Morreu nessa sexta-feira (26), em São Paulo-SP, Antônio Amaury Corrêa de Araújo, 86, o maior pesquisador e um dos maiores escritores da temática do cangaço.
O movimento Cariri Cangaço que há anos dedica-se ao estudo desse fenômeno sociológico emitiu Nota de Pesar. Leia abaixo:
É com muita tristeza que o Cariri Cangaco comunica o falecimento de Antonio Amaury Corrêa de Araújo, acontecido na noite desta ultima sexta, dia 26, na cidade de São Paulo. Perde o Brasil o maior pesquisador da temática Cangaco , de todos os tempos, um homem extraordinário que dedicou sua vida à família, à profissão e à Alma Nordestina.
Vá com Deus, Doutor Amaury, seu legado se eterniza a partir de suas obras e de seu inigualável trabalho.
Somos devedores eternos de sua dedicação.
O Cariri Cangaco agradece ao senhor todo o cuidado, zelo, apoio e confiança; somos o que somos por causa do senhor. Parta em paz querido amigo e que Deus possa confortar o coração de dona Renê, Júnior, Sérgia, Carlo e netos.
Leve a certeza que permanece em nossos corações.
Manoel Severo – Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço
Nota do Blog – Conheci o doutor Amaury participando de algumas edições do Cariri Cangaço. Um homem sempre muito afável, gigante como pesquisador. Seus trabalhos prospectados durante mais de 50 anos em fontes primárias ou não, com certeza ainda vão servir de base para muitos estudos e publicações.
Que descanse em paz!
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Boa noite!
Concordo com você em tudo. Ele foi brilhante, um emérito escritor. Graças à ele, principalmente, e outros que vieram depois, a história do cangaço não ficou como folhas ao vento. Seu legado jamais deve ser esquecido. Abr
brinco muito porcter o sorenome ferreira, de ter sido o sobrinho neto de lampiao,
Dr. Amaury foi um dos que me ensinou acrespeito do cangaço, via sempre um lado, o lado do assassínio, e outros descalabros. não via que tudo tem um motivo. Na época do cangaço era outra realidade.
Dr. Amaury me fez entender muito.
Deus te abençoe Dr. Amaury
Meus entimentos
Muito triste!!
Estimado amigo e irmão Carlos Santos… A partida do Doutor Amaury deixa uma lacuna imensa… lacuna essa só preenchida por seu legado de dedicação, amor e entrega ao estudo do tema cangaço..
NOTA DO BLOG – Bom dia, Severo. Não tenho dúvidas. Suas palavras dão a exata dimensão do homem e sua obra. Daí, a crença na imortalidade.
Abraços.
Fique tranquilo: sigo cuidando daquele meu irmão bem mais velho e entrevado.
Grande professor Amaury. Devemos a ele boa parte da história real do cangaço. Conseguiu inúmeras entrevistas com ex cangaceiros, políticos e ex policiais volantes da época. Ele era uma biblioteca de informações sobre o cangaço. Que seja bem recebido nos céus. Espero que seu trabalho seja transformado em museu para os admiradores de história.
Paulista….mas de coracao nordestino….em suas pesquisas alem da informaçao. Conquistava amigos e admiradores…generoso e humilde..que .Deus escreva o seu nome no livro da vida..
Fico muito triste , como um acontecimento desses não teve uma maior repercussão. Eu mesmo só soube hoje ( 01/03 ). Antônio Amaury é o grande responsável pelo que sabemos hoje sobre Cangaço.
Dedicou-se ao extremo neste grande feito.
Descance em.paz mestre.
Comecei a ler sobre o cangaço a partir de setembro/20 e tenho ido a fundo nesse tema especialmente porque senti a grande seriedade do Dr. Amauri em seus relatos verbais e escritos. Meus parabéns aos seus familiares! Podem se orgulhar por esse grande brasileiro. Meus sentimentos à familia, amigos e admiradores do homem que ajudou muito a mostrar todas as faces do cangaço.
DR. ANTONIO AMAURY ERA GENTE DE PRIMEIRA, É UMA PENA MUITO GRANDE A SUA PARTIDA . ELE DEVE ESTÁ EM UM BOM LUGAR… VOU SENTIR FÁLTA DE SUAS EXPLANACÕES SOBRE A VERDADEIRA HISTÓRIA DE LAMPIÃO .
EXISTE O DIA DO HISTORIADOR, DEVERIA NESTE DIA 26, EXISTIR O DIA DO PESQUISADOR , O DIA DE Dr. ANTONIO AMAURY.
O maior pesquisador do Gangaço . Meus sinceros sentimentos a familia.
Dr. Amaury inspirou e vai continuar inspirando muitas gerações a gostarem dos assuntos ligados ao cangaço e temas nordestinos correlatos. Grande perda!!!!
Grande Professor.. esse sim fez historia… em qual cemiterio ele foi enterrado?