• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
terça-feira - 31/08/2010 - 17:23h

Cadeira cobiçada por Henrique Alves tem mais interessados

Na coluna "Radar On-line", assinada pelo jornalista Lauro Jardim (Veja), duas postagens hoje mostram que a guerra pela presidência da Câmara dos Deputados começou bem antes do término da atual campanha eleitoral.

Leia abaixo:

João Paulo, Mensalão e presidência

João Paulo Cunha está trabalhando bastante para ser novamente presidente da Câmara. Mas há uma questão de timing que atrapalha seus planos. Se Cunha conseguir eleger-se para comandar a Câmara no biênio 2011/2012, será justamente neste período que o STF deve julgar o escândalo do mensalão. Uma coincidência um tanto incômoda.

O petista preferido

O petista mais forte, contudo, para a disputa continua sendo Cândido Vaccarezza. Mas Vaccarezza só vai trabalhar para valer no assunto a partir de novembro, com as eleições já definidas. Vai ter como oponente o deputado mais antigo da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Nota do Blog – O deputado federal Henrique Alves terá luta titânica para realizar esse sonho, mesmo devendo chegar outra vez à Casa com o recorde de 11º mandatos consecutivos.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 31/08/2010 - 12:19h

Terceira pesquisa do Start sairá na próxima segunda


O jornal Correio da Tarde vai apresentar sua terceira pesquisa através do Instituto Start de Natal.

Será na próxima segunda (6).

É resultado de parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

Teremos, portanto, mais um importante material técnico para análise do comportamento do eleitor na atual campanha no Rio Grande do Norte.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
terça-feira - 31/08/2010 - 12:08h

Megalomania e maternidade no crescimento econômico

Vendo o saçaricado da prefeita de direito de Mossoró (Fátima Rosado-DEM) e seus asseclas, para se apropriarem da maternidade do crescimento econômico de Mossoró, o chargista Túlio Ratto não resistiu.

Aproveitou assim a piada pronta:

– Irão se iludir com o título de "Metrópole do Futuro". Já vi esse filme com "Capital da Cultura". Essa é a cidade da megalomania.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 31/08/2010 - 11:58h

Lula no Rio Grande do Norte nos próximos 15 dias

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) poderá vir ao Rio Grande do Norte nos próximos quinze dias para cumprir agenda administrativa e possivelmente política.

De acordo com a coordenadora de campanha de Dilma no Estado, a deputada federal Fátima Bezerra (PT), a visita do presidente não está confirmada, mas já está sendo analisada pelo Ministro Padilha e possivelmente será feita nas duas próximas semanas.

“Há um indicativo da visita de Lula, mas ainda não temos datas nem agenda prevista. Ele deve vir fazer uma agenda administrativa e possivelmente, uma agenda política, de campanha”, destaca Fátima Bezerra.

Sobre a possível visita da candidata a presidência Dilma Rousseff (PT), Fátima disse que ainda não há previsão já que a ministra petista já esteve em Natal no último mês. “Mas se Lula vier, ela pode estar aqui também”, explica a coordenadora da campanha de Dilma no Estado.

Extraído do portal Nominuto.com

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
terça-feira - 31/08/2010 - 11:33h

Pio X e Doutor Zé Júlio correm por fora como “azarões”

Dois candidatos novos na disputa por vagas, à Assembleia Legislativa, estão alterando o cenário de disputa no Médio e Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Pio X (PSB) e Zé Júlio (PT) têm nítido crescimento na região. Ao mesmo tempo vêm procurando pontuar fora desse contexto geopolítico.

No mínimo, já tornaram a corrida eleitoral mais emocionante, sobretudo porque afetam candidaturas tidas como mais encorpadas, como dos deputados estaduais Getúlio Rego (DEM) e Raimundo Fernandes (PMN), além do novato Gustavo Fernandes (PMDB) – filho do ex-deputado estadual Elias Fernandes (PMDB).

Ex-prefeito de Luís Gomes, Pio trabalha candidatura em mais de 20 municípios.

Zé Júlio, ou "doutor Zé Júlio", médico e ex-prefeito de Antônio Martins, faz o mesmo. Contudo por sua atuação na área de saúde e prefeitura, não se prende apenas ao eleitor partidário-petista e ideológico.

