Por Carlos Santos
“O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos“.
(Friedrich Nietzche)
O fanatismo – principalmente religioso e político – só levou a humanidade ao atraso, ao obscurantismo, à segregação e a estupidezes. Fanatismo é uma fortaleza perene no Rio Grande do Norte e demais recantos desse vasto mundo terreno e da alma humana.
Num passeio pela história do homem até nosso tempo, é fácil identificar como o fanatismo freia a evolução da espécie: da ciência à organização social.
O fanático é um autista. Para ele, há um mundo próprio, com valores ortodoxos.
Seus dogmas, lógico, estão certos e são indiscutíveis. Sempre.
Nessa cegueira, o fanático estabelece o maniqueísmo como bússola, julgando tudo e a todos sob a bifurcação do bem e do mal. O bem, o seu lado. É o que ele defende, muitas vezes sem saber exatamente o que advoga como verdade.
O que seria de nós sem o Iluminismo, a democracia e o ponto de interrogação, em contraponto às trevas, o cesarismo e às maria-vai-com-as-outras?
Reflitamos quanto ao que nos aprisiona.
Na cela insalubre do fanatismo, ninguém pode se sentir ou se imaginar livre. É súdito da limitação.
Vejo duas modalidades de fanáticos: o que se tornou besta-fera por restrição cognitiva e o outro, que age assim para tirar proveito próprio, como um “fanático esclarecido”.
Nos dois casos, uma só vítima: o homem.
De ambos, a mesma conduta deletéria: um, tangido pela ignorância primária; outro, pela esperteza torpe.
Não… não insista. Não adianta discutir com ele.
O fanático é antes de tudo um idiota, o senhor da razão – pensa.
Mantenha-o ocupado; seja indiferente…
Intolerante, o fanático não debate, agride.
O fanático não conversa, ruge.
O fanático não se contrapõe a argumentos, ataca o argumentador.
Quem é o fanático?
É aquele indivíduo que ironizou Cristo na cruz, o SS nazista que cumpriu ordens do III Reich para queimar judeus ou aquele borra-botas que só vê virtudes em seu líder político.
Todos, cada um em seu contexto histórico e circunstância, age como fanático, incapaz de se portar com prudência e racionalidade.
Somos as suas vítimas até hoje.
Esse homem-bomba, como todo homem-bomba, é o primeiro a morrer em seus delírios.
Deixe-o ir só às profundezas de sua pobreza e insanidade.
Sejamos indiferentes…
[…] o que deve assustar no totalitarismo, no fanatismo ideológico … é como pessoas normais são puxadas para dentro de uma dinâmica social patológica, vendo-a como um caminho normal. Na Alemanha da época, 50% dos médicos aderiram ao partido nazi.
O próximo fanatismo político não usará bigode nem bota, nem gritará Heil como os idiotas dos “skinheads”. Usará terno, gravata e multimédia. E seguramente procurará impor o totalitarismo, mas em nome da democracia, ou até dos direitos humanos.” Ladislaw Dowbor
“O fanático não conversa, ruge.
O fanático não se contrapõe a argumentos, ataca o argumentador.
Quem é o fanático?
É aquele indivíduo que ironizou Cristo na cruz, o SS nazista que cumpriu ordens do III Reich para queimar judeus ou aquele borra-botas que só vê virtudes em seu líder político.”
DEFINIÇÃO PERFEITA.
O fanático pode ser encontrado em todo e qualquer lugar e em toda e qualquer categoria social.
“Vejo duas modalidades de fanáticos: o que se tornou besta-fera por restrição cognitiva e o outro, que age assim para tirar proveito próprio.”
O primeiro por imbecilidade idolatra qualquer besta fera, qualquer ditador sanguinário, o segundo faz isto na esperança de se dar bem. É o que tem anel no dedo, diploma na parede, despreparo para a função e através da paparicação busca abrir espaço para uma ascensão social imerecida.
Este é o tipo mais perigoso, já que é completamente desprovido de caráter.
Não acredita em nada, nem nele mesmo e a nada se apega. Não é digno da confiança nem dos que idolatra, já que se adapta facilmente a qualquer mudança.
É o que ironiza Cristo na cruz, se dizendo materialista para posar de seguidor de ditadores que escravizam um pobre povo.
É capaz de qualquer insanidade, podendo chegar ao ponto de aplaudir o aluguel de pessoas na condição de escravos a outros povos.
O fanático totalmente imbecil não é menos perigoso, já que por ser imbecil usa quase sempre da violência para causar mal ao ambiente em que vive .Este, torna-se fanatico para ser aceito por algum grupo.
Prova disto são os skinhead que em São Paulo atacam nordestinos, negros e moradores de rua.
As torcidas organizadas são formadas na sua maioria por IMBECIS que se deixaram fanatizar por um time de futebol.
No fundo estes pobres diabos buscam apenas aceitação social.
“Deixe-o ir só às profundezas de sua pobreza e insanidade.
Sejamos indiferentes…”
Apenas neste ponto discordo.
Não podemos ser indiferentes aos fanáticos.
Não, não podemos ser indifrentes, não podemos fazer que não estamos vendo, que de nada sabemos.
Enfrentar os fanáticos é preciso.
VOCÊ JÁ LEU O JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO HOJE?
///
CUSCUZ COM OVO FRITO SEM CAFÉ É SERVIDO NA MERENDA ESCOLAR
O UNIFORME ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ
O IPTU VAI SUBIR EM 2014.
NOTA DO BLOG – A indiferença, proposta, é quanto à natureza provocativa do fanático. E não há nada mais causticante para ele do que nosso silêncio e indiferença. Abraços
Caro Carlos Santos
Com todo o respeito e admiração que você me é merecedor, discordo.
Foi por alemães esclarecidos terem adotado esta postura que Hitler chegou aonde chegou.
Os fanáticos precisam saber que são IMBECIS.
O povo precisa saber das mentiras deslavadas ditas por estes despreparados que visam apenas desqualificar os que tentam pregar a verdade.
Aqui mesmo em Mossoró tenho visto este tipo de ação contra pessoas íntegras.
Compreender que fazem isto em troca de migalhas para sobreviver, tudo bem.
Mas entre compreender este tipo de comportamento e aceitar ofensas vai uma diferença enorme.
Esta é a minha opinião.
Eu procedo desta maneira e nunca deixo nada sem resposta.
Tenho conhecimento do quanto você é caluniado.
Digo caluniado porque nunca vi acompanhando a agressão uma mísera prova.
Apenas jogo de palavras, insinuações, nada mais do que insinuações.
Você não dar resposta é um direito seu.
Eu dou.
Um bom domingo e mais uma vez obrigado pelo espaço no seu blog.
VOCÊ JÁ LEU O JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO HOJE?
///
CUSCUZ COM OVO FRITO SEM CAFÉ É SERVIDO NA MERENDA ESCOLAR
O UNIFORME ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ
O IPTU VAI SUBIR EM 2014.
Parabéns pelo artigo. Muito oportuno.
Parabéns Senhor Jornalista Carlos Santos
Pertinente e bem conduzido seu raciocínio. De fato pessoas fortes são inteligentes, pensam e agem, adquirem conhecimentos e usam-os em prol de melhorias da sociedade em que se inserem e para sua própria vida. A verdadeira força do ser humano é refletida pelo seu comprometimento com os resultados de seu trabalho, na responsabilização pelos seus atos e na competência para agir na condição de um ser social. Exercer bem sua profissão e praticar seus atos considerando o que quer para si são da natureza dos fortes.
Parabéns pelo artigo: claro e preciso. O fanatismo é uma espécie de doença do pensamento.
DEU NO O MOSSOROENSE
“Secretária municipal de Educação nega que prefeitura tenha parceria com governo
Publicado em 09 de Maio de 2013 : por Redação.
Secretária Ieda Chaves demonstra desgaste
Secretária municipal de Educação, Ieda Chaves admitiu que a Prefeitura de Mossoró não tem nenhuma parceria com o Governo do Estado na área da educação. As declarações foram durante audiência na Câmara Municipal para debater a situação da rede municipal de ensino.
Ela disse que nem mesmo a união em torno da questão do transporte escolar anunciada no começo do ano saiu do papel. “Existe uma boa intenção, mas não tem parceria. E não por falta de vontade do município. Se existe, não passou por mim”, destacou.
Além de Ieda, a audiência, sugerida pelo vereador Luiz Carlos (PT), reuniu diversas autoridades como o diretor do IFRN de Mossoró, professor Jailton Barbosa dos Santos; o professor Assis Gomes Filho, presidente da Federação dos Trabalhadores da Educação do RN (Fetam); Hercy Ponte, 4º Promotor de Justiça de Mossoró, com atribuição em Educação; a professora Marilda Sousa, presidenta do Sindicato dos Professores de Mossoró; Antônio Gomes da Silva, representando a Uern; dentre diversos dirigentes sindicais, comunitários e profissionais da educação.
Luiz Carlos destacou a importância dos professores que “constroem, a custo de muito suor e muita dedicação, a verdadeira base da educação mossoroense”, segundo disse. Os avanços na educação realizados nos últimos dez anos não foram apontados apenas por Luiz Carlos, mas também por seu colega vereador e também professor Francisco Carlos (PV). O edil Alex Moacir (PMDB), ressaltando a necessidade de ação unida dos agentes públicos, igualmente destacou os últimos avanços da educação. Indo além das conquistas nacionais, de acordo com o que esclareceu a secretária de Educação, Mossoró hoje tem 30% de seu orçamento destinado à educação, 5% a mais que o estabelecido constitucionalmente para as cidades do país. O aumento percentual foi veiculado a partir da aprovação, pela Câmara de Mossoró, da Lei de Responsabilidade Educacional. Além disso, o município conta com a cessão do 14º salário para os melhores professores; o Prêmio Escola de Qualidade para as instituições que apresentem inovação no processo de gestão pedagógica, administrativa e financeira; o Plano de Capacitação dos Profissionais da Educação, que garante bolsa de R$ 1.175 para professores durante realização de Mestrado; além de outras iniciativas relevantes.
Vereadores fazem críticas a modelo adotado pela PMM.
Os problemas da educação municipal, contudo, foram também amplamente debatidos na audiência. A valorização salarial foi apontada pelo vereador Genilson Alves (PTN) como uma necessidade urgente, considerando que, nas palavras daquele, “vocação não paga conta nenhuma”.
O edil Soldado Jadson (PT do B), por sua vez, conclamou a necessidade de aprofundamento da discussão a partir da análise crítica dos números oficiais, pondo em questão a relação entre aumento da taxa de aprovação e crescimento de qualidade da educação pública de Mossoró. Os vereadores Lahyre Rosado (PSB) e Genivan Vale (PR) chamaram a atenção para o que consideram como falta de priorização da educação pública na distribuição de verbas municipais. Os vereadores Vingt-un Neto (PSB) e Narcízio Silva (PTN) colocaram-se à disposição para apoiar a causa da educação. Já os edis Jório Nogueira (PSD) e Tomaz Neto (PDT) manifestaram publicamente preocupação com o tema tratado. Além disso, na busca pela continuidade da abordagem do tema na Câmara, o vereador Francisco Carlos propôs posterior discussão do orçamento da prefeitura para a educação; a apresentação, de forma resumida, do plano de longo prazo de investimentos na área, bem como a elaboração de estudos dos indicadores de desempenho da educação de Mossoró.
Durante a audiência foram abordados pontos como o exercício da educação, além dos conteúdos curriculares na busca pela formação do cidadão politizado e crítico; o uso de novas tecnologias para socialização do conhecimento; a configuração de planos de carreira para servidores da educação; as concepções político-ideológicas que norteiam as políticas da educação; o estabelecimento de cotas sociais para o ingresso no ensino superior; entre outros pontos afins.”
///
Esta declaração da Secrtária de Educação chama a atenção de todos:
“Existe uma boa intenção, mas não tem parceria. E não por falta de vontade do município. Se existe, não passou por mim”, destacou.
Governadora ROSALABA CIARLINI, leia o que disse a Sefretária de Educação de Mossoró, confome está no Jornal O MOSSOROENSE:
“nem mesmo a união em torno da questão do transporte escolar anunciada no começo do ano saiu do papel.”
Quer dizer que a Governadora ROSALBA CIARLINI em relação ao ensino em Mossoró tem apenas BOA INTENÇÃO?
Não tem o Governo da ROSALBA CIARLINI nenhuma parceria com a Prefeitura de Mossoró na área da Educação? A Governadora Rosalba Ciarlini ABANDONOU Mossoró no que diz respeito à Educação?
Mais adiante nesta matéria publicada pelo O MOSSOROENSE encontramos:
“A valorização salarial foi apontada pelo vereador Genilson Alves (PTN) como uma necessidade urgente, considerando que, nas palavras daquele, “vocação não paga conta nenhuma”.”
Do dia desta audiência até hoje aconteceu alguma valorização salarial dos que se dedicam à Educação em Mossoró? O que mudou na Educação deste dia para cá?
A materia segue com vários outros pontos que foram abordados.
Mas nada mudou na Educação em Mossoró.
Da LICITAÇÃO QUE EM FEVEREIRO já estava em fase de conclusão para a COMPRA DO UNIFORME ESCOLAR, nenhuma notícia.
Até o dia de hoje, 08/09/2013 o UNIFORME ESCOLAR ainda não foi entregue em Mossoró.
Deve ser por falta de uma parceria da Governadora ROSALBA CIARLINI com a Prefeitura Municipal de Mossoró. Certamente é isto e a culpa dos alunos frequentarem as escolas com camisas puídas, calças remendadas e sandálias amarradas com arame é da Governadora ROSALBA CIARLINI que não faz um parceria com a Educação em Mossoró.
Deve ser por falta de uma parceria da Governadora ROSALABA CIARLINI com a Prefeitura Municipal de Mossoró que os alunos ainda não receberam o MATERIAL DIDÁTICO. Por falta desta mesma parceria é que os alunos tem uma MERENDA ESCOLAR de baixíssima qualidade.
Governadora ROSALBA CIARLINI, faça logo uma parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró para a área da Educação.
Em 2014 a sennhora será candidata e os mossoroenses votam.
///
VOCÊ JÁ LEU O JORNAL OFICIAL DO MUNICÍPIO HOJE?
///
CUSCUZ COM OVO FRITO SEM CAFÉ É SERVIDO NA MERENDA ESCOLAR
O UNIFORME ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ
O IPTU VAI SUBIR EM 2014.
30% do seu orçamento destinado para a educação, 26% destinado para a saúde. Quem garante Ieda Chaves, Francisco Carlos, ora quem fiscaliza, o povo, os vereadores, o MP, eu não acredito, papel cabe tudo, só quem acredita em papai Noel e mula se sete cabeças pode acreditar numa bobagem dessas. Vereadores peçam uma CEI para confirmar essas bravatas para vê se a prefeita não manda abortar.
ABORTO É CRIME; VIVA A CEI.