domingo - 22/09/2013 - 09:33h
Antes da posse

Reitor da Uern procura ampliar vagas para Medicina

Uma semana antes de assumir o cargo, o reitor Pedro Fernandes busca o fortalecimento da luta pela ampliação das vagas do Curso de Medicina, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E neste sentido, vem conversando com a bancada federal do Rio Grande do Norte.

Fátima (à frente da mesa) e Pedro (de lado) discutiram tema importante

Neste sábado (21),  o reitor se reuniu com a deputada federal Fátima Bezerra (PT), a quem pediu apoio para que a Uern possa oferecer mais uma turma de Medicina, conforme decisão aprovada pelo colegiado da Faculdade de Ciências da Saúde.

Pedro Fernandes argumentou que para passar das atuais 26 vagas para 60, como foi proposto na semana passada, a Universidade vai precisar do apoio do governo federal. E para isso espera contar com o parlamento potiguar na procura de condições para dobrar as vagas, nos Ministérios da Saúde e de Educação.

Pedro Fernandes explicou que com a criação das novas vagas, a UERN precisa aumentar a infraestrutura, como laboratórios, por exemplo. Para isso, a parceria do Mec e Ministério da Saúde, órgãos que já foram contactados, é essencial.

Expansão

No entendimento do Reitor, a Uern pode perfeitamente se  enquadrar no programa de expansão dos cursos de Medicina das universidades brasileiras para suprir a falta de médicos no interior do país.

“Temos  conceito 5, a avaliação máxima do curso no país, afirma Pedro Fernandes, atestando a qualidade de Medicina da instituição.

“Nós precisamos formar médico com o perfil generalista, humanista,  e na hora em que interiorizamos o curso de Medicina, o jovem formado tem muito mais vocação e identidade com o exercício da profissão. É meritória essa iniciativa da UERN e conta com meu total apoio”, assegurou a deputada, acrescentando que esse é um dos direcionamentos do Programa Mais Médicos que visa levar assistência imediata aos municípios e ações estruturantes, como essa da Universidade do Estado.

Além do curso de Medicina, o professor Pedro Fernandes  pediu apoio para o movimento em favor de financiamento federal para as universidades estaduais, em especial, a Uern. O encontro entre o reitor e a deputada também contou com a participação do diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, médico José Hélio Cabral; futura chefe de Gabinete da Uern, professora Fátima Raquel, vereador Luiz Carlos de Mendonça Martins (PT) e do novo presidente da Associação dos Docentes (ADUERN), professor Valdomiro Morais.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Pedro Fernandes

Nota do Blog – Excelente, professor Pedro.

Mas aproveito a oportunidade para lhe pedir maior rigor no processo seletivo de ingresso na Uern, principalmente para o curso de Medicina. Continuam existindo fraudes, a porteira continua aberta. Há anos este Blog denunciou a situação. O caso chegou ao Ministério Público e parece que o problema continua sem solução.

O acesso especial para alunos de escolas públicas tem sido utilizado desde o princípio como atalho para gente abonada, que não cumpre com essa exigência legal. São vagas suprimidas de quem realmente as merece e atende aos critérios exigidos.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.