quinta-feira - 15/08/2024 - 07:38h
Podres poderes

Suspensão de emendas eleva conflito entre Congresso e STF

Ilustração da Web

Ilustração da Web

Do Canal Meio e outras fontes

A tensão entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Legislativo, agravada pela pressão contra o ministro Alexandre de Moraes, subiu ainda mais ontem. Atendendo a um pedido do PSOL, o ministro Flávio Dino suspendeu todas as emendas impositivas apresentadas por deputados e senadores ao Orçamento da União até que o Congresso edite novos procedimentos de transparência, rastreabilidade e eficiência desses recursos. Ficam de fora somente recursos de obras já iniciadas e em andamento ou ações para atendimento de calamidade pública.

As emendas impositivas são aquelas que o governo é obrigado a executar e incluem as chamadas emendas PIX, as individuais e as de bancada. Em 2024, R$ 49 bilhões ficaram nas mãos do Congresso por via dessas ferramentas. Dino já havia exigido transparência nas emendas PIX e acha que o sistema atual tira grande parte da liberdade de decisão do Executivo sobre a implementação de políticas públicas, violando o princípio da separação de Poderes. (Globo e g1)

Retaliação

O Congresso partiu imediatamente para a retaliação. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) rejeitou uma Medida Provisória que aumentava as verbas do Judiciário. Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vão se reunir amanhã para traçar reações jurídicas à decisão de Dino. Mais cedo, a Câmara adiou a votação dos destaques da segunda etapa da regulamentação da reforma tributária, que estava prevista para ontem. De acordo com líderes partidários, não há nova data prevista. Enquanto isso, o Executivo tenta se desvincular da briga entre os outros Poderes. (Globo)

César Felício – colunista: “Como em outros episódios recentes, o Supremo age em bloco ante ameaças potenciais a um de seus integrantes. Segue a frase atribuída a Napoleão Bonaparte: ‘cercado, ataco’. O noticiário negativo contra Moraes aportou no Congresso em um momento em que deputados e senadores estudavam alguma fórmula de reagir à ofensiva de Dino contra o poder do Legislativo sobre o Orçamento, algo que não começou nesta quarta-feira, mas sim há cerca de um mês, quando o ministro anunciou que suspeitava da sobrevivência por meio de outros nomes das ‘emendas de relator’, mecanismo pelo qual se processava o orçamento secreto”. (Valor)

Impeachment, não

Em que pese o mal-estar provocado pelo vazamento das conversas de assessores de Alexandre de Moraes cruzando informalmente entre STF e TSE investigações contra bolsonaristas, a cúpula do Senado já descartou a possibilidade de impeachment do ministro, defendida pela oposição. Otto Alencar (BA), líder do PSD, maior bancada na Casa, chegou a afirmar que Moraes “tem crédito” pela defesa da democracia. “Estou olhando os fatos. As declarações dele que eu vi me convencem de que não há necessidade, absolutamente, de impeachment nem de CPI”, disse. (Folha)

Mais cedo, a oposição havia decidido mudar de estratégia e adiar ao máximo um pedido de impeachment do ministro, a fim de reverberar as críticas a sua atuação e usá-las como ferramenta nas eleições municipais. Além disso, pesou a constatação de que, caso Moraes fosse afastado, o presidente Lula (PT) indicaria mais um aliado para o Supremo. (Meio)

Moraes dá sua versão

No início da sessão de ontem do STF, Moraes se manifestou sobre o caso e disse que o “caminho mais eficiente para a investigação naquele momento era a solicitação [de relatórios] ao Tribunal Superior Eleitoral” e que “naquele momento a Polícia Federal pouco colaborava”. “Seria esquizofrênico eu, como presidente do TSE [à época], me auto-oficiar”, afirmou. O presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, e o decano, Gilmar Mendes, também se manifestaram a favor do colega. (Folha)

Vera Rosa – colunista: “Ministros do STF avaliam que as acusações envolvendo Moraes vão recrudescer os ataques à Corte e mostram preocupação com os desdobramentos do caso. Embora em público os magistrados defendam Moraes, nos bastidores mais da metade acha que ele deveria concluir logo os inquéritos das fake news e das milícias digitais, que atingem Bolsonaro, e não esticar mais a corda”. (Estadão)

Leia tambémMoraes usou atalho não oficial para investigações de bolsonaristas

Nota do BCS – O modelo de democracia representativa do Brasil implodiu há tempos. A separação dos poderes e o papel de cada um, também se esfarelou. Lá embaixo está o povo.

Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Os de sempre da extrema direita, aqueles moralistas de goela que não se comprazem em saber que o orçamento secreto, seus privilégios e suas gangues dentro do Congresso nacional estão com os dias contados.

    Rogério Neo- escravocrata Marinho, por exemplo deve estar com os seus dentro do Congresso nacional inclusive contando com o Suposto Messais, conspirando 24 horas por dia a serviço dessa gente sebosa, golpista, odienta e odiosa que arrota moralidade. mas que em verdade, sempre fazem e fizeram da sua plataforma política e do seu modus operandi o pleno e constante assalto, espoliação e saque aos cofres públicos.

    Não à toa eles de tudo fizeram para que então Ministro da justiça e hoje Ministro do S.T.F. Sr. FLÁVIO DINO, não fosse , indicado, sabatinado e aprovado pelo Senado quando da sabatina no Congresso nacional, finalmente sendo nomeado pelo Presidente Luiz Inácio LULA da Silva à prestar relevantes serviços junto a nossa Corte Suprema.

    Nesse desiderato, infelizmente, eles, os de sempre da extrema direita, mais uma vez se constata, contam com a Cumplicidade da chamada grande imprensa, esta, que ante sua pequenez histórica, cada vez mais se torna um Pigmeu no campo da informação realmente democrática e a favor do conjunto da sociedade brasileira.

  2. Marcos Pinto. diz:

    Diante todo este nauseabundo cenário, urubus pedem lenço. É mentira TERTA ?.

  3. Lair Solano Vale diz:

    Se tem gente na direita com as qualidades que o Sr Dr admirador de petralhas diz que tem , como serão as figuras da esquerda ?
    Com Deus acima de tudo pode ser que o Sr tome juízo e deixe de escrever tanta B ou M.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Como não poderia deixa de ser, na absoluta falta de argumentos, o Sr. LAIR SOLANO DO VALE QUANTO PESA, claro, como todo extrema direita odiento, excludente, reacionário e ressentido, tenta se esconder no enfadonho, mentiroso e cínico Jargão: Deus Pátria Família e Propriedade…

    Desde priscas eras os nossos extremistas Tupiniquins, aqui chamados Udenistas, mais precisamente as GALINHAS VERDES, usavam e abusavam desse Slogam que mais atua como alienante e alucinógeno que qualquer reles mantra repetido ad-nauseam

    Nesse contexto oportuno demarcar…

    O uso e abuso da religião, sempre foi o valhacouto preferidos dos canalhas, especialmente os da extrema direita…

    Aos desavisados de plantão…
    Não esqueçam…

    Este era o Lema Manjado Lema do mais conhecido de todos, ninguém mais ninguém menos…

    Adolf Hitler….!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.