Por Carlos Santos
Segundo as ciências sociais, o Formador de Opinião (FO) é o indivíduo que tem a capacidade de influenciar o pensamento e o modo de agir de outras pessoas individual e coletivamente, nos mais diversos campos da atividade humana, como na política, na convivência social, no esporte etc.
Sob essa ótica cientificista, outra vez despertou minha atenção – sem me estarrecer, fenômeno perene na sociedade mossoroense em relação à visão que o ‘FO’ tem sobre a elite política caseira e ainda o seu conceito sobre cidadania. Esses formadores de opinião contribuem à comunidade em que vivem ou apenas zelam por seus interesses mais diretos?
Nos últimos dias, o Blog Carlos Santos apurou e postou uma série de matérias relativas à gestão municipal. Focalizamos seu esforço para camuflar assuntos do interesse público, como contratos viciados e prejudiciais ao erário e aos munícipes, no tocante à limpeza urbana e outros serviços. Leia, por exemplo, essa postagem: Rosalba acerta mais alguns milhões em contratos suspeitos.
Apesar da delicadeza dos fatos narrados (com amparo em documentos oficiais) e os muitos milhões envolvidos, as postagens quase não foram comentadas e replicadas em redes sociais. Pelo visto, há medo e cumplicidade justificando esse teórico “alheamento”.
Paralelamente, foto-legenda com lamaçal e pavimentação semidestruída no conjunto Santa Delmira, acabou sendo multiplicada em mais de 150 compartilhamentos e dezenas de comentários. Milhares de pessoas se revoltaram diante desse material no Face e Instagram do Blog.
Contudo parece que não conseguem associar que a abundância de dinheiro varrido no “lixo de luxo” tem relação direta com esse caos, que também dilacera a saúde, educação, segurança etc.
Essa mesma corrente humana que se cala diante da corrupção “Made in Mossoró“, que lhe afeta direta ou indiretamente, vocifera contra Michel Temer (MDB), condena Lula (PT) e demoniza Dilma Rousseff (PT) ou Aécio Neves, como se eles fossem causadores de todos os nossos males.
Uma lenda urbana e números eleitorais garantem que o bairro Santo Antônio (área de maior densidade populacional/eleitoral local) e o restante da periferia são os culpados pela legitimação desse modelo de dominação.
A assertiva é parcialmente correta, mas esconde uma profunda leviandade: de verdade, é a elite formadora de opinião de Mossoró que patrocina e compartilha desse modelo atrasado de administração e do fazer política. Por omissão, compadrio ou vantagem particular/familiar, concorre à perpetuação de privilégios para uns poucos, com o suor da patuleia.
A massa-gente do bairro São Antônio/periferia é vítima numerosa desse conchavo. É inocente-útil de engrenagem que a mantém refém da pobreza e incapaz de entender, que apenas uma parte microscópica de bem-estar é o que lhe cabe nesse latifúndio.
PRIMEIRA PÁGINA
Agripino leva Carlos Eduardo às bases – Nos últimos dois finais de semana, o senador José Agripino (DEM) intensificou articulações e acompanhamento pessoal ao pré-candidato a governador Carlos Eduardo Alves (PDT), nas regões Seridó e Vale do Açu. Abre caminho para Carlos em setores e entre referências políticas que ele não tinha contato e presença. Sábado, por exemplo, conversas foram em Assu.
Geraldo Melo quer ser candidato ao Senado – Apesar da cúpula do PSDB apresentar o ex-governador e ex-senador Geraldo Melo (PSDB) como pré-candidato ao governo, até cobrando seu nome em planilhas de pesquisas oficiais ao governo, ele não esconde de ninguém: seu projeto é voltar ao Senado. O partido dos tucanos trabalha essa estratégia de pressão, para abrir caminho para viabilizá-lo como nome a senador no chapão de Carlos Eduardo Alves (PDT), em lugar de José Agripino (DEM) ou até mesmo de Garibaldi Alves Filho (MDB).
Vice de Fátima deverá ser de Mossoró – O recuo do empresário Wilson Fernandes (veja AQUI) da hipotética candidatura a vice na chapa ao governo da Senadora Fátima Bezerra (PT), não alijou a presença de Mossoró na companhia da congressista no pleito 2018. O segundo maior colégio eleitoral do estado tende a preencher espaço ao lado dela, sem indicação de forças tradicionais da política mossoroense. O assunto avança no próprio partido e pode capitalizar ainda mais sua postulação. Depois traremos mais detalhes de bastidores.
