• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
domingo - 12/10/2014 - 08:44h
Segundo turno

PMDB não dá apoio integral à Dilma em ao menos 10 estados

No RN, Lula empurra candidato e partido para os braços de Aécio; elege um aliado como "adversário"

Do Folha de São Paulo e Blog Carlos Santos

Em disputa acirrada pela reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) ficará sem apoio integral do PMDB, principal aliado do Governo Federal, em mais um terço dos estados no segundo turno.

A notícia, em formato de reportagem especial, é publicada hoje pelo jornal Folha de  São Paulo (veja na íntegra AQUI).

Segundo a matéria do jornal paulistano, Aécio Neves (PSDB) tem apoio oficial do PMDB em  pelo menos seis estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Roraima e Rio Grande do Sul.

Em outros estados deverá contar com empenho de setores peemedebistas, como em Piauí, Mato Grosso, Rio de  Janeiro e Santa Catarina.

Somados, esses estados reúnem cerca de 35% do eleitorado brasileiro, e incluem os dois redutos em que Marina Silva (PSB) venceu no primeiro turno: Acre e Pernambuco. Na Bahia, o ex-ministro de Lula Geddel Vieira Lima lidera o PMDB no apoio a Aécio.

No Rio Grande do Norte

Em relação ao Rio Grande do Norte, o jornal afirma que o PMDB está fechado no apoio à Dilma. Mas ignora um fato crucial para insatisfações no partido, de suas lideranças à base: é a propagação de mensagem do ex-presidente Lula em guia eleitoral, exaltando a candidatura do vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD) ao Governo do Estado.

A posição de Lula, num estado em que o outro candidato ao governo é o presidente da Câmara Federal e aliado de Dilma, Henrique Alves (PMDB), é vista por muitos como deselegante e politicamente irracional.

A presidente Dilma não gravou mensagem para favorecer qualquer um dos dois candidatos. Pelo menos até aqui. Mas Lula o fez, material repetido também no segundo turno em rádio e TV.

A “preferência” deixa o candidato Henrique Alves à vontade para liberar sua militância ou textualmente pregar o voto em Aécio.

Posição de Henrique

Henrique defendeu Dilma em convenção (Foto: Robson Carvalho)

Vale lembrar, que na convenção nacional do PMDB, a chapa presidente Dilma-vice Michel Temer (PMDB-SP) foi aprovada por 59% dos convencionais. Entre os apoiadores e defensores da chapa, o próprio Henrique Alves.

Contudo ficou clara a divisão do partido.

No segundo turno, o PT de Dilma e Lula sabe que cada colégio eleitoral, por menor que seja, como o Rio Grande do Norte, que representa menos de 2% do eleitorado nacional, tem importância imprescindível à vitória.

Promover o desequilíbrio, com preferência para um de seus aliados, é excluir o outro ou liberá-lo para tomar o rumo que desejar.

Temer e Lula

O vice-presidente Michel Temer, segundo o Blog apurou, conversou com o presidente Lula sobre a situação do Rio Grande do Norte ainda no primeiro turno. Ponderou para o significado da equidistância do Governo Dilma e dele (Lula) da contenda estadual, haja vista que PMDB e PSD eram aliados do governo.

Esse desconversou, saiu pela tangente.

Num segundo turno tão complicado, o PT de Lula não pode exigir fidelidade de quem resolveu eleger como “adversário”. Joga Aécio nos braços de quem hostiliza direta ou indiretamente.

Não poderá reclamar depois.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. luis claudio diz:

    POis é, á deputada Fátima traidora dos Professores foi a LUla PEDIR PARA ELE APOIAR ROBSON FAKE DESPREPARADO.
    á deputada Fátima TRAÍRA É A RESPONSÁVEL PELOS MUITOS VOTOS QUE Á PRESIDENTA DILMA IA TER E QUE RESOLVERAM VOTAR AGORA EM AÉCIO.
    SEM CONTAR QUE O PMDB foi também tráido
    OS MILITANTES DO PT são um desastre. traíras nas redes sociais.

    • ROBERTÃO diz:

      Ué com Henrique Alves e Garibaldi de bico calado,escondeu a imagem de Dilma de sua propaganda,até agora em sua campanha HENRIQUE ficou de bico calado por que tem como aliados adversários ferozes dela,ela tirou mais de 60% dos votos do estado que diferença isso faz? Quem vai votar em Aécio amigo é por que já escolheu ou recebeu ordem de seus donos para tal ação,o voto de DILMA é livre é voto de reconhecimento e gratidão.É só!

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Os resultados das pesquisas começam a fazer efeito.
    A debandada começou.
    Como o PMDB só sabe ser governo…
    Zé Buchudinho me diz que o PMDB é o partido do haja o que houver, aconteça o que acontecer, está com o vencedor.
    Tem pemedebista que diz que nunca muda. Sempre é governo. E culpa nenhuma tem se o governo é que muda.
    Daqui para o dia 25, com novas pesquisas mostrando claramente que a vitória do Aécio é certa, até NELSON NED é capaz de aparecer dizendo que é Aécio desde pequenino e cantando O QUE É QUE EU VOU FAZER DOMINGO A TARDE…
    \\\\\\
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

    • Antonio Augusto de Sousa diz:

      Meu caro Inácio, ainda feliz com sua volta ao blog, ouso discordar de você, quando você diz que o PMDB só sabe ser governo… Talvez no Ceará, onde vc morava… aqui não!

