O pároco da Catedral de Santa Luzia de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte Melo, recebeu a imprensa à s 7 horas desta segunda-feira (30), para uma conversa “informal”, como definiu, sobre obra de revitalização desse templo religioso.
Falou sobre o fechamento da Catedral como algo que o emociona, pois diariamente é um local de orações, reflexões, acolhendo desde cedo muitas pessoas.
A catedral passará por amplos serviços de recuperação de sua estrutura interna e externa, com o cuidado da preservação de suas relÃquias e estruturas fÃsicas histórico/religiosas. Estima-se que a tarefa levará quatro meses, a um custo de R$ 1,2 milhão (recursos da Diocese de Mossoró).
Os trabalhos vão ensejar instalação de estrutura acústica, climatização e outras tarefas à melhor acomodação da fiéis católicos, clero e visitantes.
A obra permitirá ainda a reorganização de toda estrutura elétrica, revitalização do piso, pintura e outras melhorias.
A Paróquia de Santa Luzia tem em mãos um projeto de reforma ampla da Catedral elaborado pelo Apostolado Litúrgico de Arquitetura das Irmãs Pias DiscÃpulas do Divino Mestre, em São Paulo. Trata-se do mais importante escritório de arquitetura sacra do paÃs, especializado em projetos arquitetônicos de construção, reforma, interiores e vitrais, bem como o desenho e execução de painéis artÃsticos.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A prefeitura faz alguma doação mensal para a Diocese de Santa Luzia?
A Câmera Municipal de Mossoró faz alguma doação para a Diocese de Santa Luzia?
A foto deste piso deve ser muito antiga. Piso LINDO e em ótimo estado é o mostrado na foto.
Que a revitalização aconteça e que a Catedral fique ainda mais linda.
/////
VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?
Como Pesquisador da História potiguar há 46 anos, sou visceralmente contrário a mudança do piso da Catedral de Santa Luzia e outras ditas reformas. . Vão cometer mais um estupro histórico-arquitetônico. Já assassinaram a História da Catedral ao arrancarem o piso de tijolos oitocentistas do piso da Catedral na década de 50.(1950-1960). A Diocese deveria se preocupar em preservar a História da Catedral. Imaginem se o Papa Francisco resolve modernizar a Capela Sistina, no Vaticano ?. Que essa dinheirama seja aplicada no combate à fome e a miséria presentes no cinturão de favelas que ornam a famosa Mossoróleo. Essa é de lascar.