• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 07/05/2018 - 11:00h
COLUNA DO HERZOG

Polarização ao governo confronta Fátima e Carlos Eduardo

Por Carlos Santos

A Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN) apresentou nesse domingo (6) a pesquisa do Instituto Certus (veja AQUI), relativa ao comportamento do eleitor do estado em relação à disputa presidencial, estadual, além do Senado e aspectos administrativos.

A sondagem reitera a posição de dianteira que a senadora Fátima Bezerra (PT) imprime desde o ano passado, como pré-candidata ao governo.  Segundo o Certus, com 25,60% da preferência dos eleitores do RN; Carlos Eduardo Alves (PDT) é o segundo com 14,54%.

Carlos e Fátima não têm potenciais adversários (Foto: Web)

A corrida eleitoral marcha para ser entre ambos e ninguém mais.

Geraldo Melo (PSDB) com 7,66%, Robinson Faria (PSD) atingindo 5,04% e Kelps Lima (Solidariedade) somando 4,68% aparecem bem atrás. Os demais têm desempenho sofrível. “Nenhum” surge com 31,49% e “Não Sabem” são 8,87%.

Em simulações de confrontos diretos no “segundo turno”, Fátima aparece superando todos os potenciais adversários. Carlos Eduardo só perde para a própria senadora. Ele soma 24,18% e ela atinge 33,76%.

Robinson é derrotado por todos, inclusive pelo anêmico Fábio Dantas (PSB), seu vice-governador dissidente.

Em termos de rejeição, há mais números mostrando que a disputa deste ano caminha para a polarização mesmo entre Fátima e Carlos Eduardo. Robinson Faria é o campeão nesse item, com 39,65%. A senadora surge com 9,72% e Carlos Eduardo fica com 7,94%.

Saberemos em outubro para quem os sinos dobrarão.

PRIMEIRA PÁGINA

Fábio Dantas vira definitivamente um “Fake” – A pesquisa Fiern/Certus mostra o que o Blog Carlos Santos cantou há bastante tempo: a postulação ao governo do vice-governador dissidente Fábio Dantas (PSB) é anêmica em sua essência. Ele apareceu com 0,71% na sondagem. Foi inventada na sala da Presidência da Assembleia Legislativa, mas logo foi entregue à própria sorte. Só Fábio e alguns setores da imprensa a levaram a sério.

Flávio Rocha dificilmente chegará às convenções – O presidenciável Flávio Rocha (PRB) desembarcou final de semana em Natal fazendo barulho do aeroporto às ruas. Mas quase ninguém notou ou percebeu. Sua candidatura segue nanica, por mais que se esforce Brasil afora para ganhar musculatura, inclusive com uma bonita presença em páginas virtuais. Difícil que a sustente até o final do ciclo de convenções partidárias, em 5 de agosto, falando para guetos empresariais – sem chegar nos degraus mais abaixo da pirâmide social.

A Máfia dos Homens de Branco em Mossoró – A Polícia Federal começou a remexer um monte de papeis e outros elementos ligados ao que foi denominado há quase 14 anos de A máfia dos homens de branco. A investigação foi desencadeada pelo extinto Jornal Página Certa em setembro de 2004, focalizando uma série de nomes ligados à saúde pública e privada, em práticas de negação ao juramento de Hipócrates. Entre eles, gente da política (claro). Coisa de um mau cheiro insuportável. Nada avançou na época em Mossoró, a cidade mais corrupta do RN. O caso foi estranhamente abafado. Agora vai? Esperamos.

Um vice mossoroense para Fátima Bezerra – O empresário mossoroense Wilson Fernandes confessa a amigos próximos que não vai desembarcar na política partidária este ano. Não é falta de estímulo da pré-candidata ao governo Fátima Bezerra (PT), que o cogita como opção a vice. A família não o quer na política. Até aqui, vale essa vontade. Até aqui.

O “fator Geraldo” na disputa de vagas ao Senado – O ex-governador e ex-senador Geraldo Melo (PSDB) pode não ser eleito, mas é evidente que tende a drenar votos de gente do andar de cima nas pesquisas eleitorais ao Senado. A corrida ao Senado caminha para ser mais emocionante do que até mesmo a luta pelo esquelético governo estadual do Rio  Grande do Norte.

Pré-candidato passa ‘bastão’ em junho para “reserva imediata” – Em junho o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) deverá passar o ‘bastão’ de pré-candidato a governador à recém filiada Clorisa Linhares (ex-PSDC). Ele será mesmo candidato à reeleição, depois de alguns meses de moganga como postulante ao governo. Ela, por sua vez, será o que pretendia ser o substituindo. É algo inédito na política do RN, o caso de “reserva imediata” de pré-candidato a governador. 

Carlos Eduardo precisa ser mais flexível para ter apoios – Candidatura de Carlos Eduardo Alves (PDT) precisará arrumar com urgência atrativos para cooptar legendas e apoios importantes, como é o caso do PSDB do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB). Até aqui, quem tem mais a “oferecer” é o governador Robinson Faria (PSD), não obstante a alta rejeição do seu nome e do governo. Se não for flexível, Carlos pode entrar à campanha já nas “cordas” diante da candidatura petista de Fátima Bezerra (PT).

