Por François Silvestre
Conhecer pessoalmente o cineasta e escultor Vladimir Carvalho foi de uma alegria inescondÃvel, como diria o erudito “seu” Valdomiro. Vlado, como é tratado pelos amigos, é daquelas pessoas que você, ao conhecê-la, imagina ser amigo de infância. De uma simplicidade cativante, sem qualquer pose que o currÃculo e a história de vida naturalmente autorizariam.
Vem à memória a figura de outro amigo também possuidor do dom da simplicidade. Dominguinhos.
Vladimir teve vida difÃcil, tÃpica de nordestinos retirantes. Seu pai, Mestre LuÃs, faleceu muito jovem. Sua mãe, Dona Mazé, ficou viúva com um filho de colo. Walter, que é uma espécie de irmão-filho de Vladimir. Também artista igual ao pai e ao irmão. FamÃlia de arte e genialidade.
O filme “No paÃs de São Saruê” foi censurado e preso. Vladimir viveu a clandestinidade, com o apelido de Zé dos Santos, viveu de esculpir esculturas sacras.
Foi ele quem deu guarida e conseguiu evitar a prisão da viúva de João Pedro, Dona Elizabete, cuja morte do marido motivou o filme “Cabra Marcado para Morrer”. Vladimir participou da elaboração do filme.
Sua obra é vastÃssima. E a convivência também. Com Glauber Rocha, Arnaldo Jabor, Caetano Veloso, Ruy Guerra e muitos outros. “O homem de Areia”, sobre José Américo de Almeida. “O Evangelho segundo Teotônio”, sobre Teotônio Vilela. O “Engenho de Zé Lins” e vários outros filmes.
Dentre obras curtas e longas, é reconhecido, por colegas e crÃticos, um craque da cinematografia de roteiros. Além de ser, herança do pai, um excelente escultor.
Vladimir Carvalho é um sertanejo do mundo, que não por acaso nasceu no Nordeste. Um paraÃba da ParaÃba, que orgulha a cultura do Brasil.
François Silvestre é escritor
Muito prazer em conhecê-lo, Vladimir Carvalho. Bonita a sua história!
François Silvestre, precisamos apresentá-lo às nossas filhas apreciadoras da cinematografia de roteiros.
Raissa já conhecia e eu também, só que não pessoalmente. Se vc buscar na internet vai ficar surpresa com a figura.
Ok. Falarei com Fernanda que, com certeza, também o conhece. Figura rica, no melhor sentido da palavra.
Transmita para Fernanda beijos da turma da cá.
Ok…