Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Walfredo Gurgel, Mossoró, há denúncia de que vacinas foram pro lixo, devido prazo de validade praticamente inexequível.
Quem relata o caso é o webleitor Rosemberg Estevão.
Ao lado da esposa e filho, professora Ady Canário e Davi, ouviu o testemunho e ficou perplexo.
– Uma enfermeira disse-nos agora pela manhã, que dez vacinas para catapora chegaram em dezembro, com vencimento para dezembro; 100 doses de vacina para hepatite também chegaram com essa brevidade, e boa parte foi pro lixo também – comentou ao Blog.
Eis aí, secretária Leodise Cruz, titular da pasta da Saúde, uma informação que merece apuração rigorosa, para sabermos detalhes.
Se a situação for multiplicada pelas outras unidades de Saúde, estaremos diante de um problema em escala geométrica.
Em comentário publicado neste blog no dia 05/01/2014, no tópicpo NOVA SECRETÁRIA AGRADECE SUGESTÕES E PROMETE AGIR, eu escrevi:
“e só puder opiniar ou fazer denúncia sobre algum assunto quem tiver experiência, jamais um homem honesto poderá falar alguma coisa sobre ladroagem de dinheiro público, como a compra de medicamentos na rebaixa (data de validade próxima ao vencimento), falta de medicamentos, compra de quase 100 mil reais em gêneros alimentícios e de quase 50 mil reais em material de limpeza para uma Câmara Municipal.”
Agora este escândalo vem à tona, certamente se juntará a mais tantos outros escândalos que nunca são apurados e os responsáveis punidos.
Este golpe de comrar remédio a preço de banana,mas na nota fiscal constando o preço normal, é conhecido no meio dos corruptos como compra na REBAIXA.
Todo mundo no Brasil conhece este golpe.
Zé Bchudinho,aqui do meu lado balança com a cabeça e confirma que sabe da existência deste golpe.
Zé Ruela levanta o polegar e começa a rir.
Eu também começo a rir.
Que mais eu posso fazer?
/////
O SENTIDO DA SUA VIDA É O QUE DELA VOCÊ FAZ.
Inácio Augusto de Almeida
O problema aí é a gestão da própria UBS. Isso é um absurdo. Eu não sei o que pensam esses funcionário das UBS que acham que são donos do mundo. Muitos deles nos atendem mal, não sabem nem querem dá nem informações fazendo um trabalho péssimo tanto na questão de atendimento totalmente desumanizado (diferentemente do que prega as leis e diretrizes) e não sabem administra. O que adianta ter recursos se não sabem utilizar? Aí acontece isso aí: DESPERDÍCIO!
Mélody
Já cansei de escrever neste blog que é preciso treinar o pessoal do atendimento.
Noções de relações humanas e de cidadania.
Mostrar a todos que estão ali para servir.
O problema é que a quase totalidade é constituída por pessoas totalmente despreparadas, indicadas por vereadores. E por serem despreparadas se sentem donas dos remédios, das consultas, etc.
O que se salva nestas UBS é a presença de enfermeiras e assistentes sociais, verdadeiras santas a serviço da população.
Na UBS Chico Porto, enquanto a atendente de dentista responde de costas ao usuário do SUS e dificulta ao máximo o atendimento, protelando por semanas e semanas a marcação de consultas, as enfermeiras e as assistentes sociais procuram facilitar a vida dos que precisam dos serviços daquela UBS.
Mandar embora todas estas protegidas de vereadores e colocar pessoas concursadas, pessoas realmente preparadas para o exercício da função.
É tão fácil fazer isto.
Por que não fazem?
O FAMOSO RABO PRESO IMPEDE.
Vai que uma das demitidas procure o MP e declare que votou em troca de um emprego?
O pior é que o maior prejudicado nesta história toda é o usuário do SUS, o que paga todas as despesas através dos impostos.
Acredito que num futuro próximo o ingresso no serviço público municipal aconteça APENAS por concurso.
Que os candidatos pensem nisto e coloquem este tema tão importante entre as suas promessas de campanha. Que prometam e cumpram. Que não façam como a prefeita cassada que prometeu, prometeu e não cumnpriu.
/////////
TEM COISA QUE A GENTE SÓ ACREDITA QUANDO ACONTECE COM A GENTE.
Inácio Augusto de Almeida
Eu estou sendo triturado como bagaço de cana; forragem para animais, e sabe porque Seu Inácio, Senhorita MalonY, porque me posicionei contra o sistema; mais vou sobreviver porque estou com a verdade. Mais desta vez fico na defesa das gestoras das UBS que são indicadas e reféns do emprego. A culpa é do gestor municipal que comprou o medicamento. Pobre das gerentes; muitas são reféns até de funcionários.