domingo - 05/01/2014 - 10:21h

A tirania da opinião

Por François Silvestre

A brutalidade do stalinismo, a estupidez do império soviético e sua derrocada, mesmo garantindo aos adeptos, onde eu me incluía, que era um processo irreversível, não me dá o direito de reconhecer legitimidade ou dignidade humana ao império americano. Os desvios ditatoriais da Revolução Cubana, que escorraçou um balneário de prostituição e drogas, ilha prostituta do gigolô Fulgêncio Batista, não me dá o direito de defender o embargo punitivo ao povo cubano pelo império capitalista.

As ditaduras islâmicas, que torturam e matam em nome de Deus, não me dá o direito de reconhecer legitimidade ao império americano para interferir e decidir, em nome dos povos, o destino das nações.

O resultado do renascimento da Democracia brasileira, produzindo aberrações que vão de Sarney, Collor, Renan, tucanagem e licenciosidade petista, não me dá o direito de esquecer ou justificar a violência, covardia e brutalidade da Ditadura Militar, que transformou a Pátria num vasto esgoto de sêmen e sangue.

A admiração que tenho pela obra literária de Jorge Luis Borges não me dá o direito de aplaudir sua convicta defesa da Ditadura argentina. Assim como não posso nem devo desmerecer sua obra apenas por opor-me à sua opinião.

Saddam Hussein não inocenta George W. Bush. Stalin não salva Médici. Cuba não justifica Guantánamo. O mal de uns não abona a maldade dos outros.

A degeneração da Esquerda não obriga ao reconhecimento da Direita. Até porque o grande erro de uma foi querer imitar a outra. Imitação tentada, resultado impossível. A Direita é a mesma, ruim e inteligente. A Esquerda mudou pra pior; deslumbrou-se com o lustre da Direita. Oprimida, contratou pra fazer com algodão mocó o mesmo alfaiate que talhou de seda o paletó do opressor.

O julgamento de corruptos de esquerda não é o julgamento da Esquerda. Assim como o bom caráter de pessoas de direita não é o caráter da Direita.

A nossa Corte Suprema já agasalhou ilustres onde essa palavra carrega o seu brilho natural. Porém, nem sempre é a regra. Um Ministro, Luiz Fux, que diz ter feito “campanha” pra chegar lá, inclusive pedindo apoio de um processado, usando expressões do futebol, “bati na trave três vezes”, “esse processo eu mato no peito”, não dignifica a história do Supremo. Nem a traição aos “cabos eleitorais” salva sua biografia.

O ato de condenar desvios de conduta não pode alçar ninguém à condição de herói. Formação acadêmica não é biografia. É currículo. E condenar culpados não é heroísmo. É dever.

Mudo de opinião ao mudarem de azimute as circunstâncias. Mudar de ideia, pelo convencimento, evita que a minha opinião seja o meu tirano. Como ensinou Stendhal. Mas não permito à velhice o assassinato da revolta que justificou as ilusões da mocidade.

mais.

François Silvestre é escritor

* Texto do Novo Jornal

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Diogo diz:

    Avassalador, verdadeiro, imparcial, puro. Jamais uma Veja ou uma Carta Capital será capaz de verbalizar tamanha verdade.

  2. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Como sempre instigante, conciso, genial e à sua maneira simples ser simplista.

    É simplesmente, o nosso François Silvestre nos brindando uma aula de cultura, história, escrita, saber e opinião.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. RC 50 diz:

    Fantásticamente bótimo! O mal é o mal e pronto,seja direitóide ou esquerdóide,em relação aos Yankees é bom saber que sempre posam de “Heróis”,Sadam Husseim foi obra e graça deles os paladinos da justiça e da democracia,a polícia do mundo,nossa ditadura como todas as ditaduras de direita da América Latina foram obra e graça dos Yankees,já CUBA embora tenha tido apoio não foi criação Soviética,quem criou o regime cubano foi também os próprios filhos do Tio Sam que queriam fazer de Cuba,uma república latina,em uma república latrina,e,os cubanos indignados e explorados viram em Chê e Fidel a tábua de salvação,eles estavam no lugar certo,na hora certa,o regime Chinês também não foi obra Soviética,embora regime de partido único e inspirados na revolução Russa,eles tiveram sua forma própria de governo,a prova que não sucumbiram com o império soviético,foi assim também na Coreia que também não se foi com a União Soviética,agora existe o que se chama mau necessário,se é que pode se chamar de mal,por que os Yankees que propagaram pelo mundo afora que os comunistas eram criaturas monstruosas,na segunda guerra chamavam Stalin carinhosamente de Tio D’jo e os súditos da Rainha,na pessoa de Churchil,de o grande D’jo e faziam declarações rasgadas que os comunistas eram “amigos” vitais pra derrotar Hitler e seu magote!? Ora,ora,ora para os Yankees os termo “inimigos” e “mal”,só é válido de acordo com as circunstâncias,se não fossem “os comedores de criancinhas” de Stalin,na pessoa do General Yorg Zhukov que fizeram o dia “C” quando os soldados Ryan amigos e aliados do Tio Sam ainda estavam pensando em fazer o dia “D”,ou seja,quando estavam pensando em desembarcar na normandia,os ateus,”filhos do diabo”,segundo os igrejeiros de plantão que deram apoio ao golpe de 1964,já estavam dando um chute na bunda dos nazistas e tangendo os ratos pra dentro dos esgotos de Berlim,a liberdade que os Yankees propagam que o mundo tem hoje,foi fruto dos “filhos do diabo”,essa verdade só não chega aqui por que os livros de Historia distribuidos nas escolas durante o regime militar,trataram de abafar a verdade e preferiram ensinar a mentira escrota que o sanguinário e assassino Duque de Caxias era um Herói Nacional.E assim caminha a Humanidade.É só!

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    RC 50
    Faltou citar a Coréia do Norte, onde um débil mental joga a cachorros famintos os opositores do regime comunista ali instalado.
    Faltou citar que todos estes países vivem na mais extrema miséria.
    Basta dizer que na China o salário de um trabalhador é de 30 dólares mensais, daí poder a China vender as bugigangas que produz a preço de banana.
    Faltou citar que a cúpula governista destes países vive num luxo de causar inveja ao mais perdulário dos capitalistas.
    Quando aos despreparados russos terem tangidos os nazistas para os esgotos de Berlim, outra mentira propalada pelos comunistas.
    Os aliados desembarcaram na Normandia, uma praia da França, no ano de 1944, precisamente no dia 6 de junho, dia que ficou conhecido como o Dia D.
    Nenhum cagão soldado ateu estava entre os que tiveram coragem de desembarcar nas praias francesas e enfrentar a forte resistência alemã. Basta dizer que 100 mil aliados morreram no Dia D.
    Paris só foi libertada do domínio nazista em 25 de agosto de 1944, exatamente 80 DIAS depois do desembarque na Normandia. Cada palmo de terra foi conquista com muito sangue e coragem.
    NENHUM CAGÃO ATEU PARTICIPOU DA CAMPANHA DE LIBERTAÇÃO DE PARIS.
    Ocuparam os ateus Berlim em maio de 1945, somente depois do suicídio de Hitler em 30 de abril de 1945.
    E só conseguiram ocupar Berlim porque os maciços bombardeios aliados tinham destruído todo o sistema de defesa da capital alemã. Nada mais havia que pudesse oferecer resistência aos ateus.
    E que fizeram os ateus?
    ESTUPRARAM NUM SÓ DIA MAIS DE 500 MIL MULHERES EM TODA A ALEMANHA.
    SÓ NUM DIA MAIS DE 100 MIL MULHERES PREFERIRAM O SUICÍDIO A SE DEITARAM COM OS FEDORENTOS CAGÕES ATEUS.
    Esta é a verdade histórica e que pode ser encontrada em qualquer livro sério que trate da Segunda Guerra. Os documentários estão à disposição de quem queira se inteirar da verdade.
    A Segunda Guerra foi ganha graças a grande produção bélica americana.
    Os ateus entraram em Berlim porque os aliados preferiram usar suas tropas para acabar com os últimos focos de resistência que ainda existiam na Alemanha, os remanescentes da última ofensiva alemã acontecida em 6 de março de 1945.
    Berlim foi invadida pelos ateus porque não mais podia oferecer nenhuma resistência.
    Hoje Cuba é um fracasso econômico.
    A Coréia do Norte vive tentando chantagear o mundo com ameaça atômica e mantém o seu povo na mais extrema miséria.
    A China anuncia crescimento de 12% ao ano e paga salários de 30 dólares aos seus trabalhadores.
    A Rússia dispensa comentários.
    O comunismo é tão bom que a UNIÃO SOVIÉTICA sumiu.
    E todos os países que se livraram do tacão russo hoje vivem uma era de progresso com a qual nunca sonharam.
    Tivesse o comunismo sido implantado no Brasil e hoje ainda estaríamos plantando com enxadas e colhendo com as mãos.
    COMUNISMO É ATRASO, ESCRAVIDÃO.
    Comunismo é uma coisa tão imunda que os cubanos VIVEM PRESOS numa ilha que poderia ser um paraíso. Por que o ditador sangrento não permite a livre saída de cubanos? Por que esta escravizada gente tem que arriscar suas vidas em pequenos botes para fugir do inferno que é Cuba? Ninguém é proibido de sair do Brasil, Uruguai, Argentina.
    De Cuba só é possível sair fugindo.
    Fora dos países comunistas, onde existe preso político?
    Um dia esta doutrina imbecil será varrida da face da terra.
    Não pode existir felicidade sem Deus no coração.
    ////
    ESTÃO TRAMANDO A TROCA DO NOGUEIRÃO POR UM CAMPINHO DE FUTEBOL.

  5. RC 50 diz:

    Eu falei na Coreia amigo Inácio,a época era unificada,só depois é que se dividiu!

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro RC 50
      Dividiu e a banda que ficou com os comunistas mergulhou na mais cruel ditadura.
      O mundo covardemente assiste a tudo o que é feito com os pobres coreanos do norte e não move uma palha para unificar aquela bom povo.
      Observe o que aconteceu com a antiga Alemanha Oriental depois da unificação das duas Alemanhas.
      Prosperidade, LIBERDADE, meu caro e bom RC 50.
      A Coréia precisa ser reunificada.
      Cuba precisa ser libertada.
      O mundo precisa ser menos covarde.
      As pessoas precisam ser menos covardes.
      Observe no dia a dia o quanto todos nós somos covardes.
      Lembra-se do caso do garçom que foi HUMILHADO numa padaria em Natal?
      Quantos estavam presenciando o sofrimento do pobre trabalhador?
      Dezenas assistiam a tudo e de fininho saiam.
      Apenas um HOMEM teve a coragem de fazer parar aquele absurdo.
      O que fez o dono da padaria?
      Deus queira que não tenha demitido o garçom.
      Assim somos todos nós, que diariamente condenamos Pilatos e viramos o rosto para todo tipo de injustiça. Somos tão covardes que calamos até para o furto do nosso dinheiro por parte de políticos corruptos.
      Somos tão covardes que chegamos ao ponto de apoiar candidatura de indiciados pela Polícia Federal em vários artigos do Código Penal, como se o fato motivador do processo não mexesse com o bolso de todos nós.
      Perto de nós, da nossa covardia, Pilatos é um membro da LIGA DA JUSTIÇA.
      Um abraço e fico com a certeza de que, como eu, você tem Jesus Cristo dentro do coração.
      /////
      É POSSÍVEL RETIRAR OS FLANELINHAS DAS RUAS DE MOSSORÓ SEM CAUSAR IMPACTO SOCIAL.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.