      Desde que foi eleito pra seu primeiro mandato de deputado federal em 1970, Henrique Alves, junto com Garibaldi, Agnelo Alves, seu tio, e outros próceres do partido, como Odilon Ribeiro Coutinho, Olavo Montenegro, Roberto Furtado, Magnus Kelle, Carlos Alberto (pai de Micarla), Agenor Maria, Manoel Torres, líder político em Caicó, François Silvestre, em nível estadual; num plano local, Dr. Leodécio Néo, Luís Sobrinho, Assis Amorim ( hoje, juiz aposentado), Manoel Mario, Vicente Lopes e muitos outros; num plano federal, Henrique teve um passado de resistência à ditadura militar, ao lado de líderes nacionais, tais como: Ulisses Guimarães, Pedro Simon, no Rio Grande do Sul, Marcos Freire e Jarbas Vasconcelos em Pernambuco; Rubens Medina no Rio de Janeiro, Mauro Benevides, no Ceará; Teotônio Vilela, em Alagoas, Franco Montoro e Orestes Quércia, em São Paulo e muitos outros, que lutaram contra à ditadura até o fim desta, em 1985.

      Nesse ano, com a morte do candidato Tancredo Neves, candidato do PMDB, assumiu José Sarney, seu vice, que Henrique passou a apoiá-lo, obedecendo à coligação PMDB/PFL!

      Depois houve, aliança do PMDB com os TUCANOS e com os PETISTAS. Henrique ficou ao lado desses governos obedecendo, simplesmente às diretrizes partidárias.

      Ao contrário, seu oponente, em menor tempo de atividade política (trinta anos), passou por PMDB, PDS, PMN, e agora está no PSD.

      Essa, é à verdade e nem uma outra!

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Caro Antônio
        Você mistura o brvo MDB dos anos 60 com o fisiológico PMDB de agora.
        Não dá para comparar.
        É como querer comparar o PT da Luíza Erundina, Hélio Bicudo, Heloísa Helena, Marina Silva e tantos outros políticos HONESTOS e comprometidos apenas com os interesses maiores do Brasil com o PT atual do Zé Dirceu, Zé Genoíno e que tem como líder na Câmara o deputado CUECÃO. No MDB um Jáder Barbalho seria imediamente expulso. Um Sarney não seria aceito. Muito menos um Renan Calheiros. Só falta o PMDB aceitar a filiação do Maluf. Aqui em Mossoró o PMDB tem vários filiados já condenados em primeira instãncia aguardando o julgamento de recusos. É a turma do SAL GROSSO.
        Assim como as pessoas, os partidos são dinâmicos. E em sendo dinâmicos, MUDAM!
        O próprio Lula mudou. Não resistiu aos encantos da burguesia. Ou o Lula de hoje é o Lula das portas das fábricas.? Até se prestar a informante da ditadura o Lula se prestou, conforme declarou o Delegado Romeu Tuma Junior.
        Quando digo que o PMDB é sempre governo me estribo nos últimos 20 anos ou mais deste partido.
        Um abraço.
        ////
        QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

    • ROBERTÃO diz:

      Tá com uma vontade né!? O negócio não é assim,o senhor profetizou aqui em postagem que Henrique venceria no primeiro turno,e viu!? o que aconteceu!? Urna é Urna amigo! Esses institutos de pesquisa estão fazendo uma verdadeira marmota na política brasileira,Aécio e Dilma a dois dias atrás estavam empatados tecnicamente com leve vantagem de pouco mais de 2% para Aécio segundo IBOPE E DATAFOLHA,um instituto comprado de nome SENSUS ontem dava uma vantagem de mais 17% para o mesmo!? Só podem está de brincadeira,disseram que Henrique e Robson em Mossoró estavam empatados tecnicamente,e viu o aconteceu!? Disseram que o candidato do PSOL,Professor Robério Paulino estava com 3%,o cara empalmou quase 9% e só não foi mais a frente por que parte da mídia essa a amestrada trabalhou surrupiando a verdade,as pesquisas no Brasil estão virando uma piada e estão fazendo um verdadeiro desserviço ao processo democrático,é preciso barrar pesquisas suspeitas,MARINA SILVA era com certeza,certezíssima,super dita,quase coroada a presidente da república ficou em 3ºcom uma diferença de 12,23% para o 2º colocado o Aécio Neves,ENTÃO! VAMOS PRAS URNAS! É LÁ ONDE A CORUJA DORME! E TUCANO FECHA O BICO!.É só!

