O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou nesta terça-feira, 27, a última Revista da Propriedade Industrial (RPI) de 2022, publicação semanal que equivale a um Diário Oficial na área de PI. Com os números consolidados, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) termina um ano pela primeira vez como a instituição de ensino líder em concessões de patente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Ela ficou à frente de Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), dentre outras.
A posição foi alcançada inicialmente já em fevereiro deste ano e reflete o caminho ascendente da UFRN no quesito. Para se ter ideia, quando a Universidade recebe sua primeira concessão, em 2014, algumas outras instituições de ensino do Nordeste já contavam com mais de 10 desses registros de propriedade – era o caso da Universidade Federal de Sergipe. Quatro anos após, em 2018, a UFRN já era líder dentro das regiões Norte e Nordeste. Após mais quatro anos se passarem, a Universidade mantém agora o topo também considerando a região Centro-Oeste.
“A UFRN tem alcançado relevantes avanços no campo da inovação, que são fruto de um esforço institucional ao longo dos últimos anos (…) . Significa a conquista de metas que fazem cumprir nossa missão social no fomento do desenvolvimento socioeconômico do estado e do país, por meio da educação, ciência e tecnologia”, comemora o reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário