O Governo Fátima Bezerra (PT) está com mais uma versão pública para assegurar que a duplicação da BR-304 (Natal-Mossoró) vai se concretizar rapidamente. Depois de divulgar em março último (veja AQUI) que a obra estava “garantida” pelo Governo Lula (PT), pegou atalho há poucos dias numa “Consulta Pública” oficial para priorizá-la, sem êxito. Porém, ontem, ocorreu outra reviravolta. Outro caminho.
Em audiência em Brasília com o ministro Renan Filho (MDB-AL), titular da pasta dos Transportes, houve anúncio de que dia 11 de agosto ele estará no RN para assinar ordens de serviço para projetos executivos para duplicação da BR-304.
Há poucos dias, a deputada estadual governista Isolda Dantas (PT) desencadeou mobilização para apoio à obra no programa Brasil Participativo, do Governo Federal, uma Consulta Pública nacional. Numa página on-line específica da Presidência da República, houve votação para iniciativas que a gestão Lula deve priorizar e outros políticos se manifestaram.
Descrédito
Acabou sendo um vexame para a parlamentar, pois a duplicação da BR-304 teve menos de cinco mil apoios. População potiguar ignorou o movimento. As sugestões mais avalizadas passaram de 90 mil votos (veja AQUI).
A culpa do insucesso, com certeza, não é especificamente da deputada. Mas, do pouco crédito que a classe política do RN tem, quando o assunto é duplicação da BR-304. A Reta Tabajara, no leito dessa rodovia, com apenas 16,4 km de extensão, à saída de Natal, está em obras há quase dez anos.
A pavimentação da “Estrada do Cajueiro” é luta para mais de 60 anos, com apenas 80 km, de Mossoró (comunidade rural do Jucuri) até o Ceará, ligando as BR-405 e 116. Alguém ainda lembra dela? Acompanhe aqui uma série de postagens de nossa página, a partir de 6 de junho de 2007. É apenas uma pequena mostra do que foi publicado: AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI. Ufa!
Leia também: Duplicação “garantida” da BR-304 vira “paredão” de Consulta Pública
Assinar ordens de serviço para projetos executivos é um alento, mas ainda muito distante da realidade. Dos projetos à chegada das primeiras máquinas e homens podemos ter outra eternidade. E por coincidência, a divulgação dessa novidade acontece logo após essa fanfarronada politiqueira da Consulta Pública.
Oremos.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Em tempo, meu amigo…. Não esqueçamos a saga pela pavimentação da estrada da serra de João do Vale ( mola propulsora para o turismo da localidade), 40 anos de história já ! Falta de competência dos de ontem e dos de agora, de qualquer cor da bandeira.