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Henrique so não ganhou no primeiro turno por causa da votação supreendente do PSOL. O bom desempenho do candidato do PSOL no debate levou as pessoas mais esclarecidas a votar no mais preparado. Esta é a verdade.
        Engraçado como os PTralahas mudam ao sabor dos interesses imediatos. A Rosalba passou de diabo a santa.num piscar de olhos.
        Só falta agora os PTralahas dizerem que nunca houve ROUBO na PTrobrás e que a Dilma ainda vence esta eleição.
        Desta turma tudo se pode esperar, não é José Dirceu?
        Zé Dirceu não vai poder responder? Está na PAPUDA? Está?
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        //////
        QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
        É PRECISO ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

      • Antonio Augusto de Sousa diz:

        Meu caro Robertão, boa tarde pra vc também!!!

        Eu não PROFETIZEI NADA!!! Pois quem profetiza é babalorixá!!

        Eu fiz umas duas ou três projeções baseadas em NÚMEROS, cara, NÚMEROS das PESQUISAS do IBOPE!!!

        Já que o senhor tá me “acompanhando” no blog ( o que muito me honra), eu te lembro que discordei até de Henrique, quando este baseado no INSTITUTO CERTUS, anunciou vitória em Areia Branca por duzentos mil votos de maioria no primeiro turno, lembra-se??? Eu disse que esperava entre 50 e 100.000 votos, me baseando até então, nos 4% de Robério.

        Só que Robério subiu pra 5% (+ ou – 3, ou 8% na margem de erro, entendeu??? Deu 8%! Absolutamente certo o IBOPE!. 8% de Robério, igual a 126.000 votos do mesmo. Confere?? Se tivesse dado os 4, da pesquisa anterior, Robério teria tido em torno de 60.000 votos. Enrique teria ganho o primeiro turno por 20.000 votos já que sua maioria foi de 80.000 votos, entendeu? Projeçao, cara, projeção, baseada em números da pesquisa, que é nada menos, nada mais do que UMA FOTO DO DIA em que está sendo realizado ESTA, PODENDO MUDAR NA SEGUINTE, E ASSIM POR DIANTE!!!

        Lembro, entretanto, que me surprendi com o resultado em Mossoró. Estava nos “meus planos”, no máximo 10.000 votos! Nem Silveira, nem Rosalba, esperava essa maioria. Tenho CERTEZA!!!

        Um abraço, lembrando que tenho você, Avelino, como ELEITORES adversários, NÃO como INIMIGOS!!!

        Um abraço. Que VENHA O IBOPE, QUARTA!

  3. luis claudio diz:

    QUE AS CRIANÇAS DE HOJE TENHAM UM FUTURO MELHOR …………..COM MAIS SAÚDE…MAIS EDUCAÇÃO…………
    SEUS SONHOS …….SEJAM DE ESPERANÇA……POR UM RN,…POR UM BRAISL……..E UM MUNDO MUITO MAIS HUMANO E MELHOR…………

    QUE TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO TENHAM UM FELIZ DIA DAS CRIANÇAS……………

  4. AVELINO diz:

    Ainda penso ser em represália ao que fora chamada de “incompetenta” pelo chefe pinguço do Lularápio que a megera da Dilma agora quer detonar e falir de vez o pinguço que ficou milionário em apenas 8 anos.. Dilma disse no debate da BAND que, se eleita: “vou criar mecanismos para punir exemplarmente COM CADEIA o agente público que enriquecer incompativelmente com os seus ganhos salariais”…

    Isso foi diretamente pra Lula, metalúrgico aposentado por invalidez do INSS e hoje milionário dono do Frigorífico FRIBOI e terras no MT com milhares de cabeças de gado, né, não??? Agora, pra falir de vez o seu frigorífico, Dilma e o seu governo tenta controlar a volta da inflação recomendando à população “deixar de comer carne” e voltar a comer OVO”… Vixe do ódio!!!

  5. TOMAZ diz:

    Eu voto 15 e Aécio.O PT já escolheu o lado dele.

  6. ARNALDO LOPES diz:

    Se o PMDB,não declarar apoio a Aécio,o sr Henrique vai perder. Assim como Eunício no CE.. O PT já está do outro lado…..

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Se as pesquisas continuarem a mostrar a ascensão do Aécio e a diferença ultrapassar os 25%, TODOS os candidatos que estão disputando segundo turno darão um grito de independência e assumirão a candidatura do Aécio. Até porque os prefeitos não irão querer bater de frente com os futuros governadores e, menos ainda, com o Presidente da República virtualmente eleito.
    Para desmontar a empáfia do PT basta uma campanha de esclarecimento nas cidades pequenas do Nordeste GARANTINDO que o Bolsa Família não vai acabar e que o futuro Governador RENUNCIARÁ caso o Bolsa Família se acabe.
    Isto feito com documento firmado em cartório.
    Aguenta abuso de candidata já derrotada quem quer e gosta.
    /////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO.
    O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.

  8. EMANUEL MORAIS DE SOUZA diz:

    PMDB É O PARTIDO MAIS SAFADO DE TODOS SÓ VAI PRA QUEM TA GANHANDO,QUANDO VER QUE A COISA TA FEIA ELE PULA DE LADO….

Trackbacks

  1. […] Nota do  Blog Carlos Santos – Já no Rio Grande do Norte, o “caldo” deve engrossar (veja AQUI). […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.