Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego – Governo Federal, confirmam que Mossoró é o município do Rio Grande do Norte que mais gerou empregos no ano de 2023.
Conforme o Caged, Mossoró teve um saldo positivo de 6.923 vagas de emprego no somatório de todo o ano. O resultado corresponde à diferença do número de admissões e desligamentos de postos de trabalho, tendo, portanto, 34.565 admissões e 27.643 desligamentos, contabilizando o saldo de 6.923 postos formais de trabalho criados.
Os números do Caged confirmam também que Mossoró teve um crescimento de 41% na geração de emprego quando comparado com o ano de 2022. Respectivamente, em 2022 Mossoró teve 4.376 vagas de saldo positivo, e em 2023 o saldo foi de 6.923 novos postos de trabalho.
Serviços
Os dados do Caged apontam ainda que o setor que mais cresceu na geração de emprego foi o de serviços, com 32.439 empregados ativos no respectivo ano.
Outro dado que impressiona é o percentual que a geração de emprego no Município de Mossoró representa, quando comparado com o saldo do estado do Rio Grande do Norte. A geração de emprego em Mossoró corresponde a mais de 30% do total de postos de trabalho criados no RN.
Em comparação com a capital Natal, que ficou em 2º lugar no ranking de geração de empregos, Mossoró teve 1.682 de saldo a mais.
Mossoró Realiza
“Esse resultado demonstra que Mossoró vive um novo momento de desenvolvimento e geração de oportunidades por conta dos altos investimentos que estão sendo executados pela pela municipalidade nas obras do programa ‘Mossoró Realiza’, com recursos que vão passar dos R$ 300 milhões. Também em ações de desburocratização de licenças, alvarás e outros instrumentos legais necessários à implantação de negócios,” enumera o prefeito Allyson Bezerra (UB).
Política para atração de novas empresas, valorização do empreendedorismo, diálogo com empresariado e suas entidades de classe, formando parcerias e trabalhando projetos e ideias para dinamismo da economia, também são apontados pelo prefeito como determinantes para esses números. O programa “Jovem do Futuro,” que forma centenas de adolescentes para a empregabilidade, e o aplicativo Painel de Emprego – com quase 360 empresas cadastradas – ofertando vagas de trabalho (veja AQUI) diariamente, numa plataforma on-line do município, não podem ser esquecidos nesse esforço por resultados ainda mais expressivos.
Em 2023, a Prefeitura chegou até mesmo a realizar um “Feirão da Empregabilidade”, fomentando contratações.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Cada jornalista segue sua orientação política, isso é indiscutível. Mas a agenda positiva do governo de “chapeuzinho de couro” é impressionante.