Após pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED/RN) instaurou inquérito e afastou dez policiais militares envolvidos em agressão contra uma advogada. Episódio ocorreu no município de Serra do Mel.
O caso aconteceu durante a Festa do Caju, no domingo passado (30). A advogada informou que foi agredida, arrastada, algemada e conduzida à força até a sede da Polícia Militar. Ela disse ainda relatou que teve a carteira da OAB apreendida e que recebeu várias pancadas pelo corpo, inclusive com um cassetete, após intervir em uma ação da PM contra outra mulher durante o evento.
A informação sobre o afastamento dos policiais envolvidos foi confirmada durante reunião na tarde desss quarta-feira (3), reunindo a vítima, representantes da Seccional, OAB Mossoró, Sesed, Polícia Militar, Polícia Civil, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria das Mulheres.
“Nosso objetivo com a reunião foi trazer ao Estado providências imediatas a serem adotadas. Não só a instauração do procedimento, como também o afastamento dos envolvidos e a formatação de um acordo de cooperação para que possamos contribuir com a formação dos agentes de segurança e evitar que fatos como esse voltem a acontecer”, explicou Carlos Kelsen, presidente da OAB/RN.
Durante a reunião, a governadora Fátima Bezerra (PT) conversou por telefone com a advogada vítima das agressões, prestou solidariedade e afirmou que foi determinado rigor na apuração do caso. “Temos tolerância zero com qualquer tipo de violência. É dever do Estado proteger e zelar pela dignidade das pessoas”, disse.
Posição
O coronel Alarico Azevedo, comandante-geral da PM, explicou que os policiais foram afastados do serviço operacional e que a conduta deles não reflete o trabalho feito pela instituição.
“O inquérito já está instaurado, vamos formalizar o afastamento dos militares do trabalho operacional e divulgar para a sociedade o que a PM e a Sesed estão fazendo em relação ao caso e estamos à disposição da OAB”, afirmou o coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança do RN.
Nota do BCS – Vários homens fortemente armados e fisicamente acima da média, assim presumo, quando espancam uma pessoa indefesa – ainda mais mulher – dão profunda demonstração de fraqueza. A academia não ensina isso. E em casa, não deve ser exemplo que seus pais e demais familiares exaltem.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

























Faça um Comentário