O curta-metragem mossoroense “O Cangaceiro Compositor” está no ar. O filme do jornalista e cineasta Alexandre Fonseca tem como temática o cangaço, abordando um aspecto curioso de Virgulino Ferreira (Lampião) e uma suposta música escrita pelo cangaceiro.
O enredo é sustentado no livro “O Menino que Enfrentou Lampião”, da escritora e jornalista mossoroense Lúcia Rocha. Traz uma readaptação de “Mulher Rendeira”, clássico do cancioneiro popular.
“A ideia do produto audiovisual nasceu após a leitura do livro. Foi uma descoberta interessante saber do gosto de Lampião pela música e calhou exatamente com a proposta de um festival de cinema, então, não podia perder a oportunidade de realizar a obra”, conta o diretor Alexandre Fonseca.
“O Cangaceiro Compositor” está disponível na íntegra no canal do YouTube: AF Produções Potiguares, constante nesta postagem.
Sobre “Mulher rendeira” – Tem suas origens nas tradições populares do nordeste brasileiro, e ela está fortemente associada à cultura do cangaço, embora suas origens sejam anteriores a esse movimento. A canção se tornou ainda mais famosa ao longo do tempo, sendo adaptada e gravada por diversos artistas brasileiros e internacionais. Em 1953, ela ganhou projeção mundial ao fazer parte da trilha sonora do filme “O Cangaceiro”, dirigido por Lima Barreto, o que ajudou a espalhar a música além do Brasil e a fixar essa versão do cangaço.
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
Acompanhe o Blog Carlos Santos no Threads clicando @blogcarlossantos1
Faça um Comentário