Observando-se a média das pesquisas mais recentes que foram divulgadas no Rio Grande do Norte, é fácil constatarmos algumas “verdades”. Elas indicam tendência, mas não consagram ou antecipam resultados.
Pesquisas dos institutos Consult, Perfil, Certus, Ibope, Seta etc. que inundaram o noticiário nos últimos dias, apontam que a corrida ao Governo do Estado fixa o candidato Henrique Alves (PMDB), da Coligação União pela Mudança, numa média de 9,5 pontos percentuais de vantagem sobre Robinson Faria (PSD) – da Coligação Liderados pelo Povo, seu principal contendor.
Sua vantagem já foi bem maior, acima dos 15 pontos percentuais.
Em relação ao Senado, Fátima Bezerra (PT) da Liderados pelo Povo estaria demonstrando maior fôlego com média de dianteira da ordem de 3 pontos percentuais. Começou a contenda em desvantagem no confronto com Wilma de Faria (PSB) da Coligação União pela Mudança, da ordem de 10 pontos percentuais.
É algo comum nos Estados Unidos, não se trabalhar apenas com números de um instituto na avaliação de comportamento do eleitor em campanha. As principais redes de comunicação norte-americanas usam a “média”, para afinação de dados. Cruzam números de vários institutos e daí extraem essa média.
No Brasil isso não é comum. A maioria dos grupos/empresas de comunicação utilizam dados isolados desse ou daquele instituto.
Por aqui, existe algo mais comprometedor da boa informação cientifica no campo da pesquisa: É o hábito de se “alugar” espaços na mídia para veiculação de pesquisas pagas nos intramuros por candidatos ou partidos.
Acompanhe nosso Twitter clicando AQUI.
Assim, muitas vezes a pesquisa deixa de ser um elemento de informação para ser mero dispositivo de indução ao voto.
O trabalho de estudo de comportamento da massa de eleitores, a partir de pesquisas, é algo que deriva dos Estados Unidos, ainda da primeira metade do século passado. Começou com o Instituto Gallup.
No Brasil, é algo mais recente, a partir do advento da chamada “Nova República”, pós regime militar – anos 80. Sua popularização tem sido crescente desde então.
Em toda campanha a polêmica dos números não para de crescer. O que não agrada a um lado, é tratado como “pesquisa manipulada” ou simplesmente “mentirosa”.
O maior remédio contra a pesquisa tida como manipulada ou mentirosa, continua sendo o mesmo: a verdadeira.
Publique-a.
Eis a questão.
* Leia “Campanha eleitoral sem má-fé e às claras na política” que publicamos em 2012, com enfoque em pesquisas. Clique AQUI. Continua atual.
O “normal”, é o candidato que vai mal nas mesmas, desqualificá-las!
Nessa eleição, Henrique ganha em todas, em percentuais que variam de 9 e 15%.
Sendo que, a que deu 15,6 % , foi a do IBOPE! Sem dúvida alguma o Instituto de pesquisa mais qualificado!
Acho que se sair outra do IBOPE, com percentuais, entre 9 e 15% nos próximos 15 dias, Henrique pode encomendar o terno da posse!
Se Deus quizer, para o BEM do RN!
Antonio Augusto, só corrigindo o espectro do que está ganhando Henrique: ele ganha, segundo denúncias do chefe operador do esquema PTropinobras, em todas, percentuais que variam de “3%” a 15% dessa vez…
Todos esses escândalos dos bacuraus de Henrique seus aliados (Fafá…….) dos escandalos da candidata Marina (Wilma e Sandra e …..) Aécio (Ze Agripino…….os Rosados Alves e Maias, estão descendo ladeira abaixo nas pesquisasa…Pena que IMPRENSA/A MIDIA ,O PIG em geral não mostram..Se eles não mudam,nós mudaremos.
Acordaaaaa povoooo!!!
Coligação de Henrique é condenada por manipular pesquisas
O juiz eleitoral Alceu Cicco deferiu liminar contra material de campanha divulgado nas inserções da coligação União Pela Mudança, de Henrique Alves (PMDB). De acordo com o juiz, Henrique foi condenado por manipular pesquisas eleitorais.
A ação se refere a forma como foi divulgada, nas inserções do candidato, o resultado da última pesquisa Ibope. Deferida a liminar as inserções terão que ser suspensas.
Assim que o mérito for julgado as inserções do candidato do PMDB terão que ir ao ar com uma tarja da Justiça Eleitoral….baraunanoticia.com.br/site/
Por isso digo que essas pesquisa são comprada que depois da divulgação do envolvimento do candidato Henrique Alves com as empreiteiras que envolve a Petrobras o mesmo só faz crescer nas pesquisa .
NOTA DO BLOG – Èrico, boa tarde. Leia as postagens sobre as mais recentes pesquisas. Todas têm levantamento de campo anterior à denúncia. Efeito sobre essa denúncia só poderia ser medido nos próximos dias. Abraços
Isso mesmo, são pesquisas de antes das declarações, “com provas feitas na PF”, do operador do esquema PTropinobras, Paulo Rouberto… Vejamos se nas próximas pesquisas o nosso “beneficiário em 3% aqui do RN” ainda se mantém no topo, viu??? Certo que tem gente cega, que não vê nada, mas, se pelo menos escutasse o que a mídia nacional diz…
Pesquisa é uma foto do presente dia de ontem… Vamos observar as tendências das próximas pesquisas, isso depois de Paulo Rouberto ter citado na PF quem são os seus dependentes no PTropinobras!!!
Essa dupla tá sendo chamada PeTrosuja.
A DEPUTADA FÁTIMA ESTÁ SENDO CHAMADA POR DEPUTADOS DE DEPUTADA DO ACORDÃO COM A GOVERNADORA ROSA. ESSE É O MOTIVO DE FICAR CALADA COM SEU PT E SINTE DIANTE DO ATRASO DOS SERVIDORES E DÉCIMO TERCEIRO E O PIOR ÍNDICE DA EDUCAÇÃO DO RN SEGUNDO DIEB, PIOR ATÉ DO QUE NO GOVERNO VILMA . A MÁSCARA DA DEPUTADA FÁTIMA CAIU. ´
A DEPUTADA SEMPRE FEZ OPOSIÇÃO SATANIZANDO OS DEMOS E A GOVERNADORA ROSA. AGORA, COM SUPOSTO APOIO DA GOVERNADORA ROSA A ELA , SE MOSTRA DÚBIA E OPRTUNISTA.
E PARA COMPLETAR, O SEU PROGRAMA ELEITORAL É FEITO D EMUITAS MENTIRAS;
A DEPUTADA FÁTIMA DIZER QUE LUTOU PELA COPA E TROUXE CRECHES PARA O RN É UMA PIADA. MINTA MENOS DEPUTADA.