O que os números da pesquisa Instituto Perfil/Rádio Difusora dizem além dos próprios números? A sondagem foi divulgada no último sábado (21) pela emissora, com dados levantados pelo Perfil entre os dias 6 e 8 deste mês, ouvindo 702 pessoas.
Veja AQUI os números da pesquisa.
O mais óbvio: Rosalba Ciarlini (PP) segue favorita à Prefeitura. Imbatível, não.
Outra obviedade: o prefeito Francisco José Júnior (PSD) está fora do páreo. Caso perdido há tempos.
O que é evidente: Larissa Rosado (PSB) continua sem fôlego para chegar no topo. Dificilmente reverterá posição secundária.
Tião Couto (PSDB), o “Tião da Prest”, está viabilizado à campanha. À vitória, não.
A pesquisa pecou por não colocar o nome da ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB) como uma das pré-candidaturas e por colocar o nome de Luiz Carlos Martins (PT), atual vice-prefeito. Ele já se definiu como pré-candidato a vereador.
Rosalba
No grupo da ex-governadora Rosalba, a expectativa era de que ela tivesse acima dos 55%, ou mesmo os 60% para os mais fanáticos.
Obteve 47,03% na Estimulada e 23,72% na Espontânea. O mais próximo concorrente, Larissa Rosado, alcançou 14,06% na Estimulada. Na Espontânea, Tião empalmou 7,39%, deixando Larissa em terceiro com 4,83%.
Hoje, a ex-governadora não tem individualmente um concorrente à altura. Mas sabe, ou deve ficar atenta, porque os tempos são outros. Não pode deitar em berço esplêndido.
Prefeito
O prefeito Francisco José Júnior vive o drama de um paquiderme que caiu na areia movediça: quanto mais se mexe, mais afunda.
Faz larga propaganda personalista, procura o máximo de exposição pública, promove várias ações institucionais, mas continua submergindo.A reprovação do seu Governo alcançou 80,82%. Até as eleições em outubro, é praticamente impossível virar essa onda avassaladora.
Sua Rejeição como pré-candidato à Prefeitura é assustadora: bateu a marca de 53,12.
Na Pesquisa Estimulada é o penúltimo colocado, com 2,41%. Na Espontânea, sua presença é quase microscópica, com índice de 1,28%.
Caso perdido.
Larissa
A ex-deputada estadual Larissa é a segunda colocada com enorme distância em relação à Rosalba. Mas já tem em seu encalço o empreendedor Tião da Prest. Já o vê no ‘retrovisor’.
Coleciona quatro insucessos seguidos à Prefeitura. Está sem mandato e até aqui não entrou no vácuo do desgaste estelar do prefeito, para ser um contraponto. Está fragilizada e pode se descapitalizar mais ainda. Não cresceu com o ocaso dele – isso é visível.
Seu grupo está alquebrado; apenas com o mandato do seu irmão, vereador Lahyrinho Rosado (PSB)
Larissa estaria “pronta” para uma quinta decepção e comprometer seu projeto pessoal de retornar à Assembleia Legislativa?
Aceitaria o sacrifício para ser uma candidatura-auxiliar de Rosalba, espécie de sublegenda, sabendo que não teria chance alguma de vencer? Sua compensação viria em 2018, apoiada por Rosalba à AL.
Se ela não for candidata, seu capital de votos pode se dispersar, indo em boa parte para outra opção não-Rosado. Hipótese: Tião da Prest.
Esse temor paira sobre o rosalbismo. Seu grupo e o rosalbismo estão dialogando para uma estratégia que seja boa para ambos os lados e a própria sobrevivência política da família.
Tião da Prest
O pré-candidato Tião da Prest alcança performance surpreendente para muita gente, na pré-campanha. É o terceiro colocado na Estimulada com 12,50%. Na Espontânea, com 7,39%, o segundo. Larissa fica em terceiro com 4,83%.
Sua Rejeição é baixíssima: 2,27%, enquanto Larissa possui 15,63% e Rosalba aparece com 7,10%. Quanto ao prefeito, já assinalamos: 53,12%.
Contra si, Tião tem algo que paradoxalmente o favorece, que é o fato de não ser político profissional. Classe está desgastada.
Mas o tempo curto de uma campanha, apenas 45 dias, deixa-o com obrigação de crescimento contínuo e denso até lá. Precisa de volume.
Surge como o concorrente de maior potencial de crescimento, em relação à Rosalba, que no momento possui uma dianteira considerável. Larissa corre o perigo de aparecer em posição aquém da sua, numa próxima sondagem, se não reagir firmemente.
O empreendedor Tião está no jogo. Mas o jogo ainda está sendo jogado. Nada é definitivo.
PELO SIM,PELO NÃO VAMOS DE TIÃO.
Muitas peças ainda vão ser mexidas neste tabuleiro. Estão se esquecendo de que PODER É PODER. Quem tem a caneta na mão, mesmo que com pouca tinta, leva uma tremenda vantagem sobre os outros concorrentes. Labora em ledo engano quem acha que a campanha será polarizada entre Tião e Rosalba. Empresário na hora de meter a mão no bolso pensa mil vezes. Diferente de político que queima o último centavo numa campanha. Muita água vai rolar debaixo da ponte. Até porque muitos recursos serão julgados e talvez afaste da campanha figuras por demais conhecidas que estão certas de disputar vagas à Câmara Municipal de Mossoró. E afastadas da disputada não apoiarão determinados candidatos. Isto sem contar que indiciamentos podem acontecer que queimarão por completo a imagem de candidatos.
De todos os candidatos o mais tranquilo é o Josué. Fica lambendo a rapadura e esperando a banda passar. Tião pensando se vale a pena investir alguns milhões na campanha numa época em que o país mergulha na pior crise da sua história. E como quem conheceu a pobreza sabe o valor que o dinheiro tem, dificilmente rasgará cédulas nesta campanha. E sem gastar muito dinheiro perde para o Josué. Larissa todos já sabem que é a candidata que vai perder. Até porque de perder ela já muita experiência.
Teremos uma ZEBRA nestas eleições?
////
ANTES DAS FOGUEIRAS OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS? AGUARDEM!
Larissa, todo mundo já sabe! Tião? Se quer ajudar, o que já fez por Mossoró em termos beneficentes? Por que quer a cadeira de Gestor municipal? Geralmente empresários e politica não funcionam no Brasil, basta ver Edvaldo Fagundes!