Ambos, Pio e Zé Júlio, seriam azarões. Aos olhos dos que melhor conhecem a política regional, Getúlio, Raimundo e Gustavo continuam como favoritos.

As próximas semanas prometem muitas emoções nesse sertão de meu Deus.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
terça-feira - 31/08/2010 - 11:18h

Iniciativa privada é o motor do crescimento de Mossoró

A revista Veja desta semana traz uma reportagem especial, de 47 páginas, sobre o crescimento das cidades de porte médio, assim compreendidas as que tem entre 100 000 e 500 000 habitantes.

Segundo a revista, as cidades de porte médio ganharam relevante destaque no cenário nacional se comparado aos anos 70. A criação de riqueza não mais se concentra nos grandes centros, e proliferam oportunidades de emprego nos rincões do país.

Já no editorial a revista diz que esse fenômeno não se deve ao poder público, mas à iniciativa privada. Textualmente: “(…) não é o estado, e sim a livre-iniciativa, o verdadeiro motor do progresso”.

A publicação optou por destacar 23 destas cidades, apesar de existirem mais de 200 classificáveis como cidades de médio porte. Uma das escolhidas foi nossa querida Mossoró, que é destaque na página 110.

Na matéria específica sobre nossa cidade, a Veja destaca a vida cultural mossoroense, sobretudo o teatro Dix-huit Rosado, a biblioteca, o Memorial da Resistência, as cinco universidades e os 10 000 universitários.

Em relação à economia, a matéria cita a força do sal, da fruticultura e do petróleo: “Com mais dinheiro em circulação, o setor de serviços se expandiu e o comércio ganhou impulso, inclusive com a construção de um shopping”.

Acertadamente, a matéria diz os motivos do crescimento econômico da cidade.

Faz isso quando destaca as razões que levaram à Porcelanatti a se instalar aqui: “Escolheu Mossoró por causa da abundância de minerais usados na produção da cerâmica, da enorme oferta de energia à base de gás e da sua localização, próxima a dois portos exportadores: o pernambucano Suape e o cearense Pecém”.

A revista apenas ratificou o que os técnicos e pessoas sérias dizem: Mossoró cresce por causa de sua localização e dos recursos naturais, nada tendo a ver com o poder público. Muito pelo contrário.

Nossos serviços públicos são sofríveis: transporte público caótico, ruas mal iluminadas e esburacadas, escolas desabando, falta de iniciativa em gerar mão de obra qualificada e tantas outras deficiências.

Em suma, Mossoró cresce, apesar de Fafá.

O investidor se apega a estudos de mercado, nada mais do que isso. 

Erasmo Carlos (Editor do Blog do Tio Colorau AQUI).

Nota do Blog – De enorme lucidez esse texto do Erasmo. Ele simplificou o que, de fato, a revista aborda.

Lamentavelmente, como regra, a elite política mossoroense tenta se apropriar do êxito alheio para inflar sua própria imagem.

Na verdade, mascara sua incompetência, esqualidez moral e falta de espírito público. Distorce a realidade, para posar de boazinha e capaz.

Veja também cliando AQUI, o que o Blog já escrevera sobre o tema.

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
terça-feira - 31/08/2010 - 10:59h

Família feliz no Senado

A coluna Painel da Folha de São Paulo assinala hoje um quadro de crescimento de poder, familiar, que está em formação no Rio Grande do Norte, na atual campanha.

Leia abaixo:

Se Rosalba Ciarlini (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB) saírem vitoriosos, respectivamente, para governo e Senado no Rio Grande do Norte, como indicam as pesquisas, o peemedebista voltará a Brasília com força dupla: o suplente de Rosalba no Senado é o pai de Garibaldi (PMDB).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 31/08/2010 - 10:50h

O último dia de um jornal

A última edição impressa do "Jornal do Brasil", um dos mais antigos diários do país, circula hoje. A partir de amanhã, o jornal terá apenas uma versão on-line.

Criado em abril de 1891 pelo escritor Rodolfo Dantas, o "JB" ajudou a definir os rumos da imprensa brasileira.

Por sua Redação passaram jornalistas como Janio de Freitas, Marcos Sá Corrêa e Zózimo Barroso do Amaral, além de escritores que assinavam colunas regulares, a exemplo de Manuel Bandeira, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade.

Para a versão digital, o jornal pretende manter uma equipe de 150 jornalistas e profissionais da área comercial e administrativa.

Em comunicado a seus leitores, o jornal diz que se tornará o primeiro veículo 100% digital do país. A versão on-line para assinantes custará R$ 9,90 mensais.

Hoje, ao meio-dia, no centro da cidade, o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro fará um ato contra o fim da versão impressa, com a participação de ex-funcionários do "JB".

O jornal nasceu como um veículo monarquista em pleno regime republicano. Chegou a ser empastelado no primeiro ano por sua cobertura favorável a D. Pedro 2º. Nessa época, tinha em seus quadros nomes como Joaquim Nabuco e Rui Barbosa.

Em 1959, realizou uma revolucionária reforma gráfica e editorial. Além da diagramação mais limpa e moderna, passou a trazer um noticiário claro e objetivo.

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – Cada jornal impresso que fecha me afeta, também. Por nostalgia, história e natural afeição, gosto do impresso.

Esse apego começou ainda em minha infância, tenra idade, diariamente pegando exemplar trazido para nossa casa, em meio aos mantimentos do dia, logo cedinho.

Era produto de primeira necessidade.

Mas é impossível enfrentar a realidade dos fatos. Os impressos estão cumprindo um ciclo final.

Salve o "JB".

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
terça-feira - 31/08/2010 - 10:42h

Briga por voto estadual causa mal-estar em Nova Cruz

Em Nova Cruz, não é a disputa ao Governo do Estado ou mesmo por duas vagas ao Senado que monopoliza as atenções.

Prova disso quem deu foi o ex-prefeito Cid Arruda (PMN)  à noite passada, em comício movimentado. Cobrou voto fechado pró-Raimundo Fernandes (PMN) à Assembleia Legislativa, sublinhando ser a prioridade.

No palanque, o deputado federal Fábio Faria (PMN) ficou visivelmente contrariado. Amuou-se, fechou-se em copa. Travou seu eterno sorriso "Colgate".

Sequer discursou na noitada.

Pelo menos num ponto todos estão fechados: apoiam Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 30/08/2010 - 23:03h

Pensando bem…

"É passageira a felicidade de todos esses que vês caminhar com arrogância."

Sêneca

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet
segunda-feira - 30/08/2010 - 22:14h

O jogo continua sendo jogado – Eleições 2010

Agosto vai chegando ao fim. Fica para trás a fase intermediária da campanha eleitoral. E o que temos há mão, até aqui, ajuda sobremodo à análise da disputa no RN.

É possível se afirmar, que há um quadro estável em relação à senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata oposicionista ao Governo do Estado. Possui alta cristalização de votos, baixa rejeição, aceitação uniforme nas camadas sociais e econômicas, além de permanente e folgado primeiro lugar em todas as pesquisas.

Enquanto isso, seus principais concorrentes não consguem arrancar do lugar. É o que as pesquisas revelam. Além disso, temos visto vários focos de crise no governismo, o que torna o ambiente ainda mais instável, ajudando indiretamente Rosalba.

O governador e candidato à reeleição, Iberê Ferreira (PSB), tem 25% de intenções de votos na terceira pesquisa Ibope (veja números abaixo), mas amarga o primeiro lugar em rejeição, com 31%.

A mesma pesquisa Ibope atesta, que a eleição – hoje – estaria decidida no primeiro turno. Rosalba ficaria com 55% dos votos válidos (quando se elimina a soma de votos nulo/branco e indecisos).

Já Iberê desponta com 31% e Carlos Eduardo emplaca 13%. Roberto Ronconi (PTC) tem 1%.

Isso significa dizer que a campanha está decidida? Necessariamente, não. Mas é visível que está muito difícil de ser vencida por Iberê – com o suporte de Carlos Eduardo, que é uma espécie de "sublegenda" do governismo.

O que pode tornar a tarefa do binômio Iberê-Carlos ainda mais difícil, é o afunilamento da disputa até 3 de outubro, com hipótese do "voto útil" consagrar, de vez, a postulação da senadora.

Dizer que Rosalba está "eleita" é precipitação. Entretanto seus adversários não têm feito muito para mudar esse processo que, a cada dia, está se sedimentando.

Em relação ao Senado, tudo indica que Garibaldi Filho (PMDB) deverá ser reeleito. José Agripino (DEM) tem enormes possibilidades de conseguir igual feito. Contudo a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) não está fora do páreo.