Partido tem chapas pesadas e não definiu apoio majoritário – O PR de João Maia, pré-candidato à Câmara Federal, tem chapas proporcionais (Câmara Federal e Assembleia Legislativa) pesadas e ainda sem qualquer definição quanto a apoios ao Senado e ao governo. Há tendência pró-Carlos Eduardo Alves (PDT), mas com dificuldades enormes de arrumação nas proporcionais.

EM PAUTA

Valéria Oliveira – A cantora e compositora Valéria Oliveira apresentará seu novo show, “Mirá”, no sábado (12) no Parque das Dunas em Natal, a partir das 16h.

Assu – O São João na cidade do Assu este ano terá como algumas das atrações as bandas Saia Rodada, Aviões e Bonde do Brasil, além da dupla Bruno & Marrone e Luan Estilizado.

Festa dos Destaques – O professor e repórter social Lisboa Batista, gente da melhor extração, promoverá sua 18ª Festa dos Destaques no próximo dia 2 de junho, na AABB em Pau dos Ferros, a partir das 22h. Sucesso garantindo, que a própria longevidade atesta.

Lisboa: sucesso (Foto: Web)

Matuto – O Matuto Lounge Bar do empresário Lazaro Martins está ampliando sua estrutura em Mossoró, ao lado da Praça da Convivência, Centro. Inauguração do projeto ousado será no próximo dia 18, tendo como uma das atrações o artista Toca do Vale.

Feira – Será entre os dias 9 e 10 de junho no Macamirim Eventos (Macaíba, BR-304), a Feira de Eventos do Nordeste, com mais de 80 expositores de vários estados. Iniciativa juntará profissionais e empresas que atuam na produção e realização de festas diversas, de casamento a show.

Medicina – Destaque nacional sempre com ótimas avaliações, o Curso de Medicina da Universidade do Estado do RN (UERN) sofre com esvaziamento no seu quadro de professores. O problema já compromete a sequência normal do curso. Ministério Público do RN (MPRN) e instituição precisam afinar diálogo, para não chegarmos a mais esse prejuízo à cidade do “já-teve”.

Mãe no VillaOeste – Alexandre Motta e Paloma Saboya lembram à nossa página que no próximo domingo (13), o Hotel VillaOeste em Mossoró realizará o “Brunch Especial do Dia das Mães”, com música ao vivo e Kids Club. Tudo entre 7 horas e meio-dia. Mais informações: 84 9 9990 9005.

Jessier Quirino – Será no próximo dia 19 de maio no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró, a apresentação de Jessier Quirino com seu show “Juntando os cacarecos”, a partir das 19h30. Promoção do programa “Coisas do Sertão”, do cantor e poeta Zé Lima.

SÓ PRA CONTRARIAR

Afeita a epítetos como Capital da Cultura, Capital do Oeste, Capital do Sal, Capital do Petróleo e Terra da Liberdade, entre outros arroubos, Mossoró pode adotar o crédito de “Capital da Corrupção do RN”, algo que lhe cabe bem.

GERAIS…GERAIS…GERAIS

Soube da sondagem pelo vereador Emílio Ferreira (PSD), de Mossoró, ao nome do bacharel em direito Jardel Araújo, para integrar sua equipe no legislativo. Acerta na escolha. É um nome íntegro, competente e incansável, que atuou para o ex-vereador Tomaz Neto (PDT).

Um vídeo que nos oferece uma grande lição de vida, útil para qualquer tempo de nossas vidas. Obrigado ao amigo Éder Filho pelo envio. Repassamos. Veja abaixo:

Símbolo de perseverança, superação e dedicação aos estudos, Maria Oliveira Monteiro Neta começou a cursar o concorrido curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) em Mossoró. Meus aplausos e de tantas outras pessoas que sabem do seu valor e reconhecem seus méritos. Parabéns!

Obrigado à leitura do Nosso BlogDiocele Leite (Mossoró), Robson Oliveira (Lajes) e Eritana Vieira (Luís Gomes).

Veja a Coluna do Herzog da segunda-feira (30/04) passado, clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Elves Alves diz:

    “Tempo, tempo, tempo, tempo /Ouve bem o que te digo”: em setembro de 2004 o jornal ‘Página Certa’ bradava sozinho no deserto escaldante de Mossoró.
    Insistiam em não ver que havia uma tal de Máfia dos Homens de Branco. E que não era “uma senhora tão bonita /Quanto a cara do meu filho”. Era sim uma megera deformada e promíscua.
    E olhe havia em Mossoró uma imprensa diária robusta e pujante. Porém fraca de coragem e rica em bravatas. Tão fraca que desapareceu e não faz falta.
    Mossoró um dia ainda aprende.