Francisco José Júnior ignora política e opta pela Medicina – Em endereços próprios na Internet, o ex-prefeito mossoroense Francisco José Júnior expõe foto de um jaleco, com seu nome e logomarca da “Uninter”, instituição estrangeira em que passou a estudar Medicina ao lado da mulher Amélia Ciarlini. Como o Blog Carlos Santos já divulgara em primeira mão no dia 25 de fevereiro deste ano (veja AQUI), é seu novo foco agora e não mais a política. A instituição fica localizada em Ciudad del Leste (conheça AQUI), no Paraguai, fronteira com o Brasil, limite com Foz de Iguaçu-PR, onde o casal e parte dos filhos passaram a residir. Outro filho também estuda Medicina, mas no Brasil.
Dispensa de licitação vira regra em vez de exceção – Impressiona a quantidade de processos com “dispensa de licitação” entre o final do ano passado e os primeiros meses deste ano na Prefeitura Municipal de Mossoró. Vários são relativos à contratação de mão-de-obra terceirizada. A justificativa de “emergência” para evitar licitação é prova de má-fé ou incompetência. Nas duas hipóteses, um só resultado: prejuízo para o erário e munícipes. Mossoró é uma terra sem lei.
Memorial Itinerante Wilma de Faria – O “Memorial Itinerante Wilma de Faria” será apresentado entre essa terça-feira (15) e quinta-feira (17) em Assu. Será na Casa de Cultura Popular Sobrado da Baronesa, na Praça São João, entre 8 e 18h. Mas a abertura na terça-feira será às 18h. Acervo com fotos e objetos pessoais documentam a trajetória política da ex-governadora falecida ano passado.
EM PAUTA
OAB – A Ordem dos Advogados Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, convida advogados em início de carreira a participarem do XII Curso de Iniciação à Advocacia de 16 a 18 de maio de 2018, na sede da OAB Mossoró, com o apoio da Caixa de Assistência ao Advogado da OAB RN(CAARN) e a Escola Aberta de Direito (EADir). Inscrições na própria OAB.
Aracati – O Governo do Ceará segue programa de fortalecimento de uma rede de aeródromos no estado e prepara o Aeroporto Dragão do Mar (Aracati) para receber aviões acima de 100 lugares. O foco é a Rota das Falésias e Polo Costa Branca-Mossoró no Rio Grande do Norte.
Destaque – Cearense de nascimento, mas estudando e atuando em Mossoró desde 2009, o arquiteto Thiago Lucas Diniz, ficou entre os finalistas do Prêmio Tok & Stok de Design Universitário 2017. Esta é segunda vez que ele fica entre os selecionados para a final da premiação que alavanca a formação dos designs brasileiros. Thiago é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Potiguar e concluiu o curso recentemente, no final de 2017. Na edição de 2016, ele também ficou entre os finalistas do prêmio. A professora Maria Jácome, orientadora de Thiago.
Câncer – Discutir e atualizar os profissionais e estudantes da área de saúde na oncologia. Esse é o objetivo da V Jornada de Oncologia do Seridó e III Simpósio de Oncologia Oral, que acontecem no dia 18 de maio, no auditório do CERES-UFRN, em Caicó. A jornada será aberta às 8 horas pelo superintendente da Liga Contra o Câncer, Roberto Sales.
Arquitetura e Design – O 3º Fórum de Arquitetura e Design (FAED) de Mossoró está definido para o dia 24 deste mês, às 13h, no Requinte Buffet e contará com as palestras das arquitetas Carol Bezerra (Natal) e Carol Cantelli (Dourados/MS). As arquitetas e urbanistas Sarah Gurgel, Talita Costa e Wanderlânia Lima organizam o evento que terá outras atividades.
Cinema – Será entre os dias 26 e 27 deste mês de maio, a Virada Cinematográfica no Cinépolis Natal Shopping, com exibição dos filmes “A Bela da Tarde”, “Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos” e “A Primeira Noite de um Homem”. As sessões acontecerão entre às 23h50 do sábado até às 6h30 do domingo, com dois intervalos de 15 minutos entre elas.