Essa concorrência parece que guarda emoções mais fortes do que a corrida ao Governo do Estado.

Façam suas apostas. O jogo continua sendo jogado.

Foto – Rosalba, de costas, em Messias Targino, dia 31 de julho de 2010 (foto cedida por sua Assessoria de Imprensa).

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 30/08/2010 - 22:00h

Há quatro anos, disputa ao governo era mais acirrada

Há quase quatro anos, na corrida ao Governo do Estado em 2006, qual era o quadro da disputa? O que as pesquisas mostravam?

O Blog do Carlos Santos mergulha no tempo e exuma números, para compará-los com os da atual disputa. O webleitor tem mais elementos à conversa e ao debate sadio, com respeito ao contraditório.

No dia 23 de agosto de 2006, portanto há quase quatro anos, o então senador Garibaldi Filho (PMDB) era favorito ao Governo do Estado, contra a governadora WIlma de Faria (PSB), que buscava a reeleição.

Ele possuía 8% à sua frente, conforme pesquisa Ibope/TV Cabugi, a primeira veiculada pela parceria entre o instituto e essa empresa de comunicação.

Num comparativo com hoje, dia 30 de agosto de 2010, a igual luta eleitoral revela um quadro bem diferente. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) detém 45% de intenções de voto, contra 25% do seu principal adversário, o governador e candidato à reeleição Iberê Ferreira (PSB).

A vantagem de Rosalba em relação a ele é de 20%.

Veja abaixo os números das duas pesquisas, em períodos praticamente semelhantes de campanha, e faça você mesmo suas análises:

 
Governo Estimulada-Ibope (Hoje, 30 de Agosto)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 45%
Iberê Ferreira (PSB) – 25% 
Carlos Eduardo (PDT) – 11%
Roberto Ronconi (PTC) – 1%
Brancos/Nulos – 10% 
indecisos 7%.

Governo Estimulada-Ibope (23 de Agosto de 2006)

Garibaldi Filho (PMDB) – 49%
Wilma de Faria (PSB) – 41%
Geraldo Forte (PSL) – 1%
Xeique Humberto (PTC) – 0%
José Bezerra (PCB) – 0%
Marcônio Cruz – 0%.
Indecisos – 3%

Brancos e Nulos – 6%.

* Veja adiante uma análise sobre o atual quadro de disputa ao Governo e ao Senado no RN.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
segunda-feira - 30/08/2010 - 21:00h

“Rejeição” afunda “crescimento” de Iberê, aponta Ibope

O governador e candidato à reeleição Iberê Ferreira (PSB) está à frente de todos os concorrentes, num ítem específico: rejeição.

A pesquisa Ibope/InterTV Cabugi, anunciada hoje, mostra que a performance de Iberê nesse aspecto produz um fenômeno de poder corrosivo em qualquer disputa eleitoral: a repulsa do eleitor é maior do que as intenções de votos do candidato.

Ele aparece com 31% de rejeição e 25% de votos favoráveis.

Veja abaixo a "rejeição" nesta pesquisa e as anteriores, feitas pelo Ibope, neste mês:

Governo Rejeição (Hoje, 30 de agosto)

Iberê Ferreira (PSB) – 31%
Sandro Pimentel (PSTU) – 31%
Bartô Moreira (PRTB) – 30%
Carlos Eduardo (PDT) – 29%
Camarada Leto (PCB) – 28%
Simone Dutras (PSTU) – 28%
Roberto Ronconi (PTC) – 24%
Rosalba Ciarlini (DEM) – 19%
Poderia votar em todos – 11%
Não sabe/não respondeu – 14%

Governo Rejeição (19 de agosto)

Iberê Ferreira (PSB) – 26%
Carlos Eduardo (PDT) – 20%
Sandro Pimentel (PSOL) – 19%
Bartô Moreira (PRTB) – 18%
Camarada Leto (PCB) – 15%
Simone Dutra (PSTU) – 14%
Rosalba Ciarlini (DEM) – 13%
Roberto Ronconi (PTC) – 13%
Poderia votar em todos – 14%
Não sabe/não respondeu – 15%.

