segunda-feira - 28/11/2011 - 16:30h
Nomeação

TCE tenta evitar seu uso por politicalha mossoroense

Da coluna Roberto Guedes (nominuto.com)

Os atuais integrantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) querem que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) mantenha a corte longe da política eleitoral em Mossoró. Esta mensagem foi transmitida há poucos dias com todas as letras por um dos principais dirigentes da corte ao secretário estadual de Articulação Política, bacharel Esdras Alves, durante encontro informal que mantiveram longe de gabinetes.

Segundo fontes do tribunal, o mensageiro teria sido nada menos do que o próprio presidente da casa, o conselheiro Valério Mesquita, cujo mandato na torre de comando tem um ano pela frente.

O que disse claramente foi que os conselheiros começam a se incomodar com o processo de nomeação do sucessor do psiquiatra e ex-deputado estadual Alcimar Torquato no tribunal, tanto pela falta do nome e do anúncio de pelo menos critérios para a designação como, e principalmente, pela tônica político-eleitoral que Rosalba gostaria de adotar no preenchimento da cadeira.

Referindo-se a notícias veiculadas na imprensa de Natal e de Mossoró sobre o interesse que Rosalba nutriria de entregar a vaga à enfermeira Fafá Rosado, prefeita deste município, a fim de assim garantir legalmente a candidatura de sua irmã Ruth Ciarlini, vice-prefeita, à chefia do governo municipal em 2.012, Valério teria dito que os conselheiros gostariam que a escolha prestigiasse critérios mais elevados do que a busca de solução para uma questão política municipal.

Ainda não se sabe que resposta Rosalba deu à mensagem. Informantes acreditam, entretanto, que foi o silêncio. Esta conduta teria levado a cúpula do TCE a lidar diretamente com a Assembléia Legislativa em relação a uma proposta de alteração que acham necessária à lei orgânica e ao regimento interno da corte. O tema só foi submetido à apreciação do executivo depois que conselheiros e deputados a dissecaram em alguns encontros.

Nota do Blog – O TCE não pode se transformar, de vez, numa repartição do Governo do Estado.

E não adianta qualquer fonte direta ou indireta dos inquilinos do poder estadual negar essa operação para levar a prefeita Fátima Rosado ao TCE, em troca da ascensão da irmã da  governadora, à Prefeitura de Mossoró.

Há poucos dias mesmo, a prefeita recebeu em sua mansão uma comitiva de vereadores  lhe pedindo para ficar, informados sobre a articulação à sua renúncia.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. ze roberto diz:

    Tá mi,bom!
    Por que não,Vilma ou Iberê ?
    Homi,vá cagar!

  2. ze roberto diz:

    Tá bom!
    Por que não,Vilma ou Iberê ?
    Homi,vá cagar!

  3. Marcos Pinto. diz:

    Com uma análise acurada sobre a composição do TCE, restará provado que todos, sem exceção, alí estão por indicação política dos governadores da época de suas indicações, São irmãos e filhos de Deputados, como também ex-deputados – como os casos de Alcimar Torquato e Valério Mesquita, além de outros que me fogem à memória. O certo mesmo é que os Tribunais de Contas de todos os estados não passam de meros cabides de empregos para as ditas pessoas privilegiadas – espécie de casta política. Tá na hora de se dar um basta nisso, através de uma ação concreta do Congresso Nacional. Nada mais racional de que se estabelecesse concurso público para o pomposo e polpudo cargo de Conselheiro dos TCEs deste Brasil velho de Mãe Preta e pai João.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.