Faleceu nessa sexta-feira (9), em Mossoró, o empresário João Sabino de Moura. Passou por cirurgia no Hospital Wilson Rosado (HWR) para implante de um marca-passo e não resistiu. Tinha 77 anos.
Seu velório ocorre no Centro de Velório Geraldo Xavier de Medeiros, próximo ao Museu Municipal Lauro da Escóssia, centro de Mossoró. Sepultamento ocorrerá às 16h, no Cemitério São Sebastião.
Professor aposentado da Universidade do Estado do RN (UERN), contabilista, maçom, empresário do ramo hoteleiro, “Seu” João Sabino deixa como principais legados o permanente apetite pelo conhecimento, a capacidade de trabalho e o empreendedorismo. É um exemplo de vida.
Natural de São Rafael-RN, onde viveu na zona rural até início da adolescência ao lado de muitos irmãos, João Sabino trabalhou como servente de pedreiro, pedreiro, estudou em escolas públicas, fez curso especializado de técnico em Contabilidade na União Caixeiral, até chegar à antiga Fundação Universidade Regional do RN (FURRN), onde foi professor e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM).
Contabilista vitorioso, com excelente carteira de clientes na cidade e região, vida estabilizada, quando muitos esperavam que ele fosse aproveitar a aposentadoria docente e refrear ímpeto no escritório contábil, fez diferente. Enveredou por uma área desconhecida para si e criou a “Rede de Hotéis Sabino Palace”, que se expandiu por Mossoró, Apodi, Martins, Areia Branca, Portalegre e Natal.
No início de 2017, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que comprometeu parte de sua dinâmica de vida (veja AQUI e AQUI).
Antes, em 15 de abril de 2016, lançou o livro “João Sabino: Um homem de sonhos, esperança e realizações” (Editora Sarau das Letras), trabalhado com o escritor/editor e biógrafo Raimundo Antônio de Souza Lopes.
Nesse domingo (11) a gente publica uma crônica feita em sua homenagem e publicada no dia 3 de fevereiro de 2013.
Que descanse em paz.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Aprendi com João Sabino o chamado “método das partidas dobradas”, quando fui seu aluno na Facem. Abraço de pêsames aos familiares. David Leite
NOTA DO BLOG – O método das partidas dobradas determina que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento corresponde a crédito em outra conta.
Fico mais empobrecido de amizade, pois é mais um amigo que se vai pra bem-aventurança celestial.
Cada encontro nosso era um instante para debulharmos as histórias de nossas vidas, cada um contando as dificuldades durante a infância vivida na pobreza franciscana, como também os retalhos de conquistas que conseguimos para galgar nosso lugar ao sol que nos iluminava. Obrigado Deus por ter tido João Sabino como amigo. Aos familiares o nosso abraço fraternal.
Da grama macia para o caixão, do nascimento até à morte, nós viajamos entre às eternidades. Meus sentimentos aos familiares e amigos deste grande guerreiro.
Vá em paz!
Que história maravilhosa a de João Sabino. Que crescimento de luta, coragem e glória!
Descanse nos campos do Senhor, João Sabino. Lembrança para ser cultuada.
Saudade dele e o reconhecimento pelo bem que fez ao turismo de Martins e Portalegre. Grande empresário e excelente figura humana. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares.