A Cachoeira do Relo em Luís Gomes (a 195 quilômetros de Mossoró e 442 de Natal), limite-divisa com Uiraúna-PB, onde nasce o rio Mossoró/Apodi, simplesmente desapareceu há cerca de seis anos, devido a seca. Mas ela tem renascido; jorra benfazeja neste março de 2018.
Da mesma forma, as mais recentes chuvas deram um alento ao único açude que abastecia o município, o Dona Lulu Pinto. Com capacidade original de armazenamento de cinco milhões de litros d’água, mas hoje assoreado, esse reservatório está longe da abundância e serventia do passado.
Carros-pipas e diversas caixas d’água de cinco mil litros espalhados pela cidade seguem sendo as fontes de abastecimento de água dos 10.211 habitantes do município (Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – veja AQUI).
Nesse ciclo de seca, as cachoeiras da nascente do Rio Mossoró/Apodi e o açude simplesmente “morreram”. Porém o inverno é dado como certo neste 2018, com base em experiências do sertanejo com a natureza (sinais dados por animais, plantas e os céus) e estudos de especialistas com base cientifica.
A Prefeitura Municipal de Luís Gomes foi uma das primeiras do Rio Grande do Norte a decretar estado de emergência em decorrência da estiagem. Em seguida veio o de calamidade pública – logo em 2012.
Na região, o inverno é esperado com ansiedade. A natureza oferece ambiente próprio para trilhas, rapel, com cavernas e cachoeiras. O Mirante da Serra, inaugurado em 2007 e sucateado durante anos, aos poucos está sendo restaurado para ser reaberto.
O restaurante/balneário (Mirante do Relo) de José Givaldo do Nascimento, o “Galego do Relo”, mantido todo esse tempo de estiagem por força de seu trabalho, com zelo à natureza, agora está cercado de um verde exuberante.
A clientela precisa reservar serviços para ser atendida no local, com iguarias do sertão, além do seu perene bom humor.
As águas de março são esperança de vida na serra. No sertão. Serão muito bem-vindas em abril, maio, junho, julho…
Serviços
* Vídeo constante desta postagem: Eloísa Helena;* Galego do Relo (Restaurante regional, além de guia para trilhas, rapel e cavernas) – (84) 9 9637-2753;
* Prefeitura Municipal de Luís Gomes – Rua Cel. Antônio Fernandes Sobrinho, 300 – Centro – Luís Gomes/RN – CEP 59.940-00.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
Nã! Aqui em casa ainda não pingou.
Jornalista Carlos Santos. Beleza de paisagens que encantam nossos olhos e enchem de esperança os nossos corações.
Sim, que as águas não sejam só de março. Que permaneçam para tornar verde a nossa terra e dessedentar nosso povo.
Gerais, em forma de poema!
Rio Mossoró/Apodi?
Desde quando?
O Rio Mossoró-Apodi não nasce na Cachoeira do Rela….