• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
domingo - 30/11/2008 - 21:31h

Iberê aguarda regras para disputar governo estadual

O vice-governador Iberê Ferreira (PSB) evita precipitações.

Mas está de olho na disputa ao governo em 2010.

Saiba mais detalhes AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Entrevista/Conversando com...
domingo - 30/11/2008 - 21:29h

Promotor acha que câmara deve assumir responsabilidade

Para Eduardo Medeiros, titular da 11ª Promotoria do Patrimônio Público de Mossoró, “o MP está cumprindo seu papel”.

Ele refere-se à investigação, na tentativa de moralizar o funcionamento da Câmara de Mossoró. De antemão, em conversa com o Blog, diz que a eleição para a mesa diretora é uma tarefa dos próprios vereadores.

“Eles devem fazer sua escolha. Devem assumir se querem um nome que daqui a pouco estará respondendo a certas denúncias…”

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 30/11/2008 - 21:27h

Marcco defende nome limpo para Câmara de Mossoró

Secretário-executivo do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO), Carlos José Cavalcante dá um conselho. É dirigido aos vereadores eleitos de Mossoró.

Recomenda que os vereadores “exercitem o princípio constitucional da moralidade, que regula a ética do agente público, no caso da escolha do presidente da câmara.”

Ele fala sobre o assunto na nova edição do Jornal Página Certa.

“Dessa forma os eleitos poderão evitar maiores desgastes com a sociedade, ao impedir que um dos investigados na Operação Sal Grosso seja eleito presidente”, acrescentou.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 30/11/2008 - 21:23h

Pensando bem…

“Seja agradável com as pessoas, enquanto estiver subindo, porque você cruzará de novo com elas quando estiver descendo.”

Wilson Mizner

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet
domingo - 30/11/2008 - 21:20h

O fim do Afim tem alto preço

Como era de se esperar, a mídia mossoroense ignora a sentença de morte dada ao Abatedouro Frigorífico e Industrial de Mossoró (AFIM). Não se dimensiona o tamanho da decisão.

O projeto que trata do assunto aportou na Câmara de Vereadores no início da semana passada, segunda (25). Virou apenas notícia burocrática. Matéria anunciativa, como tecnicamente os manuais de jornalismo definem as reportagens produzidas sem qualquer traço analítico-opinativo, apenas em cima do factual.

A prefeita Fafá Rosado (DEM) vai entrar para a história, com a conivência de uma câmara solerte, servil e inconseqüente, como a gestora que pôs fim a um grandioso e importante patrimônio público.

A sociedade, como é comum, praticamente ignora o feito. A imprensa apenas noticia, sem um pingo de poder crítico e incapaz de provocar o debate. É conivente.

A proposição trata da liquidação e extinção do Afim, instalado há 23 anos pelo então prefeito Dix-huit Rosado, tio da atual governante.

Com sua visão de futuro, Dix-huit pensou num equipamento público que assegurasse melhoria sanitária no abate de animais, além de ensejar a produção de embutidos e outros derivados, para atendimento à população mais carente. Viu longe, ao contrário da sobrinha sem bússola.

Ao longo do tempo, o Afim foi gradualmente sendo morto. Coisa intencional.

Agora, contudo, Fafá Rosado assume o poder supremo de aniquilá-lo de vez. Talvez a intenção seja abrir caminho à instalação de abatedouros privados, beneficiando sabe-se lá quem. Coisa “da gente”.

Mossoró pode ser condenada a comer “carne de moita” como no passado mais primitivo da aglomeração humana, que deu origem à cidade, há quase dois séculos. Uma pena.

Essa decisão é tomada num momento em que o governo federal desencadeia amplo programa de incentivo, subsidiado, para construção e montagem de abatedouros nos mais de 5.550 municípios do país. A iniciativa é sensata. Procura eliminar o abate e venda de animais sem origem segura.

Pior é testemunhar uma comunidade inteira, com mais de 240 habitantes, acompanhar tudo isso inerte, de braços cruzados, como se nada a alcançasse.

Pobre Mossoró!

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
domingo - 30/11/2008 - 21:12h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

O Bate-papo, um dos bons bares de Mossoró, vai promover o Terça do Samba, na terça (2). A atração é o grupo “Faixa Nobre”. Será a partir das 21h. Sucesso.

Está confirmada a VII Grande Vaquejada de Baraúna, no “Parque Chico Branco”. O evento acontecerá entre 19 e 21 de dezembro, com atrações como a concorrida banda “Aviões do Forró”.

O veraneio em Tibau, que começa a dar os primeiros passos nesse dezembro, terá movimentação no eixo Manibu Acqua Park e Arena Show. O primeiro na Praia do Ceará e o segundo a ser montado à entrada da cidade do Tibau. Pop-rock e forró devem ser o forte da temporada.

Obrigado à leitura deste Blog ao comerciante José Maria Viana, jornalista Lúcia Rocha e odontólogo Marcelo Duarte.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
domingo - 30/11/2008 - 21:08h

Ex-tesoureiro de Rosalba Ciarlini fica em Mossoró

Converso com a vereadora não-reeleita Arlene Souza (DEM) e ela garante: seu marido, João Henrique Maia, fica em Mossoró.

“Não procede a informação de que ele irá compor equipe da prefeita Micarla de Souza (PV)”, diz. Os planos de João, que foi durante muitos anos tesoureiro da Prefeitura de Mossoró, período Rosalba Ciarlini (DEM), é atuar na advocacia.

Arlene adianta que João Henrique monta escritório ao lado de outros bacharéis em direito. Mantém-se em Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 29/11/2008 - 17:51h

Máquina de fazer doido

Das duas, uma: boa parte de nós tem que pedir desculpas ao empresário Mário Rosado ou se assumir como débil.

Explico: o hábito de usar dois aparelhos celulares ou até mais, é algo que se generaliza. Sou um dos componentes dessa manada, que tem gente de todas as classes sociais como adepta.

Isso é também sinalizador da incapacidade das operadoras em conseguirem a fidelização do cliente, em face dos péssimos serviços prestados por todas. Sem exceção.

O nome de Mário vem à baila, porque há uns dez a 12 anos ele aportava em Mossoró do eixo Rio-São Paulo com três aparelhos celulares. Ganhou o epíteto de “doido” por esse e outros hábitos. Hoje, somos um pouco lelé da cuca.

Para onde se olha é possível ver alguém sacando essas maquininhas e sentir uma barafunda sonora.

Devagar vou procurando me curar dessa insanidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet
sábado - 29/11/2008 - 17:42h

Shopping maltrata trabalhadores, diz webleitor

Um fiel webleitor, além de frequentador diarista do Mossoró West shopping, tem grave denúncia a fazer, usando este endereço. Leia-o abaixo:

Estamos assistindo todos os dias em pleno Século XXI, nas barbas do Ministério Público e Delegacia do Trabalho, além da imprensa, uma cena altamente desumana.

Vou lhe contar: Os porteiros do estacionamento do West Shopping trabalham nos horários de 8 as 16h, sem nenhuma proteção contra o sol. Ainda bem que Mossoró é uma cidade fria.

O tratamento dado a essas pessoas é inaceitável. Umas sobrinhas utilizadas antes se deterioraram e a administração do shopping não fez a reposição por novas.

As autoridades precisam reagir.

Fernando Lins

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sábado - 29/11/2008 - 17:34h

Nomenclatura e organograma pouco valem

A reforma administrativa da Prefeitura de Mossoró pouco ou nada vale, sem efetivo comando, foco e planejamento. São apenas nomenclaturas e organograma.

O diferencial de qualquer gestão pública está no seu líder. Afinal de contas, quem administra a Prefeitura de Mossoró?

Qualquer pessoa medianamente bem-informada das coisas do pindorama mossoroense, não titubeia na resposta: trata-se do agitador cultural Gustavo Rosado.

Ele tem talento, capacidade intelectual e espírito de liderança para uma tarefa tão ingente? 

Não se pode tirar de Gustavo, o mérito de ter assumido o poder em lugar da própria irmã, a prefeita Fafá Rosado (DEM). Também atropelou irmãos teoricamente mais preparados, como os empresários Tasso e Edmur Rosado, além do também secretário (Controladoria) Noguchi Rosado.

O cunhado, deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), marido de Fafá, também não foi páreo para Gustavo.

Ponto para ele.

Entretanto é certo que lhe falta capacidade gerencial. É pobre ainda em termos de tirocínio político. Confunde poder com mando. Em terra de cego, porém, enxerga e se apresenta como soberano, em face da debilidade da prefeita de direito, de Leonardo e os demais “generais” dessa facção política.

A segunda gestão de Fafá não vai melhorar ou piorar em face da reforma. A grande mudança precisaria ocorrer em termos de mentalidade. A máquina continuará emperrada, arrastando-se como um mastodonte, devido à centralização doentia nas mãos de Gustavo.

O bordão picaresco “choque de resultado”, adotado antecipadamente pelos porta-vozes do governismo, antecipa a pobreza do que vem por aí. Até o momento, a prefeita de direito e o prefeito de fato estão muito aquém das aspirações de um município pólo como Mossoró.

Em sua equipe, quase ninguém se destaca nem brilhará, porque não é dado a nenhum auxiliar o direito de eclipsar pelo trabalho e talento, os donos do pedaço. Mas será que alguém despontaria, com oportunidade para tal?

Faz-me lembrar a visão inversa do célebre empreendedor irlandês, que venceu nos Estados Unidos, Andrew Carnegie. Em seu túmulo, a lápide tem essa inscrição: “Aqui jaz um homem que soube rodear-se de outros mais capazes que ele próprio”.

Um vencedor no plural, sem medo de se cercar dos melhores e os incentivando ao êxito.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
sábado - 29/11/2008 - 17:24h

Reforma extingue órgãos e cria nova secretaria

Pelo que é possível observar do projeto de reforma administrativa da Prefeitura de Mossoró (veja matéria abaixo), as mudanças não são profundas. A mentalidade é a mesma.

Serão extintas as gerências executivas da Gestão Financeira, da Infra-estrutura e Desenvolvimento Urbanístico, dos Serviços Urbanos, Turismo e Compras e Materiais. Também devem nascer a Secretaria da Defesa Social e a Gerência Executiva da Cultura (desaparece a Fundação de Cultura).

O Abatedouro Frigorífico e Industrial de Mossoró (AFIM), criado em 1985, pelo então prefeito Dix-huit Rosado, será liquidado e extinto.

Com a reforma, a prefeitura ficará com as seguintes secretarias: do Gabinete Civil; Cidadania; Tributação; Planejamento; Orçamento e Finanças;  Desenvolvimento Territorial e Ambiental; Administração e Gestão de Pessoas; Desenvolvimento Econômico; Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes; Defesa Social.

A Secretaria da Cidadania continuará sendo a super-pasta do governo. Abrigará a Cultura, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, além da Gerência da Juventude, Esporte e Lazer.

A segunda em concentração de organismos correlatos é a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, acomodando em seu entorno a Fundação de Geração de Emprego e Renda (FUNGER); Gerência de Turismo, Indústria e Comércio; Gerência da Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos.

* Aguarde postagem analítica sobre esse projeto de reforma.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 29/11/2008 - 17:17h

Reforma prioriza concentração de poder

O governo da prefeita Fafá Rosado (DEM) aguarda aprovação do projeto de lei de reforma administrativa. A matéria chegou à Câmara Municipal.

Na verdade, o modelo adotado coloca em evidência aquilo que tem sido fácil notar até aqui, em termos de gestão: o interesse é centralizar e concentrar o poder, engessando mais ainda a máquina gerencial.

Tenho dito e repetido isso há tempos. A reforma confirma minha tese.

Essa facção política não confia em ninguém, nem delega poderes, apenas instrui gente para tarefas.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
sábado - 29/11/2008 - 17:13h

Fotojornalismo, da idéia à edição

O fotógrafo e jornalista Cezar Alves (Jornal de Fato) organiza uma Oficina de Fotojornalismo para os dias 12, 13 e 14 de dezembro, no Auditório do Hotel Sabino Palace. A primeira palestra será das 19h às 22h.

No dia 13, os alunos vão fotografar.

No dia 14, será a oficina de edição de fotos das 14h às 18h.

Enfim, a oficina vai tratar do fotojornalismo da idéia à edição.

Quem ministrará a oficina é Flávio Rodrigues, formado no Instituto de Fotografia de Nova Iorque. Ele foi fotógrafo de Veja e por quase uma década editor do Jornal do Brasil. Trabalhou em vários países, é poliglota e na área de editoria de fotografia no Brasil, é dos profissionais mais respeitado.

Excelente, Cézar. Vou me organizar para acompanhar parte dessa promoção.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
sábado - 29/11/2008 - 17:10h

Pensando bem…

“Para predizer o que vai acontecer é preciso saber o que ocorreu antes”.

Nicolau Maquiavel

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
sábado - 29/11/2008 - 17:09h

Privatização de lucro e estatização de gastos

Até o final da primeira quinzena de dezembro a Prefeitura de Mossoró lançará edital para o que denomina de “privatização” do “Cidade Junina”. É algo muito aguardado.

O cidadão-contribuinte deve ficar atento à iniciativa.

Em essência ela é sadia, mas pode vir carregada de vícios comuns à gestão da prefeita Fafá Rosado (DEM). Transparência administrativa não passa de retórica, pura alegoria disseminada pela mídia aparelhada.

Meu temor é que terminem privatizando os lucros e estatizando os gastos. Uma promoção dessa natureza deve ser preservada, mas não pode continuar sendo prioridade dos cofres públicos, quando por aqui serviços básicos são precários.

Em outros centros que apostam no turismo de eventos, com investimento maciço nos festejos juninos, há uma conjunção de interesses de empreendedores com governos. Podemos citar Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) como os mais notórios êxitos, com aumento no meio circulante.

Mossoró até hoje não atingiu esse estágio, pois vive mais do uso da festa para potencializar a imagem do ocupante da prefeitura. Somos vítimas permanentes dessa luxúria com o dinheiro público.

O máximo que se conseguiu até o momento foi atrair pequenas caravanas de fãs de artistas, advindas de municípios próximos. Não esqueçamos, também, de assinalar que diversos serviços precisam estar em pleno funcionamento.

Para garantir o interesse do turista, é significativo termos aeroporto com linhas em funcionamento, rede hoteleira, restaurantes, transporte e saúde de qualidade. Deve ser apavorante aportar numa cidade onde uma simples fratura no pulso precisa ser reparada a mais de 120km; água potável começa a escassear e a segurança pública é um deus-nos-acuda.

A privatização não é uma panacéia. Talvez, sim, termine sendo um ótimo negócio para poucos. 

Abra o olho.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sábado - 29/11/2008 - 16:54h

Câmara de Macaíba entrega títulos de cidadania

A Câmara Municipal de Macaíba entregou título de cidadania à noite passada, a três nomes diretamente ligados à atividade política. Solenidade concorrida.

O evento aconteceu no Centro de Convivência Pax Club, às 18h. Foram agraciados com a cidadania a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), deputado federal Felipe Maia (DEM) e o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia.

O prefeito Fernando Cunha (PMDB), a prefeita eleita de Macaíba, Marília Dias (PMDB), além de outras autoridades convidadas, prestigiaram o acontecimento.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
sábado - 29/11/2008 - 16:50h

“Oba Restaurante” disponibiliza estrutura à confraternização

O “Oba Restaurante”, um dos mais importantes endereços da gastronomia de Mossoró, tem agenda concorrida para o período de final de ano. Justificável.

Nesse período, o seu espaço e ampla estrutura são explorados com avidez para confraternizações dos mais diversos segmentos. Além da aposta prioritária em pratos regionais, sua área possui serviços como grande estacionamento, equipamento de lazer infantil, telão e TV´s, bem como opcional de música ao vivo.

O agendamento pode ser feito por esse número: (84) 9972-2055. O Oba fica à margem da BR-304, saída para Fortaleza, próximo ao giradouro do Hotel Thermas.

Boas festas.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sábado - 29/11/2008 - 16:46h

De Edilson Pinto

Quem esteve em Mossoró no dia passado foi o médico, escritor e professor Edílson Pinto.

Prestigiou lançamento do livro “Folhas de outono”, do areia-branquense Francisco Rodrigues, na Livraria Potylivros, centro.

Infelizmente só conversamos ao telefone. Mas fica o compromisso para um bate-papo em Natal nos próximos dias. Edílson é mossoroense e articulista deste Blog, com excelentes crônicas e artigos.

P.S: Como recomendado, recebi "em mãos", a encomenda que você confiou ao professor Clauder Arcanjo. Obrigado.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet
sábado - 29/11/2008 - 16:42h

Filho de ex-prefeito sofre infarto

É precupante o quadro de saúde do odontólogo mossoroense Ricardo Escóssia, 51. Ele sofreu infarto ontem (sexta, 28).

Hoje, Ricardo voltou a ter problemas dessa ordem, já internado no Hospital Wilson Rosado em Mossoró.

Ele é filho do ex-prefeito mossoroense João Newton da Escóssia e irmão do atual presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Escóssia. 

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
sexta-feira - 28/11/2008 - 15:56h

Justiça matém intervenção no Grupo Simas

O vitorioso – e decente – empresário Thiago Gadelha teve outra vitória maiúscula no campo judicial. O Judiciário endossou intervenção no Grupo Simas.

Grande mentor dessa indústria que é um orgulho para o RN, há mais de 20 dias que ele conseguiu a constituição de um interventor à sua gestão. Foi uma forma de reagir à tentativa de familiares de destitui-lo do comando empresarial, o expurgando de forma vil.

Uma auditoria minuciosa no Simas está sendo feita, sob a batuta da interventoria.

Ontem, a Justiça manteve a decisão quanto à intervenção, revelando a importância da indústria não apenas para seus sócios, mas para o RN. Foi negada liminar que mudaria o atual quadro.

O Grupo Simas exporta balas, caramelos e outros produtos para mais de 60 países e possui mais de 1.500 empregados. Está no mercado há mais de 60 anos.

Depois volto ao tema.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
sexta-feira - 28/11/2008 - 15:48h

Pressão contra o joguet com o consumidor

Com as novas regras para atendimento ao consumidor, via “call centers”, a partir de 1º de dezembro, a expectativa é que os abusos do serviço sejam reduzidos.

As multas são altas. Podem chegar a R$ 3 milhões.

Pelo decreto do governo, o joguete feito através de gravações não existirá mais. Reclamações, pedido de corte contratual e outras solicitações serão atendidos agilmente.

Amém!

Uma curiosidade é que no RN funciona uma das maiores do país, do grupo Riachuelo. Fica em Natal, com 1.600 pessoas ao telefone para atendimento de todo o país.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sexta-feira - 28/11/2008 - 15:46h

Festival da Canção

A Assembléia Legislativa do RN leva a Mossoró, hoje, o seu “Festival da Canção”.

A iniciativa cultural acontecerá na Praça de Eventos da Avenida Rio Branco, a partir das 20h.

Além da disputa entre 24 concorrentes, a promoção tem nomes como Gilliard e Perfume de Gardênia abrilhantando-a.

Compartilhe:
Categoria(s): John Deacon
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.