SÓ PRA CONTRARIAR
Aos poucos a quantidade de pré-candidatos “Fakes” (falsos) ao governo vai se dissipando e se revelando…
GERAIS… GERAIS… GERAIS
Adriano Coutinho operacionaliza entrega em domicílio de sua “Feijoada no Pote” sempre aos sábados e domingos, em Mossoró. Produto de boa qualidade e preços. Tele-entrega nesses números: (84) 98880-4865/98822-2881. Instagram: @feijoadanopote_.
No sábado (12), no interior de São Paulo-SP, uma mãe-policial reagiu à investida de um assaltante à porta de escola e matou o marginal. A cena mostra sua habilidade e frieza com a arma, sendo o elemento surpresa. O governo paulista premiou a cabo Kátia da Silva Sastre pela coragem (veja AQUI).
Obrigado à leitura do Nosso Blog a Carlos Escóssia (Mossoró), José Antônio Antunes (Pau dos Ferros) e Carlos Lima (Natal).
Veja a Coluna do Herzog da segunda-feira (07/05) passado, clicando AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
A sua constatação é triste, mas verdadeira, Carlos Santos. Sem auxílio de engrenagens importantes da sociedade, não se produz o estrago que a má política tem causado entre nós. Quanto ao ex-prefeito, desejo-lhe muito sucesso no curso de medicina. Realmente trata-se de um homem de grande talento. Desde muito moço já ingressou em cargos eletivos e, mesmo sem ostentar experiências empresariais de grande vulto, dá-se ao luxo de, aos 40 e poucos anos, mudar-se para longe de casa com a família e enfrentar um curso universitário que praticamente o inviabiliza de exercer outras profissões de onde possa tirar o sustento enquanto estuda. Ainda mais em Ciudad de Leste. Daria uma grande contribuição se nos revelasse como consegue este feito. Besteira essa minha. Tenho esse apego de me perguntar como as pessoas conseguem essa vida, mas é coisa de pensamento pequeno de classe média trabalhadora. Um homem desses, de grande tino financista, certamente conseguiu amealhar em seus vinte anos de árduo trabalho um patrimônio que o permita viver assim.
Enquanto as estão se acabando de buracos aquela rua ao lado do cemitério velho do lado esquerdo que só tem muros tem um asfalto de primeiro mundo lá.(VÁ ENTENDER)
“Pelo visto, há medo e cumplicidade justificando esse teórico “alheamento”.”
Mais do que medo, PAVOR.
Em que outro lugar do mundo um jornalista é processado por uma condenada, em primeira instância, a mais de 5 anos de cadeia, por prática de improbidade, e ninguém na mídia convencional registra este fato?
Mossoró é uma cidade bem diferente de todas as outras.
Por dever de justiça informo que Carlos Cavalcanti e José Antônio, Rádio Difusora, hoje abordaram o tema do lixo. Carlos Cavalcanti, além do lixo, cobrou a entrega do UNIFORME ESCOLAR pela milésima vez.
Sobre uniforme escolar, existe uma recomendação do MPRN de 2015 para que a entrega aconteça no primeiro dia letivo de cada ano.
/////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTA SEMANA?
O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO AINDA NÃO FOI ELUCIDADO.
O PACHECO, DOAÇÃO DE 15 MILHÕES, É FILIADO AO PMDB DE ESCADA-PE.
POR QUE A IMPRENSA MOSSOROENSE NÃO ABORDA ESTES TEMAS?
Falar em Pacheco, ele é sócio de duas empresas que somadas não ultrapassa R$ 300,000,00 de patrimônio.
Como alguém com este patrimônio pode fazer uma doação de R$ 15;000.000,00
Uma empresa da qual o Pacheco é sócio fica em Jaboatão e a outra em Caruaru.
Tudo isto está publicado no Diário de Pernambuco.
E pensar que até título de cidadania e todas as comendas de Mossoró disseram que o Pacheco era merecedor.
Só falta esclarecer uma coisa:
Pacheco foi contratado por alguém para desempenhar o papel de doador?
Pacheco é filiado ao PMDB de Escada-PE.
Uma presepada como esta a cidade de Mossoró não pode deixar passar em brancas nuvens.
Não se brinca com o sentimento religioso de um povo.
