• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 06/01/2012 - 08:47h
Mais um embaraço

Nepotismo pode atrapalhar indicação de Fafá para o TCE

Do Blog Panorama Político (Por Anna Ruth)

Os planos da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para indicar a prefeita de Mossoró Fafá Rosado (DEM) para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) esbarrarão na legislação que proíbe o nepotismo. A estratégia da chefe do Executivo seria indicar Fafá para o TCE, vaga que está aberta há três meses, e com isso levar a vice Ruth Ciarlini (DEM), irmã de Rosalba, para titularidade da Prefeitura de Mossoró.

O problema é que a indicação de Fafá Rosado representa nepotismo, já que o marido dela, Leonardo Nogueira (DEM), é deputado estadual. A Corte de Contas é um órgão auxiliar da Assembléia Legislativa, por isso mesmo uma parente de primeiro grau de um parlamentar não pode ser indicada para vaga de conselheira do TCE. A explicação vem de um grande jurista consultado pelo Panorama Político.

Além disso, decisão do Supremo Tribunal Federal já trouxe a definição de que conselheiro do TCE não é agente político, o que ratifica a tese de vedação do nepotismo.

Nota do Blog – Quero alertar à jornalista Anna Ruth e aos webleitores, que se for por essa tese, Fafá não deixará de ser indicada e nomeada para conselheira do TCE.

Nos planos do casal ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) e sua mulher Rosalba, a manobra se completa com a remoção de Leonardo da Assembleia Legislativa para a Secretaria da Saúde do Estado. E, em sua vaga na AL, entraria o segundo suplente e também pré-candidato a prefeito de Mossoró pelo DEM, vereador Chico da Prefeitura.

O primeiro suplente, José Adécio (DEM), atual dirigente da Ceasa, não assumiria essa vacância, permitindo a assunção de Chico.

Simples assim.

Basta a família de Fafá Rosado topar a arrumação, com odor de negociata.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. immanuel skiller diz:

    Thomas “Jefferson ensinou que todo governo degenera, quando fica entregue apenas aos governantes, porque estes — pelo próprio ato de governar — abusam da confiança pública. O próprio povo, dizia ele é, o único depositário prudente do poder” ( SAGAN,Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p.476).

    O pensamento exposto por Sagan cabe bem muito bem aos atuais governos do clã Rosado: o municipal com seu “jeito certo” e o estadual “fazendo acontecer”.

  2. FRANSUELDO VIERIA DE ARAÚJO diz:

    Caro Immanuel, oportuna e lúcida a escrita/trancrição do seu comentário.

    Mossoró, mais que muitas cidades com características de governantes vinculados aos sistemas oligarcas com características eminentemente monarcas, precisa urgentemente de parte da população e seus represnetantes mais lúcidos, um tomada de consciência quanto a esse processo de degenerescência social, cultural e política, que, há décatas atravessa, constrange e deforma o país de mossoró.

    Um abraço

    FRANSUÊLDO VIERIA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. Silva Neto diz:

    Sem comentários para essa matéria. O que posso é somente lamentar pela ignorância do povo brasileiro em aceitar certas situações como essa, jogo político descarado e sem escrúpulo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.