    • Amorim diz:

      Pau que bate no Sr. Chico bate no Sr. Francisco.
      Não tenho preconceitos; ladrão é ladrão independente de cor, raça, credo ou seita.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Afeita a epítetos como Capital da Cultura, Capital do Oeste, Capital do Sal, Capital do Petróleo e Terra da Liberdade, entre outros arroubos, Mossoró pode adotar o crédito de “Capital da Corrupção do RN”, algo que lhe cabe bem.”
    MELHOR FICARIA: CAPITAL DA CORRUPÇÃO DO UNIVERSO.
    ////
    ACREDITO QUE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM MAIO.
    O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO AINDA NÃO FOI ELUCIDADO.
    ALGUÉM TEM ALGUMA NOTÍCIA DO PACHECO?

  3. Amorim diz:

    Pra mim, dois ET’s.
    Dificilmente um aborígene dará autorização pra qualquer ET branquear seu dinheiro, honestamente.
    Daqui pra outubro vou ter um “ramo”.
    Toconojo!

  4. João Claudio diz:

    Acrescente às ‘capitais’, a Capital do Semi Árido.

    Tradução:

    O povo
    do interior brejeiro é doidin para ver Mossoró se tornar capital. Seja lá de que for.

    Outros tantos (abestalhados) vão mais além. Imaginam que Mossoró é um país KKKKKKKKKKK

    Mass, abestalhados MESMO, são aqueles que, quando perguntados sobre o que acham de Fortaleza, Recife e Natal, respondem:

    “Sou + Mossoró. ADOOOOOOOORO MOSSORÓ ”

    Aff!!! Só matando, né não?

  5. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    A pesquisa do Instituto Certus parece sem defeitos. Dois estarão na disputa governamental. Só penso sobre a repetição dos nomes. Ecoam em mim as publicações de ontem, no ” Nosso blog”. Interessante. Duas seguidas, de certo modo, uma de forma implícita , outra explícita, clamavam pela Educação como única forma de sairmos dessa escuridão. Acrescentei, que o meu clamor torna-se mais alto pelas Escolas Técnicas.
    O retorno é mais rápido para quem estuda e para quem o promove, no caso, o governo.
    Estou me embaraçando para dizer que não li nome novo nenhum e, desde as descobertas das monstruosas falcatruas, falava- se em nomes novos como solução para nosso quadro devastador. Independentemente de os nomes lidos estarem ou não na “Lista de Shindler” , salvos do gás mortífero, são nomes antigos , em todas as instâncias de eleição política.
    Ontem, também outro assunto me chamou atenção. Não se ouve mais brados nas ruas. Nas redes sociais, sim. Noto isso.
    Nosso povo se acomoda com facilidade. Perigo. Os ruins não se converteram. Continuam preparados para escapulirem com malinhas de dólares.
    Há correntes malignas incentivando o voto nulo e em branco, para os desavisados caírem na arapuca.
    Preciso resumir: quero nomes novos.
    Terminando, Mossoró pode ser capital de muita criação, mas o que me interessa é que ela é ” Capital do meu amor”.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Dra. Naide Maria Rosado de Souza.
      “Nosso povo se acomoda com facilidade. Perigo. Os ruins não se converteram. Continuam preparados para escapulirem com malinhas de dólares.”
      A falta de EDUCAÇÃO concorre para que isto aconteça.
      Nosso povo tem medo de mudanças, do novo.
      Prefere deixar tudo como está, mesmo tendo uma vaga ideia de que mudar é preciso.
      É fácil entender porque os poderosos “DESCUIDAM” da educação. Na realidade eles cuidam, como cuidam, para que a EDUCAÇÃO seja um desastre e continue mantendo nosso povo mergulhado na ignorância, na miséria e no atraso.
      Só para exemplificar:
      Nosso povo desconhece que as pessoas não são estáticas. Imagina que um político de 30 anos atrás seja o mesmo político nos dias de hoje.
      E passa a se comportar da mesma maneira de 30 anos atrás.
      Nosso povo chega até a dizer ROUBA, MAS FAZ.
      Nosso povo não percebe que hoje o político que roubava e fazia mudou.
      Hoje o político ROUBA E NÃO FAZ.
      Como mudar este estado de coisas? Fácil.
      Só que a mudança não interessa aos que detém os meios de comunicação.
      ////
      ACREDITO QUE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM MAIO.
      O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO AINDA NÃO FOI ELUCIDADO.
      ALGUÉM TEM ALGUMA NOTÍCIA DO PACHECO?

  6. Francisco diz:

    Em breve essas roupas brancas dos taís homens de branco poderam ficar listradas. Quem sabe…..

  7. Lisboa Batista diz:

    Agradecimentos pela surpresa do registro no seu prestigiado blog. Obrigado dileto amigo. Esteja convidado.

  8. eriberto diz:

    Parabenizo também Maria Oliveira Monteiro Neta pela superação. Sempre soube do seu valor e sua dedicação. Ela é e sempre será um exemplo de vida a ser seguido. Obrigado, Carlos pela referência a minha irmã.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.