terça-feira - 08/11/2011 - 14:30h
Pobres mossoroenses!

Saúde de Mossoró fica em 151º lugar entre 167 municípios

Por Higo Lima (Jornal de Fato)

Há tempos se discute a realidade da saúde pública em Mossoró e a fragilidade refletiu no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDME) divulgado nesta semana com base também em outros dois critérios: Educação e Geração de Emprego e Renda.

Embora o município tenha configurado a segunda melhor posição do Estado, perdendo apenas para a média geral de Natal, quando o critério medido é Saúde, o rendimento da cidade cai para a posição 151º entre os 167 municípios estudados no Rio Grande do Norte.

Os números são referentes a 2009 e, mesmo assim, a situação é pior que o ano anterior estudado pela Firjan, com variação negativa de 0,5% em relação a 2008.

Já em relação à Educação, o município aparece em décimo nono lugar em comparação com as demais cidades do Estado. O índice é comemorável, uma vez que o percentual cresceu quase 2% entre os anos de 2008 e 2009.

Nesse critério, o ranking é liderado pela cidade de Santana do Seridó, que na classificação geral cai para a 16ª posição.

O indicador (da Firjan) classifica o crescimento das cidades em quatro situações, indo das cidades com baixo percentual de desenvolvimento até aquelas cidades com alto nível. Mossoró está no grupo de cidades com desempenho moderado, se enquadrando na realidade de um quarto das cidades da Região Nordeste.

A Firjan atribui índice de 0 (baixo desempenho) a 1 (alto desempenho), cujo desempenho da cidade é de 0,7364 considerando os três critérios. O número, por sinal, é superior a média geral do Rio Grande do Norte, com 0,6647. Mesmo assim, na média histórica dos últimos cinco anos, Mossoró vem numa curva decrescente caindo quase 0,5 pontos em relação ao desempenho do ano anterior.

No índice deste ano, referente a 2009, foi registrado o pior desempenho, desde 2005. Se comparado com todos os municípios brasileiros, Mossoró ocupa a posição 869ª entre os mais de cinco mil municípios. Já a capital, Natal, se posiciona em 14ª posição entre as capitais brasileiras, o terceiro melhor desempenho entre as capitais nordestinas.

Nota do Blog – Será que os inquilinos da Prefeitura de Mossoró vão processar jornalista, Jornal de Fato e a Firjan por essas informações que apenas confirmam o que qualquer pessoa razoavelmente bem-informada sabe?

Há poucos anos, a própria Prefeitura de Mossoró entrou com ações de interpelação contra mim, porque divulguei que veículos do Samu estavam sucateados. Dias depois, o Jornal de Fato ratificou a matéria, mas os donos do poder preferiram apenas fustigar a mim, aparelhando o Judiciário em seu intento.

O delírio da “Metrópole do Futuro” a cada dia se volatiza mais.

Falta só a mídia amestrada e seus jagunços informarem que o petróleo, o sal, o solo fértil, o calcáreo, as águas mães e outras riquezas naturais do município foram concessões divinas obtidas pela prefeita de direito “Fafá” Rosado (DEM), após audiência com Deus, na companhia do seu irmão e prefeito de direito, o agitador cultural Gustavo Rosado (PV), que teria se sentido “em casa”, de igual para igual.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. HENRIQUE diz:

    POBRE DE MOSSORÓ!.A SAÚDE EM NOSSA CIDADE, É UMA VERGONHA.ESPERAMOS, QUE A GOVERNADORA,QUE É MOSSOROENSE. FAÇA, ALGO MELHOR NO SETOR DE SAÚDE. PQ DO JEITO QUE TÁ, NÃO DÁ MAIS.

  2. johnnatas mikael lopes diz:

    Acho que a Saúde de Mossoró está carecendo de ir para UTI, pelo estado avançado de gravidade. Difícil será conseguir um leito pra ela…… talvez necessite de ser enviada para Russas-CE com urgência….. Mas não tem ambulância……

  3. immanuel skiller diz:

    Bela matéria, Carlos.
    Pobre Mossoró!
    Cadê o dinheiro da arrecadação, o gato comeu!?!

  4. ze roberto diz:

    Saúde? “Esse é o jeito certo”

  5. ana santos diz:

    Meu Deus!!!
    nós ñ conseguimos uma consulta, um exame, imagine..
    quem disse isso é,pq pode pagar plano de saúde!!!!!!!
    É uma vergonha!!!!!!!!!!!! mudaaaaaaaaaaa mossoró!!!!!!!!!

  6. fernando fla diz:

    Se fosse 51, seria uma boa ideia.Mas, se tratando de 151, éuma má administração.São sessenta anos de Rosado.Deveria ser um mar de “ROSAS”. É a marca da Rosa por onde pssa.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.