A reitora da Universidade do Estado do RN (UERN), professora Cicília Maia, deve assinar, nos próximos dias, a licitação para a reforma do prédio da antiga Associação Cultural e Esportiva Universitária (ACEU), no Centro da cidade.
O resultado da concorrência eletrônica com o anúncio da empresa vencedora (Hertz Construções e Serviços LTDA) foi publicado na edição desse sábado (21) do Jornal Oficial da Uern (JOUERN).
A obra custará R$ 1.959.000,00 (um milhão novecentos e cinquenta e nove mil reais). Os recursos são próprios da universidade.
História
Integrado ao patrimônio da Uern desde 1983, em 2018 a instituição teve autorização para captar recursos superiores a um milhão de reais através da Lei Câmara Cascudo, para uso em sua restauração. De lá para cá, segue se desmanchando.
Com 2.478 metros quadrados e com 600 metros cobertos de espaço construídos, o Clube Aceu nasceu como área de lazer social, espaço literário e cultural no fim da primeira década do século passado. Seu endereço físico há décadas é a Rua Dr. Mario Negócio, 58-120, Centro.
Era a Associação Cultural Ipiranga, o Clube Ipiranga, em terreno doado pela municipalidade. Teve no padre Mota um dos grandes incentivadores, além de empresários locais. Foi inaugurado em setembro de 1920. Virou patrimônio da Fundação Universidade Regional do RN (FURRN) em 1976 e ganhou status de patrimônio municipal tombado pela “Lei do Corredor Cultural”.
Leia também: Como o Aceu chegou ao completo abandono.
Nota do Blog – Adolescente, cheguei a frequentar o Aceu em festas agitadas. Também pude desfrutar de espaços para leitura e esporte – quadra e campo. Não faltaram também projetos culturais bem mais adiante, até ser fechado, aos pedaços. Boa nova, reitora. Agora vai!
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
Acompanhe o Blog Carlos Santos no Threads clicando @blogcarlossantos1
Excelente iniciativa da UERN. O prédio da ACEU é um patrimônio histórico de nossa cidade. Sua restauração é um resgate da Mossoró das antigas.
Parabéns!
Ufa! Pensei que seria mais patrimônio demolido para virar estacionamento, um relíquia desta em estilo arquitetônico Neoclássico, vai engrandecer a cultura Mossoroense. Viva a ACEU!
Uma ótima notícia. Parabéns Reitora.
Que bom, tomara que, reformado, seja bem usado, mantido e valorizado pela população.
Aplausos a reitora da uern que acerta na mosca com ess iniciativa com reflexos no campo social, moral e histórico.
Digna de aplauso a atitude da reitora,