Governo Rejeição (14 de agosto)

Simone Dutra (PSTU) – 24%
Sandro Pimentel (PSOL) – 23%
Iberê Ferreira (PSB) – 23%
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 21%
Bartô Moreira (PRTB) – 21%
Camarada Leto (PCB) – 19%
Roberto Ronconi (PTC) – 15%
Rosalba Ciarlini (DEM) – 13%
Poderia votar em todos – 18%
Não sabe/não respondeu/Indeciso – 19%

Nota do Blog – Os três principais candidatos ao Governo tiveram aumento de rejeição na sequência de três pesquisas Ibope em agosto.

Carlos Eduardo estava com 21% no dia 14, caindo numericamente para 20% e agora chega aos 29%.

Rosalba tinha 13% nas duas primeiras e agora atinge 19%.

Mas o de situação mais delicada é mesmo Iberê, que saiu de 23% na primeira, para 26% na segunda e agora carrega 31% de repulsa ao seu nome. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 30/08/2010 - 20:21h

Garibaldi cai no Ibope, mas segue à frente de Agripino/Wilma


A pesquisa InterTV Cabugi, divulgada hoje à noite, também tem números para o Senado da República.

A sondagem praticamente reitera a ampla vantagem demonstrada por Garibaldi Filho (PMDB) nas outras duas pesquisa do Ibope, na atual campanha, veiculada nos dias 14 e 19 últimos.

Entretanto ele caiu 6% da sondagem do dia 19 para hoje.

Veja abaixo os novos números e as outras duas pesquisas:

Senado Estimulada (Hoje, 30 de agosto)

Garibaldi Filho (PMDB) – 54%%
José Agripino (DEM) – 47%%
Wilma de Faria – PSB) – 40%
Hugo Manso (PT) – 6%
Joanilson de Paula Rego – (PSDC) – 2%
Valdemar Soares (PSOL) – 1%
Sávio Hackradt (PCdoB) – 1%
Alexandre Guedes (PSTU) – 0%
Clóvis Costa (PTC) – 0%
Dário Barbosa (PSTU) – 0%
Brancos/Nulos – 17%
Indecisos – 13%


Senado Estimulada (19 de Agosto)

Garibaldi Filho (PMDB) – 60%
José Agripino (DEM) – 51%
Wilma de Faria – PSB) – 43%
Hugo Manso (PT) – 3%
Dário Barbosa (PSTU) – 2%
Joanilson de Paula Rego – (PSDC) – 1%
Alexandre Guedes (PSTU) – 1%
Clóvis Costa (PTC) – 1%
Sávio Hackradt (PCdoB) – 1%
Brancos/Nulos – 7%
Indecisos – 12%

Estimulada (14 de agosto)

Garibaldi Alves Filho (PMDB) – 53%
José Agripino Maia (DEM) – 47%
Wilma de Faria (PSB) – 38%
Hugo Manso (PT) – 4%
Dário Barabosa (PSTU) – 2%
Joanilson de Paula (PSDC) – 1%
Clóvis Costa (PTC) – 1%
Marcônio Cruz (PRTB) – 1%
Outros – 0%
Branco/Nulo – 15%
Indeciso – 15%.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Cachaça San Valle - Banner Rodapé - 01-12-2024
segunda-feira - 30/08/2010 - 19:49h

Terceira Pesquisa Ibope ratifica vitória de Rosalba no 1º turno

A InterTV Cabugi divulgou agora à noite a terceira pesquisa Ibope, que afere intenções de votos do eleitor potiguar às eleições deste ano. Sem maiores novidades.

Os números ratificam a primeira posição da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao Governo do Estado. Se as eleições fossem hoje, ela venceria o pleito no primeiro turno.

Veja abaixo os novos números e comparativo com as sondagens anteriores:

Governo Estimulada (Hoje, 30 de Agosto)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 45%
Iberê Ferreira (PSB) – 25% 
Carlos Eduardo (PDT) – 11%
Roberto Ronconi (PTC) – 1%
Brancos/Nulos – 10% 
indecisos 7%.


Governo Estimulada (19 de Agosto)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 46%
Iberê Ferreira (PSB) – 24% 
Carlos Eduardo (PDT) – 14%
Sandro Pimentel (PSOL) – 1%
Roberto Ronconi (PTC) – 1%
Camarada Leto (PCB) – 0%
Bartô Moreira (PRTB) – %
Simone Dutra (PSTU) – 0%
Brancos/Nulos – 6% 
indecisos 7%. 