Sugiro aos estudantes de cinema ou de teatro que elaborem um roteiro baseado nesta muganga.
Se isto for feito será sucesso nacional.
O Ministério da Cultura tem verbas para financiar este tipo de empreendimento.
Creio estar esclarecido o caso PACHECO.
/////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTA SEMANA?
O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO SERÁ ELUCIDADO ESTE MÊS?.
Essa mulher merece ser condecorada com a mais alta honraria militar. Tirou um mau elemento das ruas. Parabéns.
Onde estão os “outsiders”. Só vejo nomes conhecidos no pedaço. O “vamos renovar os políticos” desapareceu das metas pós AC, diga-se, Achamento da Corrupção.
Verdade: estudar Medicina, mesmo em universidade pública, é muito caro. Endosso Villar.
Estaríamos de volta ao regime militar? Limitam-nos o direito à liberdade de expressão? Endosso Sr.Inácio.
Estou com medo de perguntar, mas perguntar pode…ONDE ESTÁ O PACHECO ?
Ceará sempre no destaque: Aeroporto Dragão do Mar. Até o nome é imponente.
Feijoada no Pote, ótima ideia.
OAB promovendo curso gratuito? Muito bem. Para fazer jus à sua anualidade. Muito alta.
Sra. Naide Maria Rosado de Souza
Felizmente já sabemos quem é Pacheco.
Como escrevi linhas acima, Pacheco é um POBRETÃO, sócio de duas pequenas empresas capital somados não alcança R$ 300.000,00, que nasceu em Escada-PE onde é filiado ao PMDB.
Quem convenceu PACHECO a desempenhar em Mossoró o papel de doador de R$ 15.000.000,00 ainda não sabemos. Mas isto em breve toda Mossoró saberá.
Não tiveram coragem de gastar alguns trocados e comprar um novo figurino para o PACHECO desempenhar o papel de milionário.
E foi por conta deste erro casso dos autores da muganga que passei a desconfiar que tudo era uma armação para bem posicionar seus autores junto ao eleitorado nas eleições que se aproximavam. Certamente pensavam pode levar a comédia até o dia da votação e assim contar com o voto do eleitorado católico.
Não se importaram de mexer com o sentimento religioso de um povo.
Não se importaram de expor pessoas sérias e merecedoras de todo o respeito nesta trama que terminou virando um pastelão digno de picadeiro de circo de última categoria.
As expressões faciais dos ardilosos envolvidos nesta trama que aparecem nos vídeos deixam claro que de tudo sabiam.
Pacheco a mascar um chicletes e com um olhar para o lado que lembrava o gordinho da risada que aparece nos vídeos de humor nas redes sociais.
O prefeito com um riso de mofa e a bater palmas sempre atrasado, mostrando que não prestava atenção ao que o orador falava por saber do que estava acontecendo.
Outros a olharem para cima como se estivessem buscando disco voadores que não se faziam presentes naquela tarde em Mossoró.
Discurso de Pacheco merecia todas as comendas e, principalmente, o título de cidadão mossoroense, foi proferido. Parecia até cena da novela o BEM AMADO.
Na época eu tudo denunciei. Fiquei conhecido como o homem que torcia contra a construção do Santuário de Santa Luzia. Fiquei mal visto pelo clero de Mossoró. Pratiquei o crime de alertar a todos que tudo era uma palhaçada.
O tempo se encarregou de mostrar toda a verdade.
Falta apenas trazer PACHECO a Mossoró para que ele detalhe toda a trama.
Encerro sugerindo que os artistas da terra desenvolvam um trabalho a fim de transformar num filme ou numa peça de teatro este fato que causa vergonha a todos os mossoroenses a fim de que nunca mais isto aconteça.
///
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTA SEMANA?
CONFUNDEM LIBERDADE DE EXPRESSÃO E JORNALISMO INVESTIGATIVO COM CALÚNIA, INJÚRIA E DIFAMAÇÃO E PROCESSAM JORNALISTAS NO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO QUE BUSCA A VERDADE.
ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO PERTO DE SER ESCLARECIDO.
Quem terá demovido o empresário Wilson Fernandes da ideia de compor a chapa majoritária capitaneada pela petista Fátima Bezerra? Afinal, esse tipo de “parceria público-privada” entre empresário e político tem tudo para dar certo.