O Estado do RN é signatário do Consórcio Nordeste. Nesta quarta-feira (17), a governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou lei oficializando o ingresso nessa associação interestadual.
“Agora o nosso Estado faz parte oficialmente da parceria econômica, política, infraestrutural e educacional entre os Estados do Nordeste”, comemorou Fátima.
União colaborativa
O Consórcio Nordeste começou a germinar oficialmente no dia 14 de março, na reunião dos governadores nordestinos, no Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão, administrado pelo ex-juiz de direito Flávio Dino (PCdoB).
Economia de compras coletivas de insumos, equipamentos, materiais escolares e prestação de serviços; cooperação de recursos já existentes, como a cessão de servidores e de veículos, é uma das propostas desse entendimento; alinhamento de propostas e legislações para atração de novos investidores concomitantemente; atividades exploradas em conjunto, como artesanato, produtos alimentícios regionais, fruticultura e extrativismo para gerar ganhos em escala, além de intercâmbios de estudantes e acadêmicos para troca de conhecimentos e busca por inovações e soluções, fazem parte da essência colaborativa dessa união de nove estados do Nordeste.
O conceito de consórcio público não é novo. Faz parte do ordenamento legal brasileiro, já muito difundido noutro patamar, entre municípios de um mesmo estado federado. Agora a abrangência é bem maior e formada por estados federados.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faça um Comentário