Governo Estimulada (14 de Agosto)

Rosalba Ciarlini (DEM) – 48%
Iberê Ferreira de Souza (PSB) – 20%
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 12%
Sandro Pimentel (PSOL) – 1%
Roberto Ronconi – 1%
Outros – 0%
Branco/Nulo – 8%
Indeciso – 9%.

A pesquisa foi contratada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande Do Norte (SINDUSCON-RN).

Foi realizada entre os dias 27 e 29 de agosto. Ouviu 812 pessoas no Estado.

A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

* Veja a seguir os números para o Senado, além de material analítico avaliando a disputa, a partir da sequência de três pesquisas do Ibope.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 30/08/2010 - 16:39h

Perfil médio de eleitor mostra a cara de cada candidatura

José Toledo, especialista em pesquisas de opinião pública, que escreve para ""O Estado de São Paulo", levantou números e cruzou informações sobre as pesquisas presidenciais.

A partir daí desenhou o perfil-médio do eleitor dos principais candidatos à Presidência da República.

"Eleitores de Marina Silva (PV) se dividem entre agnósticos e evangélicos", constata ele.

"José Serra (PSDB) vai melhor entre mais ricos, mais escolarizados, simpatizantes do PMDB e entre assinantes de jornal", descreve.

"Eleitor típico de Dilma Roussef (PT) tem até 30 anos, mora no interior, é católico e trabalha por conta própria", aponta.

"Eleitor indeciso é principalmente mulher, têm mais de 40 anos, trabalha em casa e é evangélico", sublinha.

"Se quisermos saber o que o eleitorado de um candidato tem de particular, de diferente, de característico, devemos comparar a intenção de voto em cada segmento, confrontando os percentuais de um presidenciável com o dos rivais", ensina Toledo. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
segunda-feira - 30/08/2010 - 16:30h

Pensando bem…


"Se não podes ser o que és, sê com sinceridade o que podes."

Ibsen

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 30/08/2010 - 16:17h

Serra come todo mundo (política e humor)

A regra proibindo que humoristas promovessem sátiras com candidatos, em períodos eleitorais, foi derrubada por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas antes disso, os próprios candidatos e a imaginação de muita gente, já fazia graça.

Uma olhada nas duas primeiras semanas de propaganda eleitoral reserva alguns momentos inacreditáveis e hilariantes. É rir para não chorar.

O site "Congresso em Foco" posta uma reportagem muito interessante, fazendo apanhado do que está no ar em programas de TV e também na Internet.

Tem candidata a deputado estadual rebolando em cima de carro, paródia com músicas de Michael Jackson e o Queen, vídeos de forte teor erótico e por aí vai.

O candidato José Serra (PSDB), por exemplo, é exposto à jocosidade na Internet, com vídeo em que ele tenta falar de igualdade entre as pessoas, mas em 8 segundos passa a impressão de que "come" (sexualmente) tudo e todos.

O vídeo é denominado de "Serra come todo mundo".

Num corte feito em gravação de programa original do candidato, a malícia o deixou  em situação patética.

Ao repetir o termo "como", a impressão que passa é de amoralidade.

Veja o vídeo AQUI;
Veja a reportagem completa AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
segunda-feira - 30/08/2010 - 15:38h

Revista “Veja” mostra crescimento de Mossoró

A revista Veja, em sua mais recente edição, tem reportagem especial em que mostra um novo nicho de crescimento no país, nas chamadas cidades médias.

Revela como tem surgido novos polos de econômicos, no Brasil, colocando nesse rol o município de Mossoró.

Veja abaixo alguns trechos da reportagem, denominada de "A saída é o pós-sal":

"O Teatro Municipal de Mossoró enche de espanto os que visitam a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Com 2.500 metros quadrados e 740 lugares, é o maior e mais moderno do estado – e estar longe de ser um elefante branco. Ao contrário: com uma programação intensa, é o eixo da vida cultural da cidade."

"(…) A cidade conta com cinco instituições de ensino superior (duas públicas) e mantém nada menos que 10.000 mil universitários. Mais de 60% deles ocupam vagas nos últimos cinco anos, desde que a prefeitura renunciou aos tributos recolhidos de universidades. Até os anos 80, a economia de Mossoró era temperada pela indústria do sal local, que ainda fornece 60% do produto consumido do país.".

