Da IstoÈ
Com 300 mil pedidos de pensão por morte em análise, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trabalha em um sistema que deve acelerar o período de análise das solicitações. A ferramenta, que deve ser lançada até o final do ano, é feita em parceria com o Dataprev e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
A ideia do novo sistema de análises INSS é liberar as pensões na mesma hora. Para isso acontecer, naturalmente, a documentação precisa atender todos os requisitos pedidos pelo Instituto e, caso esteja em desacordo, a ferramenta avisa quais são as correções necessárias.
Tecnologia
Para acelerar essa análise, a ferramenta usará uma tecnologia de inteligência artificial que fará todo o reconhecimento gráfico dos documentos e já deve apontar se eles atendem o padrão exigido.
Outro ponto que os envolvidos no projeto trabalham é o refinamento da linguagem adotada no sistema, tornando-o mais simples e de fácil entendimento por parte da população. Isso deve fazer com que os solicitantes tenham menos dificuldade durante o processo de entrada nos pedidos de pensão.
Faça um Comentário