• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
domingo - 16/11/2014 - 10:45h

De quem é a culpa?!

Por François Silvestre

O buraco na rua é culpa da Prefeitura, diz o Estado. A lagoa poluída é culpa do Estado, diz a Prefeitura. A insegurança nas ruas é culpa do governo estadual, diz o governo federal. A violência generalizada é culpa do governo federal, diz o governo estadual.

Apagão energético é culpa do governo federal, dizem os Estados. A falta de planejamento energético é culpa dos Estados, diz o governo federal. A falta de água no Sudeste é culpa do PSDB, diz o PT. A falta de água no Nordeste é culpa do PT, diz o PSDB.

O número incontável de homicídios é culpa da Polícia Militar, diz a Polícia Civil. A impunidade é culpa da Polícia Civil, diz a Polícia Militar. A insegurança é culpa das duas polícias, diz o Ministério Público. A falta de inquéritos para punir homicidas é culpa do Ministério Público, dizem as duas polícias.

A soltura do bandido perigoso é culpa da Justiça, diz o Ministério Público. A soltura do bandido perigoso é culpa do inquérito mal feito, diz a Justiça. A soltura do bandido perigoso é culpa da lei mal feita pelo Legislativo, diz o Executivo.

A soltura do bandido perigoso é culpa do Executivo, que não aparelha o sistema repressivo, diz o Legislativo.

Segurança é um problema dos Estados, diz o Governo Federal. Segurança é dever do Estado Federal, dizem os Estados. Insegurança é culpa da população, dizem as autoridades. Insegurança é falta de autoridades, diz a população. A insegurança se abastece na impunidade, diz a mídia. A mídia se abastece da insegurança para faturar audiência, dizem as autoridades.

A culpa das estradas abandonadas e mal cuidadas é da União, diz o governo estadual. A culpa das estradas abandonadas e mal cuidadas é do governo estadual, diz a União. A culpa dos acidentes nas estradas esburacadas é dos motoristas, diz a Polícia Rodoviária. A culpa dos acidentes nas estradas abandonadas é da Polícia Rodoviária, dizem os motoristas.

A culpa dos hospitais mal cuidados e sujos é dos médicos e servidores da saúde, diz o governo. A culpa dos hospitais abandonados e sucateados é do governo, dizem os médicos e servidores da saúde.

A culpa da falência da Educação Pública é do governo, dizem os educadores. A culpa da falta de educação pública é da ganância da educação privada, diz o governo. A culpa da deseducação pública é do despreparo dos professores, dizem os pais de alunos. A culpa da depredação das escolas é dos alunos mal educados pelos pais, dizem os professores.

A culpa é de quem? Nossa. Do preço do nosso civismo. Das manifestações de Junho, por vinte centavos. Cessado o aumento, morreu a beleza do movimento.

Valentia no varejo, covardia no atacado! País hipertenso, empanzinado de pré-sal. Pré-povo. Pré-dignidade. Pré-pago. Uma pátria longe do pós.

Pré-democracia, pós-demagogia. O Brasil não faz reforma, faz curativo. Revolução do Peter-pan, no tempo do nada.

mais.

François Silvestre é escritor

* Texto originalmente publicado no Novo Jornal.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Milene Pinto diz:

    Belíssimo, triste e verdadeiro texto

  2. Ieda chaves diz:

    Admiro pessoas que usam suas inteligências para nos brindar com possibilidades de análises dos nossos deveres. A sociedade moderna de tanto exigir direitos, esqueceu de praticar deveres, de cultivar valores morais que em outras épocas, menos avançadas do ponto de vista tecnológico e de comunicação, nos permitiam viver com mais compromissos e responsabilizações, sem busca de culpados pelos fracassos, uma época em que os pais eram responsáveis por criar os filhos, educá-los para a vida em sociedade, época em que todos eram ensinados a serem responsáveis pelos próprios atos.

  3. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Sem dúvida, mais um belo texto/analise da nossa realidade com que nos brinda o François Silvestre, onde nos demonstra pari passu, o uso e abuso da suposta liberdade de opinião e a práxis da teimosia em não querer enxergar a realidade factual, transmutando-se em autômatos e tal e qual num estouro de boiada, preferem raciocinar imaginando que o ente público chamado governo é algo totalmente dissociado da equação que se possa fazer entre a qualidade política de um povo, os políticos eleitos através da chamada democracia representativa e o resultado prático que daí venha prevalecer.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Eu admiro pessoas que não se furtam a servir uma MERENDA ESCOLAR de qualidade.
    Pessoas que entregam apenas uma BLUSA e uma CALÇA para mascarar a NÃO entrega do UNIFORME ESCOLAR e que deixam de distribuir o MATERIAL ESCOLAR não merecem a minha admiração.
    A sociedade tem todo o DIRETO DE EXIGIR OS SEUS DIREITOS.
    A sociedade PAGA IMPOSTOS, impostos que são tragados pelo ralo da CORRUPÇÃO.
    A sociedade não se esqueceu de praticar deveres e de cultivar valores morais.
    Quem disto se esqueceu foram os CORRUPTOS.
    Fracassados não são os que lutam pelos direitos dos mais oprimidos. Fracassados são os que só conseguem algum resultado na vida através da prática imunda da CORRUPÇÃO.
    Pais responsáveis por criar filhos e educá-los para a sociedade dão exemplo de HONESTIDADE e colhem como resultado filhos emancipados, bem posicionados na vida através de concursos públicos e não por meio de favores de outros corruptos.
    Não, a época que todos eram ensinados a ser responsáveis pelos próprios atos não passou.
    Apenas os que VIVEM mergulhados na lama da corrupção assim pensam.
    Os que acreditam que o CRIME NÃO COMPENSA e que mais cedo ou mais tarde todas as falcatruas serão apuradas, sempre ensinaram e continuarão ensinando a seus filhos e a todos os jovens a seguirem os ensinamentos de Jesus Cristo.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    A MERENDA ESCOLAR É DE PÉSSIMA QUALIDADE.
    O UNIFORME ESCOLAR SE RESUMIU A UMA BLUSA E UMA CALÇA EM MOSSORÓ.
    O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.

  5. AVELINO diz:

    A culpa de toda essa incompetência administrativa é do povo, claro, que desperdiça oportunidades de expurgar da política os nossos reeleitos mandatários. O soberano povo só veio acertar agora em 2014, expurgando o candidato ao cargo de governador do RN, o veterano político que expurgou, por puro lapso de sabedoria…

    Em compensação volta ao normal quando reelegem o PT para mais 4 anos de desmandos e falcatruas na presidência dessa bagaça, transformando isso aqui numa filial da ditadura Bolivariana do falecido presidente Chaves da Venezuela!!!

  6. vladenilson duarte diz:

    A vida é um drama onde o estado não passa apenas de mero coadjuvante e o papel principal é do povo que sempre paga o pato. Ai do mundo se não fosse a arte de escrever e interpretar. Parabens ao escritor por retratar os nossos lamentos, gemidos, gritos e áis.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.