"Naquela década foram introduzidas lavouras de melões, que hoje empregam 60.000 pessoas. No decênio seguinte, foi a vez de os royalties de petróleo mudarem a cidade. Capitalizada, a prefeitura melhorou a infraestrutura urbana. A proporção de lares atendidos pela rede de esgotou saltou de 6% para 85%."

"Com mais dinheiro em circulação, o setor de serviços se expandiu e o comércio ganhou impulso, inclusive com a construção de um shopping Center. Calcula-se que pelo menos 200.000 pessoas de sessenta municípios vizinhos façam compras e consultas em Mossoró. Há dez anos, lá não havia edifícios com mais de três andares. Eles, agora, dominam o horizonte."

"Em 2008, a incorporadora paulista Alphaville lançou um condomínio com 229 lotes para casas de alto padrão. Em cinco horas, todos foram vendidos."

– Já falta até pedreiro –  diz o empreiteiro Gilson Bezerra.

"Nos últimos anos, 23 fábricas se instalaram no seu distrito industrial, atraídas pela oferta de gás natural. A maior delas é a Porcelanatti, do grupo catarinense Itagres, que investiu 110 milhões de reais na construção da maior fábrica de porcelanato da América Latina. Escolheu Mossoró por causa da abundância de minerais usados na produção de cerâmica, da enorme oferta de energia à base de gás e da localização, próximo a dois portos exportadores: o pernambucano Suape e o cearense Pecém."

Perfil de Mossoró

– 244.000 habitantes
– 2,7 bilhões de reais de produto interno bruto
– 11.500 reais de renda per capital anual
– Motores da economia: petroquímica e fruticultura
– Perspectiva: em processo de industrialização, ambiciona tornar-se pólo cerâmico.

Nota do Blog – Leia clicando AQUI, artigo produzido por este Blog há alguns meses, em que disserto sobre esse quadro, mostrando fatores que concorreriam para a pujança de Mossoró.

Em síntese, a Veja praticamente ratifica o que fora escrito aqui no dia 31 de maio último, às 10h56, sob o título "Além dos limites de Mossoró".

Entretanto a revista comete deslizes gravíssimos de informação, como atestar que Mossoró possui 85% de área urbana saneada; cita um museu que na prática está sucateado e se desmanchando etc., além de nominar erroneamente alguns Rosado. 

De qualquer modo, é um material positivo, mesmo com esses pecados e outros que podem ser anotados. Ajuda a despertar interesses externos por novos investimentos em Mossoró, que cresce apesar da mentalidade tacanha de sua elite política – com raras exceções.

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 30/08/2010 - 15:33h

Collor, Heloísa Helena e Delfim Netto em Mossoró

Até o final do ano, nomes como o senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello (PTB-AL), ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) e até mesmo o ex-ministro Delfim Netto podem aportar em Mossoró.

Silenciosamente é costurado evento ligado à economia, que pode ensejar a presença desses políticos na cidade.

O ano políico-eleitoral compromete a iniciativa até setembro ou mesmo meados de outubro.

Entretanto há expectativa de que possam atender a convite para palestras-debates.

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet
segunda-feira - 30/08/2010 - 12:39h

Controladora da Prest e Sotep renegocia dívida milionária

Um dos maiores abacaxis da GP Investimentos foi devidamente descascado neste fim de semana.

A San Antonio, maior perfuradora de petróleo em terra da América Latina, conseguiu reestruturar sua dívida de 626 milhões de dólares – basicamente com o Citibank e com o Standard Bank.

No fim das contas, a redução total da dívida (de curto prazo) foi de 216 milhões de dólares.

Com informações do Radar On-line (Lauro Jardim, Veja).

Nota do Blog – A San Antônio está mergulhada numa crise, desde o espocar da última crise mundial.

Na bacia produtora do Rio Grande do Norte e Ceará, ela fez pesado investimento, adquirindo empresas como a Sotep e Prest Perfurações.

As duas passam por reestruturação e temor de demissões e desmonte na área.

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 30/08/2010 - 12:17h

Pelotão de choque

Pelo menos 200 pessoas recrutadas pela coligação "Vitória do Povo" estão trabalhando em Mossoró, casa a casa, pró-campanha à reeleição de Iberê Ferreira (PSB).

É um reforço que a própria coordenação central de campanha definiu, para tentar atenuar o impacto da candidatura adversária, da senadora e ex-prefeita Rosalba Ciarlini (DEM).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.