Mossoró já chegou a determinar a eleição de quatro deputados estaduais num único ano. Foi em 1974, há 44 anos. Um feito raro. Poderá ser repetir este ano? DifÃcil.
Mas não será por falta de candidatos, pois pelo menos 21 nomes originários do municÃpio, em diversos partidos, foram inscritos à disputa de assentos na Assembleia Legislativa do RN neste ano.
Ao longo de décadas, a cidade sempre teve nomes na Assembleia Legislativa, o que não ocorreu em 2014. À ocasião, não elegeu ninguém.
Os dois deputados que tentaram a reeleição à época, Larissa Rosado (PSB, hoje no PSDB) e Leonardo Nogueira (DEM), não obtiveram êxito. Uma engenharia polÃtica posterior é que permitiu que Larissa, como suplente, fosse empossada e efetivada em 2017.
Quatro nomes
Em 1974, foram eleitos João Newton da Escóssia (Arena) e Alcimar Torquato (Arena), com apoio do deputado federal Vingt Rosado (Arena). O primeiro, cunhado do parlamentar; o segundo, natural de LuÃs Gomes, mas que há mais de uma década atuava na medicina local.
LuÃs Sobrinho (MDB) e Assis Amorim (MDB), apoiados pelo ex-governador cassado AluÃzio Alves (MDB), também foram eleitos no mesmo ano a partir de Mossoró.
Eleitos de 1974 a 2014 tendo Mossoró como base
1974 – João Newton da Escóssia, Alcimar Torquato, Assis Amorim e LuÃs Sobrinho;
1978 – Carlos Augusto Rosado
1982 – Jota Belmont e Carlos Augusto Rosado
1986 – LaÃre Rosado e Carlos Augusto Rosado
1990 – Carlos Augusto, Antônio Capistrano e Frederico Rosado
1994 – Frederico Rosado e Francisco José (pai)
1998 – Frederico Rosado, Sandra Rosado e Ruth Ciarlini
2002 – Larissa Rosado, Francisco José (pai) e Ruth Ciarlini
2006 – Larissa Rosado e Leonardo Nogueira
2010 – Larissa Rosado e Leonardo Nogueira
2014 – Nenhum.
Em 1974, de “lambuja”, ainda aconteceu a reeleição do médico Dalton Cunha (Arena). Era mossoroense da gema, mas tinha como base principal de votos o municÃpio de Apodi e adjacências.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
Faça um Comentário