A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional do RN, resolveu agir com maior rigor, indo além de uma Nota Oficial como veiculada no dia passado, em relação ao presidente afastado da Subseccional de Mossoró da instituição, Hermeson Pinheiro. Nesta quinta-feira (30), a OAB/RN anunciou três medidas que o atingem.
Suspensão liminar do registro de advogado por 90 dias, não podendo exercer qualquer atividade relativa à profissão;
Instauração de um processo ético e de apuração dos fatos;
Afastamento de suas funções institucionais na OAB de Mossoró, o que já tinha acontecido ontem, tendo assumido a presidência a sua vice, advogada Diana Paula.
Em pronunciamento em redes sociais, o presidente e a vice-presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros e Lidiana Dias, anunciaram as sanções, além de manifestarem solidariedade a mulheres vítimas de violências física e moral.
O caso
Através de vídeo que veio à tona em redes sociais nessa quarta-feira (29), Hermeson Pinheiro surge como protagonista de briga em plena madrugada do último sábado (25), à Rua Rita Silvana de Moura, Nova Betânia, em Mossoró. Imagem mostra ele esbravejando e agredindo fisicamente uma mulher, que seria sua esposa (nome preservado), além de jogar o celular dela em via pública.
O incidente ficou mais grave, porque outros vídeos foram veiculados em redes sociais, retratando situações ainda mais graves. Neles, com dois carros parados paralelamente, outra mulher (nome preservado) aparece em cena no interior do veículo do advogado. De lá, ela foi retirada sob insultos e pancadaria da suposta esposa de Hermerson.
Foi o grito de quem estava filmando furtivamente a violência, alertando que “a polícia” estaria a caminho, que levou o advogado a sair com seu carro em velocidade repentina, seguido por sua mulher (?) noutro veículo.
Enquanto isso, a provável amante de Hermeson Pinheiro ficava para trás sem qualquer assistência, jogada num canto de calçada, quase desacordada. Foi socorrida por policiais militares.
Leia também: Agressão à esposa provoca afastamento do presidente da OAB
O presidente afastado da OAB não emitiu qualquer pronunciamento em sua defesa própria. Até endereço seu em rede social sumiu. Expectativa é de que ele se manifeste sobre o incidente rumoroso que compromete sua carreira e biografia.
Faça um Comentário