o fato de o Estado deixar uma cidade com 300 mil habitantes sem nenhum leito de UTI pediátrica e hospital infantil.

Este tipo de sociedade não tem filhos e se os têm é irresponsável com eles.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Opinião

Comentários

  1. neto vale diz:

    correção, se existe uma nata na sociedade, ela estava reivindicando em frente ao teatro. quem vaiou foi oque há de pior numa sociedade, os parasitas, cuja capacidade de criar algo chega a zero. lembre-me daqui a cinco, seis anos onde estarão esses vômitos. ninguém ouvirá falar deles.claro, outros surgirão para ocupar os seus lugares, como nada que foram.

  2. nildo silva diz:

    Parabéns Cezar Alves, esse é o legítimo papal da imprensa, divulgar fatos doa a quem doer. E não distorcer e tentar passar para a população uma imagem ilusória dos irresaponsáveis do Poder.

  3. MÁRCIO ALEXANDRE diz:

    A sociedade como um todo parece ter perdido a capacidade de se indignar. E quando alguns poucos têm essa coragem, surgem dois ou três hipócritas, verdadeiros escórias da sociedade, a vociferar contra quem ouse discordar de seus chefes, pajés, babalorixás, ou qualquer coisa que valha. É por essas e outras que temos uma realidade tão triste. Que qualidade de educação nós temos? Durante muitos anos, a negligência com a educação foi tão acentuada que não havia sequer vagas nas escolas para todos. E assim, confirmou-se o que Pitágoras já havia alertado: “eduquem-se se as crianças e não será preciso castigar os homens”. Como só tardiamente, essa preocupação surgiu, temos vagas sobrando nas escolas e superlotação nos presídios.
    Vamos continuar assim: alguns bravos companheiros na luta por seus direitos já tão vilipendiados, e uma grande maioria fingindo que está tudo bem, porque como disse o genebrino Rousseau: “tudo é absurdo, mas nada é chocante, porque todos se acostumam a tudo”. Graças a Deus, há ainda quem se indigne, apesar de isso desagradar aos poderosos e/ou a seus capachos.

    • Hermiro Vieira Gurgel Filho diz:

      MÁRCIO ALEXANDRE.
      Concordo, quando vovê diz: “eduquem-se as crianças e não será preciso castigar os homens”, e mais:Vamos continuar assim: alguns bravos companheiros na luta por seus direitos já tão vilipendiados, e uma grande maioria fingindo que está tudo bem.
      êh! Brasil velho! estamos cansado…

  4. karly robson de Sousa Pereira diz:

    Concordo com o Neto Vale,a nata da sociedade estava protestando,enquanto no teatro,a minoria que vaiou são ocos de essência e criticidade.Prefiro mil vezes aos professores,policiais civis e estudantes, do que o novo segmento social insurgente em Mossoró:O “balinismo”,derivados do DJ Balinha.

  5. jose Luiz diz:

    Concordo com NETO VALE. deve ter sido a laia de puxa saco que estava por la. PARASITAS!

  6. antonio pedro da costa diz:

    Pobres diabos que vendem a alma por trinta diheiros! Enquanto tivermos essa corja alimentados e nutridos pelo dinheiro público, independente de que esteja ocupando a cadeira principal dos palácios, não poderemos falar em democracia plena.

  7. João Maria diz:

    Em meio as vaias, vimos diversas pessoas que da platéia também aplaudiam aquela ação corretíssima de protesto. Fui um deles e serei até que nossos gestores públicos assumam seu real papel que é lutar pela melhoria e pela eficiência dos serviços públicos. Até agora, aqueles que estão no poder não demonstram tal interesse. A resposta poderemos dar nas urnas!!!

Trackbacks

  1. […] em foco comenta a postagem sob o título “Sociedade vaia quem luta por seus direitos” AQUI. Categoria(s): E-mail do […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.