Sinto um gosto especial por vitórias recentes de nossa página e suas plataformas virtuais contíguas (Twitter, Facebook, sobretudo o Instagram e YouTube): é o triunfo do êxito alheio, a supremacia da esperança, através da fama de jovens anônimos que se destacam pelo esforço, saber e respeito às suas origens.
Vou ser mais claro. Devo.
Nas últimas semanas, postagens que mostraram jovens estudantes advindos da escola pública, de origem muito humilde, situaram-se entre as mais lidas/vistas/comentadas do Canal BCS (Blog Carlos Santos). Para minha surpresa, que fique claro.
Sem uso de qualquer artifício pago ou não para impulso dessas matérias, elas atraíram a atenção de muitos milhares de internautas, gente também entusiasmada com essa juventude.
O aumento exponencial de cliques, comentários e novos webleitores (quem tem seguidor é líder de seita; basta me acompanhar, cunhei há tempos) acabou me deixando atônito, e logicamente, muito satisfeito. Não estamos sós nas emoções e apostas.
Histórias que emocionam
Foi bom demais contar a história e me emocionar, também, com o aluno Lorhan Victor Azevedo Fernandes, 12 anos, que ano passado estudava a 6ª série na Escola Municipal Vila Rio Grande do Norte, em Serra do Mel, foi medalha de ouro participando da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – veja AQUI.
De arrepiar saber e repassar a conquista da estudante Glória Maria de Melo, 15 anos, deficiente visual. Ela obteve uma conquista expressiva: aluna da Escola Municipal Senador Duarte Filho, Mossoró, onde concluiu em 2021 o Ensino Fundamental, a jovem foi aprovada no exame de seleção para o curso técnico de Informática na modalidade integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Além disso, já é escritora – veja AQUI.
Que alegria em saber que Bruno Wellington Silva Oliveira, 23 anos, da cidade de Pau dos Ferros, foi aprovado em Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele é porteiro da Escola Estadual 4 de Setembro, em Pau dos Ferros. Filho de pais que não concluíram sequer o Ensino Fundamental e que trabalham como agricultores, foi estudante da rede pública desde o início da vida escolar – veja AQUI.
Impossível não chorar com o vídeo de “Sandrão”, Sandro Lúcio Nascimento Rocha, de 21 anos, chegando à roça para dizer ao pai agricultor em Caculé, no sertão da Bahia, que estava aprovado para cursar Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A gente parecia estar ali, testemunhando e abraçado com eles – veja AQUI.
Moizés Henriques da Silva Almeida, de 19 anos, é um paraibano de Bonsucesso, recém-formado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Pau dos Ferros, e aprovado na Universidade de Tufts, nos Estados Unidos. Ele é uma luz à sua família simples da zona rural. Saía de casa às 5h20 e só retornava diariamente por volta de 19h30, estudando no sertão potiguar, trajeto de mais de 100 km/dia. Vai cursar Ciência da Computação, e talvez, também, Engenharia Ambiental, na Escola de Artes e Ciências nos EUA – veja AQUI.
Podemos construir um círculo de virtuosismo e exaltação a quem está vencendo e vence por esses caminhos. Histórias lindas que precisam ter eco, para que adiante não sejam apenas mais algumas exceções.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
É verdade Carlos !
Essas vitórias,esses êxitos nos emociona, pois assim como esses jovens também somos dessa mesma classe social e cada vitória de um filho de amigos, de nossos sobrinhos, dos nossos filhos e outros, também é nossa vitória.
As conquistas advindas da superação das dificuldades têm um gosto especial. E elas não emocionam só a quem as conquistou, mas a todos que desejam que esse seja o caminho a ser seguido. Fico profundamente feliz.
Parabéns ao Blog do Carlos Santos por cobrir e dar ênfase a verdadeiras histórias de lutas e vitórias de bravos estudantes que vencem obstáculos diários em busca de um espaço ao sol! AVANTE.
Não há como conter as lágrimas diante tamanha emoção. DEUS enxugou as lágrimas de felicidade do p e do filho e demais familiares. Nisso tudo enxergamos o DNA Divino.
Maravilhosas as histórias de vida destes jovens! Que eles consigam tudo que sonham é que inspirem outros a alcançarem o mesmo êxito ! Emocionante demais!
Faço minhas as palavras acima.
Emoção e alegria pura!
Um abraçaço
As vitórias dos jovens em destaque na matéria do nosso estimado Carlos Santos, com certeza tem a presença de Deus, pois pela origem humilde nos remete a história do seu filho que veio ao mundo com a missão de nos salvar, podia tudo, mais a humildade era uma de suas doutrinas.
Que Sandro Lúcio, Glória Maria, Bruno Wellington, Lorhan Víctor e Moisés Henrique continuem a nos fazer cultivar a esperança e crença numa juventude carente da presença de Cristo Jesus.