Em 1998, o então governador Garibaldi Filho (PMDB) puxou o candidato à reeleição ao Senado, Fernando Bezerra (PMDB), à vitória.
Os dois terminaram eleitos.
Em 2006, Garibaldi Filho – senador -, candidato ao Governo do Estado, puxou a ex-prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PFL, hoje DEM) ao êxito na campanha ao Senado.
Mas ele acabou derrotado por Wilma de Faria (PSB), que se reelegeu ao governo.
Em 1986, o deputado federal João Faustino não conseguiu se eleger ao Governo do Estado, mas os dois candidatos ao Senado pelo seu sistema político, José Agripino e Lavoisier Maia, foram vencedores.
Plano Cruzado
Ex-governadores, ambos exerciam papel de força-motriz da campanha de João, mas não conseguiram puxá-lo ao sucesso eleitoral. Deu Geraldo Melo (PMDB) como governador. Ele fez parte do fenômeno do “Plano Cruzado” (programa econômico do Governo do presidente José Sarney, que influiu diretamente no resultado das eleições em praticamente todos os estados. Elegeu 22 dos 23 governadores).
Em 2014, veremos o papel de cada candidato a governador e ao Senado, nessa relação de força e influência no Rio Grande do Norte.
Henrique Alves (PMDB), candidato a governador, puxará Wilma de Faria ao Senado?
Os dois terão forças equivalentes ou um será dependente do outro?
O baixo desempenho de um dos dois poderá forçar o declínio do companheiro (a) de chapa?
Essas perguntas serão respondidas na campanha, com a formalização dessa aliança.
Faça um Comentário